Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas de aquecimento de setup novo


Posts recomendados

Boa tarde pessoal,
Tenho uma dúvida sobre o resultado do pc que montei há pouco tempo.

Vim de um setup antigo com um i5 4670 (memorias 1600mhz) e uma PNY 770 dual fan OC, coloquei um aircooler dark knight e somente fui notar problemas de aquecimento na VGA recentemente, provavelmente porque já é bem antiga, mas como ela é OC default, baixa o clock e estabiliza a temperatura, enfim, tudo isso num gabinete m-atx com somente uma fan traseira, mas nunca deu nenhum problema, tenho ele faz 7 anos.

Agora final do ano montei um setup novo com os seguintes itens:

 

Ryzen 3600x (Watercooler Darkflash DX240)
Steel legend B450M
2x8gb 3600mhz G-Skill Trident Z CL18
Nvme m2 512gb XPG
GTX 3070 GALAX ex gamer
Gabinete Darkflash DLM21 + fans darkflash

Enfim, hoje eu noto que tem alguns erros no meu setup (mas claro, depois de pronto que fui notar), hoje acho que eu compraria um gabinete maior, talvez uma MB atx, mas enfim, ia gastar um pouco mais e comprar um PC maior contra minha vontade (mas também ia combinar mais com a 3070), talvez tenha economizado errado (pra mim esse setup era quase impossível eu ter problemas de temperatura com um WC e uma vga triple fan)

 

Tudo bem até ai, montei o pc, coloquei red dead redemption 2 e ele se desligou depois de 10 minutos, notei que as temps estavam altas, abri a frente do gabinete e não tive mais problemas, os dias estavam bem quentes mesmo, tudo bem.
Coisas que notei quando o pc reiniciava:
O som começava a craquelar antes de reiniciar, e sim, se eu desse um alt-tab ou forçasse o pc a baixar a temp, parava de craquelar.
Em um dos episódios a MB não reconheceu o ssd m2, após um tempo desligado e voltar, tudo certo.

 

Eu dei uma mexida no airflow do gabinete e não tive mais problemas de temp, a VGA se mantém em 73-75 no máximo e o processador em 60 in game (71/72 full load) e não tive mais problemas.

Minhas dúvidas são:
Não deveria acontecer algum throttling da CPU quando as temps subissem? O fato de craquelar o som e reiniciar abruptamente pode ser problema de algum componente?
Minha teoria era que o gabinete tava tão quente que a temp da MB que estava estourando, por isso o som craquelado e o m2 sem ser reconhecido mas não entendo de superaquecimento de placa-mãe

Agradeço a ajuda desde já.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, LeonardoLessa disse:

Não deveria acontecer algum throttling da CPU quando as temps subissem?

Assumindo que o problema seja o processador, sim, a final você não mencionou até que temperatura chegou.

 

24 minutos atrás, LeonardoLessa disse:

O fato de craquelar o som e reiniciar abruptamente pode ser problema de algum componente?

É difícil diagnosticar. Primeiro que pode ser o próprio jogo... sabe como é, a otimização não é das melhores e vira e mexe tem bugs aleatórios, e nesse caso não tem muito o que fazer, não é culpa sua. Pode ser também a RAM de alta frequência que não está estável. Ou o OC da IF por causa da RAM. Ou mesmo o boost e a tensão do processador não estando adequados. Ou quem sabe os drivers para rtx 3xxx que ainda são relativamete recentes. São vários fatores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!