Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Boost da CPU caindo quando GPU dedicada fica ativa


Posts recomendados

Tenho um notebook com GPU dedicada, e toda vez que a GPU é ativada o multiplicador da CPU é diminuido em 2x. O multiplicador base é de 22x e o turbo boost máximo é 27x, sempre que abro um app que ativa a GPU dedicada o boost trava nos 25x independente do uso ser severo ou leve. 

Minha pergunta é, se é possível travar o multiplicador da CPU nos 27x, tem algum problema? O único fator que pode interferir negativamente é a temperatura?

 

Acer 573g

I5 5200U 2,2GHz, up to 2,7GHz

16GB 1600MHz, 2x8GB

Nvidia Geforce 920m

SSD Sata III WDGreen 480GB

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@-Tech_Boy-

 

O Boost de 2.7GHz é pra UM núcleo.. Pra mais núcleos é menor mesmo e isso é um comportamento normal..

 

Sendo notebook, pode haver alguma limitação de clock, pra respeitar o TDP da CPU, que por ser final "u", vai ser bem baixo.. Ou a fabricante fez algo pra manter o consumo das peças, dentro daquilo que o sistema de refrigeração deve suportar ou dentro dos limites de fornecimento de energia que fonte e VRM da placa-mãe são capazes de oferecer..

 

Acho que é só o Boost, mas tem outras possibilidades..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, RS Faria disse:

O Boost de 2.7GHz é pra UM núcleo.. Pra mais núcleos é menor mesmo e isso é um comportamento normal..

Na verdade é para os dois núcleos, já verifiquei no HW monitor, o clock dos dois núcleos atingem os 2,7GHz simultaneamente.

23 horas atrás, RS Faria disse:

Sendo notebook, pode haver alguma limitação de clock, pra respeitar o TDP da CPU, que por ser final "u", vai ser bem baixo.. Ou a fabricante fez algo pra manter o consumo das peças, dentro daquilo que o sistema de refrigeração deve suportar ou dentro dos limites de fornecimento de energia que fonte e VRM da placa-mãe são capazes de oferecer..

Creio que não seja limitação de consumo de CPU, pois em testes de stress de CPU a mesma mantém os 2,7GHz do inicio ao fim, nos dois núcleos. Todos esses fatores me fazem acreditar que devido a haver apenas 1 heatpipe que é compartilhado por CPU e GPU dedicada a limitação seja em virtude de conservar uma temperatura de operação mais baixa. 

Quanto a VRM e fonte, segundo software o consumo fica sempre de 5 a 8W abaixo do TDP declarado do chip, isto em stress.

Aí vem a questão, posso travar o multiplicador em 27x e fazer um teste de stress de CPU e GPU e monitorar as temperaturas? Ou tem algum risco em travar o multiplicador? Caso ocorra um superaquecimento, vai haver uma redução no clock? ou devido a eu ter travado o multiplicador não haverá redução, podendo causar a morte do chip? Eis a questão hehe.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, -Tech_Boy- disse:

Aí vem a questão, posso travar o multiplicador em 27x e fazer um teste de stress de CPU e GPU e monitorar as temperaturas? Ou tem algum risco em travar o multiplicador? Caso ocorra um superaquecimento, vai haver uma redução no clock? ou devido a eu ter travado o multiplicador não haverá redução, podendo causar a morte do chip?

Se ele superaquecer, o sistema vai fazer o diabo pra evitar chegar ao ponto de desligar.. Mesmo nessa condição extrema, a chance de causar danos à CPU é pequena..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!