Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Devo comprar uma AB350M ou B450M?


Posts recomendados

Montei um setup com um Ryzen 3 3200G e uma Rx550 de 2gb, e estou em duvida sobre a escolha das placas mães: Comprar a uma AB350M da colorful (Tipo R$150,00 mais barata) e trocar a placa de video por uma de 4gb, ou simplesmente comprar uma B450M da Asus e deixar a placa de video como Está.  Queria saber qual dessas opções seria mais viável pro Pc, ou se tem uma opção melhor de placa-mãe.

Obs: O pc vai ser comprado na Gigabyte e vai ser usado pra gaming (Principalmente Dark Souls 3).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Meireles Cecilia Ta tudo errado ai, a RX 550 é apenas 10 a 15% melhor que o Vega 8, não vale a pena pegar ambos.

Se o orçamento é baixo pegue o seguinte:

Ryzen 3 3200G

B450 DS3H

2x8GB DDR4 3000 ou 3200mhz (mais barato sem ser da marca oloy)

Gabinete qualquer um que tenha bom air flow e fonte em baixo

SSD de no mínimo 240GB (se o orçamento apertar pode deixar para depois)

HD de 1TB

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra que voce comprou o 3200g se vai usar placa de video?!?!

Se puder devolva esse processador e pegue o 1600AF que é muito mais forte e tambem mais barato...

 

Sobre a RX 550, não acho que vale a pena a versão de 4Gb porque placa desse nível geralmente não tem performance para conseguir usar os 4Gb. Se a diferença de preço for pequena pode ir nela, mas se for uns 100 reais eu iria na de 2Gb mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Meireles Cecilia - manda o link das placas que você está conferindo. Assim fica mais fácil dizer o que compensa e o que não.

 

Sobre a placa de vídeo, se vai com a RX 550, troque o processador pelo Ryzen 5 1600 que os colegas comentaram. Inclusive, seguindo assim, ficará com o sistema bem semelhante ao meu.

 

4 minutos atrás, gutopereira disse:

Sobre a RX 550, não acho que vale a pena a versão de 4Gb porque placa desse nível geralmente não tem performance para conseguir usar os 4Gb.

 

Não é bem assim. Com a quantidade maior de memória o que ele ganha é a possibilidade de aumentar a qualidade das texturas. Vários games estouram esses 4GB quando jogados em 1080p, alguns conseguem o feito mesmo em 720p. Porém concordo que se a diferença de preço for alta não vai compensa mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Bakura Ryo disse:

Não é bem assim. Com a quantidade maior de memória o que ele ganha é a possibilidade de aumentar a qualidade das texturas. Vários games estouram esses 4GB quando jogados em 1080p, alguns conseguem o feito mesmo em 720p. Porém concordo que se a diferença de preço for alta não vai compensa mesmo.

 

Olha, eu tenho uma GTX 750ti 2Gb e jogo em 1050p (1680x1050). Rodo jogos com gráficos em qualidade média, como GTA 5, The Witcher 3, METRO EXODUS, etc e não estoura os 2Gb de vram...

Consegui rodar inclusive Cyberpunk em 1050p com tudo no LOW e tambem ficou abaixo de 2Gb. 

 

Mesmo quando eu aumento os graficos e atinge o limite da vram, automaticamente o jogo aloca na memoria RAM esses recursos e ele continua funcionando normalmente.

Só que essa é uma placa fraca (a rx 550 ainda mais fraca), então não vale a pena jogar com graficos no alto ou muito alto porque os FPS caem abaixo de 30....

GTA5_2020_02_07_21_57_29_585.jpg

witcher3_2020_02_07_22_31_05_373.jpg

MetroExodus_2020_02_07_21_17_40_298.jpg

Cyberpunk2077_2020_12_18_19_25_16_406.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se pegou o Ryzen 3 3200G não era para por a RX550 poís a VEGA 8 e RX550 é trocar 6 por meia dúzia.

Devolva o Ryzen 3 3200G, pegue um Ryzen 5 1600 e como o Ryzen 5 1600 é mais barato esses 150 que ira economizar na B350 Colorful ( Eu tenho ela e é bem simples ) compre a B450M da Asus.

Resolvemos o problema da placa-mãe, irá ter mais FPS e um processador que guenta super bem a RX550 podendo fazer um upgrade top demais na placa de vídeo caso um dia queira. Eu mesmo tenho essa configuração R5 1600 RX550 e o processador dá uma coça na placa de vídeo.

(Ryzen 3 2/3200G com RX550 é doideira demaais ).

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gutopereira - eu mencionei apenas a qualidade das texturas, não o patamar geral dos gráficos. No momento em que texturas passam a ser alocadas na memória do sistema abre-se margem para lentidão e travamento. Em jogos mais lentos pode passar batido. Porém em jogos velozes é bastante notável.

 

A sugestão do colega @Das_Mulher é interessante, vale a pena conferir o upgrade com a troca ou simplesmente economizar a diferença de valores seguindo o que foi recomendado.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Bakura Ryo disse:

@gutopereira - eu mencionei apenas a qualidade das texturas, não o patamar geral dos gráficos. No momento em que texturas passam a ser alocadas na memória do sistema abre-se margem para lentidão e travamento. Em jogos mais lentos pode passar batido. Porém em jogos velozes é bastante notável.

Sim, eu sei que fica mais lento quando o jogo estoura o limite da vram e passa a utilizar a memória RAM para isso. 

Mas o que eu quis dizer é que numa placa de video mais fraca como a RX 550, normalmente voce já não irá utilizar texturas e graficos no alto porque a placa não irá conseguir empurar o jogo com FPS satisfatório. Esses prints que eu postei foi em jogos com resolução 1050p e gráficos no médio, e como voce pode ver mesmo assim a vram não ultrapassou os 2Gb. (Na verdade no Metro Exodus atingiu 2Gb)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gutopereira @Bakura Ryo @Das_Mulher Bem, muito obrigado pelas dicas, sobre o 3200g a ideia era ir com uma 3100, mas por causa do estoque da loja tive que escolher o 3200, mas vou sim considerar a 1600.

E sobre a placa de video a ideia era daqui a um tempinho comprar uma rx570 ou uma gtx 1650, então acho que não faz muito sentido gastar mais com a rx550

E outra coisa, parece que muita gente pensou que eu ja tinha comprado o Pc, mas felizmente esse não é o caso, eu postei exatamente pra ter certeza se eu vou comprar o negocio certo

Pra mim acho que o setup do @Das_Mulher  é bem viavel pra mim no momento.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Lucas Meireles Cecilia disse:

@gutopereira @Bakura Ryo @Das_Mulher Bem, muito obrigado pelas dicas, sobre o 3200g a ideia era ir com uma 3100, mas por causa do estoque da loja tive que escolher o 3200, mas vou sim considerar a 1600.

E sobre a placa de video a ideia era daqui a um tempinho comprar uma rx570 ou uma gtx 1650, então acho que não faz muito sentido gastar mais com a rx550

E outra coisa, parece que muita gente pensou que eu ja tinha comprado o Pc, mas felizmente esse não é o caso, eu postei exatamente pra ter certeza se eu vou comprar o negocio certo

Pra mim acho que o setup do @Das_Mulher  é bem viavel pra mim no momento.

Nadaa man, nem precisa agradecer nós estamos aqui um para ajudar o outro.

Você não vai se arrepender de ter pego o Ryzen 5 1600 com a RX550, apesar de que vai dar gargalo poís o processador empurra a RX550 com um sorriso no rosto mas te permite um upgrade futuro além de ser um 6/12 diferentemente do Ryzen 5 3200G que é um 4/4 o que vai deixar você mais tempo sem comprar um novo processador.

Aqui embaixo temos um teste com um Ryzen 5 2600 mas um ryzen 5 2600 e um ryzen 5 1600 não é tãoo diferente, são apenas 0,2ghz de clock base e 0,3ghz de clock boost a mais.

Vemos que o processador dá uma surra na RX 550.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

R5 1600 e RX 550 é um bom começo pra setup. Não foque muito na palavra gargalo, até porque não é bem esse o caso. Entenda que estará em um sistema que roda (pelo menos abre) qualquer jogo atual. O processador dá conta, a placa de vídeo limita a qualidade e taxa de quadros que você vai poder jogar. Com upgrades futuros de placa de vídeo, esse processador entregará desempenho para jogar em 60Hz por um bom tempo ainda.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Bakura Ryo disse:

R5 1600 e RX 550 é um bom começo pra setup. Não foque muito na palavra gargalo, até porque não é bem esse o caso. Entenda que estará em um sistema que roda (pelo menos abre) qualquer jogo atual. O processador dá conta, a placa de vídeo limita a qualidade e taxa de quadros que você vai poder jogar. Com upgrades futuros de placa de vídeo, esse processador entregará desempenho para jogar em 60Hz por um bom tempo ainda.

Em minha opnião é a melhor opção poís é um processador excelente em uma plataforma atual que rodará jogos no médio e alguns no alto.

RX550 eu creio que dá para segurar uns 2 anos mas até lá peças boas hoje estarão mais baratas até lá e com o dólar mais barato ficará melhor ainda porém vale ressaltar que se não for um player que exige muito da máquina e curte só um GTA V, Fortnite e tal é uma configuração que rodará no ultra sem problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!