Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compatibilidade Processador I7 7700k com determinada frequências de memória RAM.


Visitante

Posts recomendados

Boa noite a todos, venho aqui fazer uma pergunta sobre algo que está me deixando confuso. Eu tenho um processador I7 7700k operando na placa-mãe Z270-Gaming K3 da Gygabyte. Esta placa-mãe suporta mémórias de até 3866MHz via configuração XMP conforme https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/GA-Z270-Gaming-K3-rev-10#kf e https://www.cnet.com/products/gigabyte-ga-z270-gaming-k3-1-0-motherboard-atx-lga1151-socket-z270/#:~:text=Supported RAM&text=2133 MHz%2C 2800 MHz (O.C.,)%2C 3866 MHz (O.C.). Porém, ao verificar a capacidade do processador no site oficial da Intel, encontrei a informação: Tipos de memória - DDR4-2133/2400, DDR3L-1333/1600 @ 1.35V. O que me deixou confuso é que vejo várias pessoas utilizando memórias RAM superiores a 2400MHz normalmente, aliás, no site da Intel, o melhor processador da geração atual (o

Intel® Core™ i9-10980XE Extreme Edition Processor) consta a informação: Memory Types  - DDR4-2933. Alguém pode me ajudar a entender este conceito? Por que aparece um determinado tipo de memória no site, se existem memórias com frequências maiores e operam normalmente? Ou isso é definido pela placa-mãe, como a minha que suporta até 3866MHz? Desde já muito obrigado, e perdoem-me pelo grande texto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Thiago Lewek disse:

Boa noite a todos, venho aqui fazer uma pergunta sobre algo que está me deixando confuso. Eu tenho um processador I7 7700k operando na placa-mãe Z270-Gaming K3 da Gygabyte. Esta placa-mãe suporta mémórias de até 3866MHz via configuração XMP conforme https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/GA-Z270-Gaming-K3-rev-10#kf e https://www.cnet.com/products/gigabyte-ga-z270-gaming-k3-1-0-motherboard-atx-lga1151-socket-z270/#:~:text=Supported RAM&text=2133 MHz%2C 2800 MHz (O.C.,)%2C 3866 MHz (O.C.). Porém, ao verificar a capacidade do processador no site oficial da Intel, encontrei a informação: Tipos de memória - DDR4-2133/2400, DDR3L-1333/1600 @ 1.35V. O que me deixou confuso é que vejo várias pessoas utilizando memórias RAM superiores a 2400MHz normalmente, aliás, no site da Intel, o melhor processador da geração atual (o

Intel® Core™ i9-10980XE Extreme Edition Processor) consta a informação: Memory Types  - DDR4-2933. Alguém pode me ajudar a entender este conceito? Por que aparece um determinado tipo de memória no site, se existem memórias com frequências maiores e operam normalmente? Ou isso é definido pela placa-mãe, como a minha que suporta até 3866MHz? Desde já muito obrigado, e perdoem-me pelo grande texto.

Li ou vi um vídeo sobre isso a alguns dias atrás , essas frequências que eles colocam , são as frequências que eles dão garantia , por exemplo , se você usar a memória ram em 2400Mhz terá garantia do processador , porém se usar em frequências maiores que isso não terá , é algo assim , não tenho absoluta certeza .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Thiago Lewek disse:

Alguém pode me ajudar a entender este conceito? Por que aparece um determinado tipo de memória no site, se existem memórias com frequências maiores e operam normalmente? Ou isso é definido pela placa-mãe, como a minha que suporta até 3866MHz? Desde já muito obrigado, e perdoem-me pelo grande texto.

O valor que aparece no site da Intel não é um máximo limitante, é apenas o maior número que a Intel garante, com 100% de certeza que o processador consiga aguentar, e caso contrário, te dá direito a acionar a garantia. Mas você pode muito bem rodar acima disso. Aliás, você quase sempre consegue passar bastante desse valor. Mas se não conseguir, a empresa tem base para dizer "que pena, a gente não garante usar pentes maiores que 2400".

 

Na mesma vibe, a placa-mãe também tem chance de fazer mais que o "máximo", esse valor é apenas o do kit de maior frequência que o fabricante validou.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!