Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Roteador limitando a internet em 240mbs / TL-R600VPN


Ir à solução Resolvido por Tio Chang,

Posts recomendados

Relato:
Minha internet nunca bateu os 300mb contratado
É um problema já antigo, como chegava perto da velocidade não me importava mas  agora alterei o plano para 500mb.

Vamos lá: O técnico da operadora já testou com o roteador dele e bateu a velocidade contratada, tentou ver se o problema era configuração do meu roteador e não achou nada.

Gostaria da ajuda, pois não achei nada na internet sobre "roteador limitando a velocidade".

 

CONFIGURAÇÃO:

- ONU INTELBRAS 110 (em  bridge)
- ROTEADOR TP-LINK TP-R600VPN

- placa-mãe EX-B460M-V5

- CABOS CAT6 (PADRÃO DE CORES 568A)

 

OBS:
01 tudo gigabit

02 já testado em outro pc o problema persiste

03 mesmo com a alteração do plano para 500mb ainda fico limitado entre 200 e 240.


Grato. 

 



 

Captura de tela 2021-02-16 111812.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 e depois de instalar a nova placa de rede, desabilitar/desintalar a antiga.

@Alisson Teófilo se nao reconhece a velocidade total de conexao, vai ter que trocar.

tive o mesmo problema. meu plano foi trocado pela operadora (sem custo adicional, por conta da fidelidade) de 35mbps para 240mbps. mas minha conexao chegava no maximo a 90mbs. por conta da placa de rede. troquei e minha conexao ficou como deveria. 

 

 

speed test.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso mesmo @Alisson Teófilo, mas aparentemente está desabilitado e serve para conexões ADSL somente. Selecione a opção "Other" e veja se os valores mudam.

Outro ponto que é um pouco estranho, é que, esse roteador tem velocidade gigabit somente na porta wan, as portas lans tem velocidade fast ethernet.

É esse roteador aqui?
https://www.tp-link.com/br/business-networking/vpn-router/tl-r600vpn/#overview

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, fiquei curioso com esse roteador e dei uma pesquisada rsrs.

Encontrei um caso no forum da tp-link mas em inglês onde se discute a questão de NAT throughput, se quiser dar uma olhada: https://community.tp-link.com/en/business/forum/topic/150469.

 

Vi também que em um dos comentários uma pessoa teve que definir a velocidade manualmente para pode alcançar a velocidade real (do ISP) na wan. Então, vai em Bandwidth Control e seleciona a opção "other", então defina a velocidade de 400000 em "Ingress Bandwidth" e 100000 em "Egress Bandwidth", faça e teste de velocidade, o que acontece?

 

Outra coisa, em "WAN", qual o tipo de conexão está definida em "WAN Connection Type"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alisson Teófilo Vamos la, voce deve ser de Ibipora, jataizinho ou assai, Funciona assim, Esses 500 megas da zapnet ou compusoft sao reais, mas depende da qualidade do aparelho celular e do pc.

 

64ea2765-fe3f-42bb-91be-ed2f917099ea.thumb.jpg.ce933ea5c73f05fd1dee70ea7d4f7b47.jpg

 

Essa foto é de dezembro agora eles mudaram para as velocidades 500 megas e acontece supostamente o mesmo que voce, em pc e celular vagabundo nao sai dos 200 a 240 megas.

 

Em celular, Pocophone F1 ele passa tranquilo.

 

Eu desencanei de tentar tambem bater 500 megas, porque se fazermos um teste simultaneo em um pc e nos aparelhos celulares e somarmos todos os resultados, se obtem os 500 megas rs rs

 

Meus pcs sao bem vagabundos os primeiros da epoca do Atlhon x2 Usando cabo de rede.

 

Para os 500 megas colocaram uma Onu bridge chinesa com Router Tplink C5W

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tio Chang@tiagoprazSim, minha internet é da Zaap Net.
Em relação aos aparelhos, não se aplica porque estou fazendo todos os testes pelo PC via cabo. 

 

Configuração do pc:

- Processador Core i3 10100f

- placa-mãe Asus  EX-B460M-V5 LGA1200 (10ª geração intel) 

 • Porta lan: Gigabit LAN Realtek® RTL8111H ASUS LANGuard

- Memória 16gb ddr4
- Gtx 1050 ti 

Equipamentos da rede:
- Onu intelbras 110 (em  bridge) (giga)
- Roteador Tp-link TP-R600VPN (giga)

- Hub Switch tp-link  TL-SG1008P (GIGA)

- Acess Point TP-link eap 245 (giga)

 

Ordem dos testes:

Onu > Roteador r600vpn > pc  (ligação via cabo cat6) 

 

Observação importante: 
01 O problema persistiu em testes realizados em 3 computadores 

02 Quando o técnico da operadora testou com o roteador dele bateu os 300mb (que era minha velocidade na época) 



 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alisson Teófilo

1 hora atrás, Alisson Teófilo disse:

Em relação aos aparelhos, não se aplica porque estou fazendo todos os testes pelo PC via cabo. 

Se aplica sim porque nao adianta eu ter um atlhon x2 e por uma placa de rede /1000 capeta sem levar em conta o poder de processamento das "- Sessão simultânea e da Taxa de transferência NAT. fornecida pela placa.

 

Por exemplo, um TP-R600VPN aguenta somente mil sesões simultaneas e uma velocidade teorica de Taxa de transferência NAT: 120 Mbps por porta, totalizando 480mbps. quando as 4 portas do aparelho estiverem em uso simultaneo.

 

O certo pra fazer teste era arrancar esse  TP-R600VPN fora, e colocar um roteador 5g e com um excelente celular começar os teste de velocidade.

 

È igual o meu caso, eu não posso reclamar que a velocidade máxima teórica esta girando em torno de 240 megas em um unico aparelho celular ou PC,  porque na hora que o tecnico vem com seu excelente celular, a banda chega total, assim como o fato de eu pegar varios celulares e fazer teste simultâneo e toda a somatória dos resultados apresentados ser igual a velocidade contratada. Concluimos ai que a bixeira da placa de rede mesmo sendo /1000 nao aguenta processar tanto de pacote que deveria ser programado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Alisson Teófilo O mau no seu caso nao é a conexão ser nat mas sim o poder throughput vulgo Taxa de transferência ser abaixo do esperado.

 

Isso acontece porque esse aparelho é multiwan.

@Alisson Teófilo a conexão cai e nao volta mais se desativamos a opção nat na rede zaapnet.

 

Eu digo arrume um poderoso Acher c5w ou equivalente que em celulares, notebooks e pcs bons ele bate os 500 megas tranquilo. 

 

Sem título-2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!