Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Excel PROCV com SE{1,0} ou SE{1;0} - PROCV da Direita para Esq.


Ir à solução Resolvido por Patropi,

Posts recomendados

Olá a todos (as) e boa tarde.

Não sei se estou postando no tópico correto, é a primeira vez.

Encontrei um artigo onde a leitura do PROCV é feita da direita para a esquerda usando para isso a função SE ou ESCOLHER. Fiz aqui no meu computador, porém não deu certo e gostaria não só de compartilhar como entender como funciona e por quê não deu certo aqui no meu Excel.

Alguém poderia ajudar a esclarecer e ver se no de vocês dá certo? Eu não acredito que seja a versão do Excel. Uso o 2016.

Eu sei que que posso usar INDEX e CORRESP, a questão é que eu quero entender e aprender, é mais uma possibilidade e conhecimento.👍

===================================================================      

      A       |       B     |     C      |             D              |       E     |         F         |          G            

===================================================================

image.png.b1793059701e0daaab6f9958b178b8c0.png

 

Na célula D2, ao lado da letra A com a função SE a fórmula seria assim: =PROCV(E2;SE({1;0};B2:B6;A2:A6);2;0)

Na célula D3, só mudaria de SE para ESCOLHER e o valor dentro das chaves: =PROCV(E3;ESCOLHER({1;2};B2:B6;A2:A6);2;0)

Além deste exemplo, no arquivo anexado encontra-se uma tabela maior.

Também segue o endereço do vídeo para quem tiver interesse e até tirar dúvida.

 

E....

Como visualizar valores da direita para a esquerda no Excel? (extendoffice.com)

https://pt.extendoffice.com/documents/excel/2453-excel-vlookup-right-to-left.html

procv_se_escolher.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Boa tarde, @Phernando Machado

 

Seja bem-vindo ao fórum!

 

Arrumei a tua fórmula  PROCV cm ESCOLHER para funcionar, mas geralmente utilizamos as funções ÍNDICE e CORRESP, que são bem mais eficientes.

 

Confira na planilha e dê retorno.

 

Se foi útil, clique em Curtir.

 

Se a dúvida foi sanada, marque a resposta como Solução.

 

23_02_21_PROCV com ESCOLHER ou ÍNDICE com CORRESP.xlsx

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa noite, @Phernando Machado

 

Utiliza-se a função ESCOLHER com a matriz {1/2} para fazer a inversão das colunas, é uma maneira de fazer o Excel retornar dados a sua esquerda, pois normalmente, só retorna dados a sua direita.

Podemos utilizar como matriz {1;2;3;} para sequências, mas no teu caso consta como só virgula porque o site que você estava pesquisando é em Inglês.

 

[]s

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem vindo ao nosso fórum, @Phernando Machado

 

Só complementando...

10 horas atrás, Phernando Machado disse:

Por que a barra invertida {1\2},  o que significa?

 

Uma constante matricial pode ser de uma só coluna ou vetor-coluna (ex: {"Número";8;2;4}), pode também ser de uma só linha, tal como um cabeçalho. Nesse caso é um vetor-linha (ex: {"Número" \ "Letra"\"Cor"}). E finalmente pode ser nas duas dimensões ou matriz (ex.: {"Número"\"Letra"\"Cor";8\"A"\"Azul";2\"B"\"Verde";4\"C"\"Branco"})

 

Então, respondendo à sua pergunta, a barra invertida delimita ou separa uma coluna de outra numa constante matricial, enquanto que o ponto-e-vírgula separa linhas.

Para demonstrar, faça um pequeno teste:

  • Numa planilha vazia, selecione o intervalo A1:C4
  • Com o intervalo ainda selecionado, insira a seguinte fórmula na célula A1: 
={"Número"\"Letra"\"Cor";8\"A"\"Azul";2\"B"\"Verde";4\"C"\"Branco"}
  • Não dê ENTER, mas CTRL SHIFT ENTER (se seu Excel ainda não tiver o recurso de "Despejo", disponível no 365 em diante)

Observações:

A barra invertida (" \ ") passou a ser usada como separador de coluna no Excel em português à partir do 2007  (ou foi no 2010🤔). Antes era o ponto (" . "), embora um erro (bem antigo por sinal) de tradução do help do Excel afirmasse que deveria ser usada a vírgula (essa é só pro Excel norte-americano) .

Já o ponto-e-vírgula como separador de linha é unanimidade tanto entre versões antigas/atuais como em versões locais/estrangeiras.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado @Edson Luiz Branco pela explicação, ainda tenho um monte de dúvidas porque eu ainda não havia visto um exemplo de matriz dentro de uma fórmula como a função SE ou ESCOLHER por exemplo, somente no final com Ctrl Shift Enter.

Embora a solução pudesse ser, de forma mais fácil como o próprio Patropi reforçou usando o INDEX e CORRESP, eu queria entender mais, vejo que o Excel tem muitos recursos que não temos muita ideia, eu pelo menos.

Fico grato pela explicação. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...