Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Modem tripleplay sobre Ethernet (sobre cobre)


Posts recomendados

Olá pessoal, espero que este não seja um tópico descartável.

OBS: Caso esteja no tópico errado me avisem.

 

Busco há muitos meses uma solução que pareça com as famigeradas xDSL, HPNA, DOCSIS e até mesmo FTTx. Mas sobre os cabos UTP. Com o mesmo sistema. Servidor x Clientes.

 

O QUE TEMOS NA INDUSTRIA

spacer.png

____________________________________________________________

O que eu procuro

spacer.png

 


[Descrição do problema x Procura de uma solução]

 

Em todas essas tecnologias, tivemos avanços significativos, e não importa qual seja seu fim, todas tiveram muito empenho para torná-las real. O que mais me interessou em todas elas, é que sempre existiu um servidor de sinal e um modem que recebia o sinal e convertia sua saída em soluções tripleplay. Entrada do sinal, saída de TV, Telefone e ethernet (sobre cobre).

Mas nunca encontrei um modem com porta Ethernet (sobre cobre) e uma saída de TV, Telefone e ethernet (sobre cobre).

Pergunto isso, pois há alguns anos montei uma rede Gigabit em minha casa. Uma rede robusta, em formato estrela, cabos UTP e conectores de categoria 6a (muito caros). Como os conduites eram antigos e finos, precisei remover os antigos cabos de telefonia e TV que nunca fizeram falta e passei os cabos UTP.

Hoje pensamos em transformar a casa, que é bem grande, em uma pousada.  E este problema de infraestrutura me incomoda bastante. Fico com pena de remover TODOS os cabos UTPs que foram caros e instalar um rede HPNA por exemplo, que vai limitar minha internet nos pontos de saída, para oferecer Saída de TV, Telefone (para o ramal) e um ponto de Ethernet (sobre cobre).

Gostaria muito de reaproveitar a rede de qualidade que já possuo para modular esses sinais da origem, até o destino, com modens que desconvertem esse sinal na ponta.

Quando comecei a estudar redes em 2015, fiquei fascinado, entendi que o futuro seria completamente tudo sobre a Rede. E não estava de todo errado.

Mas a verdade é que a telefonia sobre IP é caríssima, principalmente se o foco é um mini condomínio ou pousada, para ter apenas um ramal. E a TV sobre IP, bem, não é tão sobre IP assim, não temos TVs com a conversão do sinal direto no próprio aparelho, precisamos de um intermediário.

Por isso a procura por algum projeto ou solução existente que atenda a essa necessidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A telefonia IP não é tão cara, existem equipamentos mais simples. Mas pode usar o cabo para telefonia analógica, só que vai precisar de um cabo exclusivo para cada ponto.

 

A TV é o IPTV, tem que ter as TV smart. O problema não é a tecnologia, mas as programadoras de TV.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wagner Calazans não vou dizer que não existe, mas isso o que você quer eu nunca vi, uma possibilidade seria você limitar a rede interna para 100megabits usando 2 pares, eu não vejo necessidade de tanta velocidade sendo que será para uso casual e streaming, os outros dois pares você pode usar para puxar dois ramais, lá no rack você joga o cat6 com dois pares no patch panel que vai para o switch e os outros dois pares no patch panel que vai para o pabx.

Eu já vi essa ligação até em órgão publico e funciona tranquilamente, já fiz várias redes assim e funciona bem.

Sobre a tv já complica um pouco, você vai mandar sinal de tv fechada? se for sinal de tv aberta você poderia tentar uma antena interna.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então pessoal, antigamente os cabos passados eram os coaxiais RG59 e também os de telefone eram mais grossos, aqueles externos. No caso da TV, eu usaria um modulador de sinal, que coloca no mesmo cabo coaxial os sinais da TV a cabo e da TV aberta. E a solução que me deram para o telefone, já vi funcionar muito bem também nos edificios mais antigos do meu trabalho.

 

Comecei essa pesquisa aqui, e seria muito interessante que alguns mais estudiosos da área pudessem dar sua opinião. Trabalho no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, nossa divisão de informática, se desmembrou, virando o Laboratório Nacional de Computação Científica. Eu trabalho na área de desenvolvimento, mas posso conversar com os colegas de infraestrutura, para procurar e possivelmente desenvolver uma solução assim. A dúvida começou com um problema que me atinge e posso solucionar de outras formas. Mas imagino que este Equipamento possa resolver o problema de várias pessoas.

Na dúvida, atualizei o link das fotos acima, para que outras pessoas possam compreender com mais facilidade a atual discussão. E eu coloquei um link que acabou expirando.

O que temos no mercado 

spacer.png

 



o que eu procuro

spacer.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • 2 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!