Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

I5 2500 não consegue superar um g2030


Posts recomendados

Seguinte tinha um G2030 há um certo tempo e queria fazer um upgrade barato, comprei um I5-2500 na mão de um amigo e observei que os desempenhos do PC nos jogos caiu drasticamente pra se ter ideia o FIFA 14 rodava com 58 a 65 fps e com o I5 fica entre 29 a 18 fps, não sei o que pode estar acontecendo, seria uma incompatibilidade com a AMD R7 240 ? ou algum outro problema, isso é porque hoje é meu primeiro dia com esse processador.
Chequei a temperatura e está cerca de 83°C seria isso? pois uso o cooler box da Intel.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Membro VIP
5 horas atrás, WhiDeath disse:

Chequei a temperatura e está cerca de 83°C seria isso?

sim, a temperatura maxima dele é 73C...

 

troque a pasta termica, faca uma limpeza e manda fotos de dentro do gabinete

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@WhiDeath Verifique sua instalação do cooler. Ele pode estar mal encaixado, sem pasta térmica ou não estar rodando. Primeiramente quando se troca um processador a pasta térmica antiga tem que ser removida inteiramente do processador e do cooler com auxílio de um papel absorvente e isopropanol. Uma nova pasta térmica tem que ser aplicada, e pastas térmicas implastec à base de silicone não são adequadas. O correto é usar pasta térmica específica para processadores, de preferência uma de qualidade por sinal. Estas pastas são adequadas e servem para pelo menos umas duas aplicações cada seringa: Pasta Térmica DeepCool Z5 DP-TIM-Z5-2 ou esta Pasta Térmica DeepCool Z3 DP-TIM-Z3-2

Ambas são boas, mas simples e baratas. Todas as desta lista também são boas, mas evite as de metal (prata, alumínio, etc.) pois se você aplicar errado pode matar seu computador. As condutivas são recomendadas apenas para usuários mais experientes e que precisam fazer overclocking pesado.

 

Além disso confira se atrás da sua placa-mãe os pinos do cooler estão corretamente posicionados e totalmente inseridos e travados. A trava que geralmente é preta tem que estar para fora do orifício, entre as duas aletas transparentes ou brancas de fixação. A título de exemplo, observe a imagem abaixo. Os dois pinos inferiores estão inseridos até o final e travados, os dois superiores estão mal inseridos e por isso o cooler está mal instalado:

76A1070A-BC4C-436A-8004-9FB8E1E3B5E9.thumb.jpeg.f15697ae33c1fadea8a6087096d144bb.jpeg

 

Todos os seus quatro pinos tem que estar como os dois de baixo da imagem, sendo que as travas que tem em cima do cooler tem que estar na posição de "locked" ou "travado", como na imagem abaixo.

image.png.3508b0e985dfe33f0b472a6bf0aa2528.png

 

O cabo do cooler tem que estar encaixado no conector da placa-mãe que tem escrito "CPU_FAN".

Além de tudo isso, seu gabinete tem que ter pelo menos uma ventoinha instalada na parte de trás para retirada do ar quente, idealmente mais outra ou outras no painel frontal para inserir ar frio e no painel superior para exaustão como a de trás.

6 horas atrás, WhiDeath disse:

Seguinte tinha um G2030 há um certo tempo e queria fazer um upgrade barato, comprei um I5-2500 na mão de um amigo e observei que os desempenhos do PC nos jogos caiu drasticamente pra se ter ideia o FIFA 14 rodava com 58 a 65 fps e com o I5 fica entre 29 a 18 fps, não sei o que pode estar acontecendo, seria uma incompatibilidade com a AMD R7 240 ?

Não seria o caso. Não há incompatibilidade entre sua MB e sua GPU. Sobre o desempenho, o i5 tem desempenho bem superior ao G2030. Seu superaquecimento reduz muito o desempenho da sua CPU, então solucione esse problema e veja se seu desempenho melhora. Se não melhorar mesmo com temperaturas baixas (o correto seria estar entre 50° e 60° C), aí você pode partir para outras soluções. Lembre que os drivers de sua placa-mãe tem que ter sido baixados diretamente do site do fabricante da mesma, os da placa de vídeo tem que ter sido baixados do site da AMD, e que usar programas que baixam automaticamente esses drivers ou o windows update para instala-los pode causar todo tipo de problema, incluindo perda de desempenho.

Visite o site da fabricante da placa de vídeo e veja também se há alguma nova versão de BIOS para sua placa-mãe (versão superior à instalada). Se houver, talvez seja uma boa ideia instalar, mas somente se a fabricante disponibilizar o aplicativo que faz a instalação, pois instalar isso manualmente tem riscos consideráveis para usuários inexperientes.

  • Curtir 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Yan_  essa é a foto do gabinete, ele bem simples pretendo troca ele o cooler box e a fonte em breve, fiz a substituição da pasta térmica porém utilizei a implastec que foi citada por @WOZ Dods para não usar, apenas porque tinha ela, mas vou comprar outra ou esperar meu primo trazer a GD900, quanto ao cooler box notei que dois pinos estão quebrados a mesma fica fixada na placa-mãe porém acredito que venha causar essa queda de desempenho.
vou utilizar o processador antigo até comprar o cooler box novo e a pasta térmica. Desde já obrigado pelas dicas.

(Observação sobre a foto: o armengue no cooler traseiro é porque tinha perdido o parafuso e já substituir e o cooler traseiro está tirando o ar quente do gabinete, a questão dos fios é que o gabinete não me dá muita possibilidade de arrumar.
Fotos da temperatura em standy by e quando abro algum programa( era o Mozilla com apenas uma aba)20210309_144138.jpg.fa07abbb60a54e4bc0acbe4fd31dc0be.jpg1690020178_CapturadeTela(51).png.00720e0839fc609ae9e06db50fbccc95.png210085120_CapturadeTela(52).png.78084a7e9c4440908d066d82933b91b1.png

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@WhiDeath Eu não utilizaria esse PC até solucionar esse problema de arrefecimento, de cooler e de qualidade da pasta térmica. Suas temperaturas estão elevadas demais e você pode terminar danificando seu equipamento.

 

Além disso, a pasta térmica que citou (GD900) é genérica e provavelmente tem a mesma qualidade que a implastec. Como havia mencionado, é importante usar uma pasta específica para computadores e fabricada por uma empresa confiável. Pastas de má qualidade ou inadequadas ressecam e tem um declínio de desempenho vertical em pouco tempo. Claro que qualquer uma estaria oferecendo temperaturas muito melhores se seu cooler estivesse com as fixações intactas, o que não é o caso. Imagino que suas temperaturas estejam tendo oscilações rápidas e agressivas, pois o cooler não está fazendo contato adequado.

 

Recomendo a aquisição de um cooler novo para solucionar essa questão. Temos hoje vários modelos disponíveis a preços interessantes, mas é importante saber quanto você deseja gastar para selecionar a melhor opção para você. Se tiver outro cooler com os pinos originais similares aos que o seu usa, pode destacar de um e colocar no outro (essas presilhas tem travas, basta levantá-las para extrair as presilhas).
Por fim, recomendo muito que corrija o arrefecimento do seu gabinete. Um cooler corretamente montado no painel traseiro jogando ar quente para fora e pelo menos mais um no painel frontal jogando ar para dentro são essenciais para evitar superaquecimento.

  • Curtir 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods no caso esse cooler normal da Intel resolve ou outro modelo? A pasta eu vou comprar essa da deepcool que foi indicada, e a questão do gabinete penso em comprar outro, pois esse é bem genérico e não tem a possibilidade de colocar um cooler frontal.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@WhiDeath O cooler original da Intel, se íntegro, provavelmente te daria temperaturas melhores. Se for comprar um novo, no entanto, há opções melhores no mercado que valem mais o dinheiro empregado mesmo que custem mais. A questão é que um cooler de qualidade dura esse PC e o próximo e outros, enquanto o cooler original que vem com sua CPU só tem capacidade de dissipar o calor dela e dificilmente será compatível com outras plataformas futuras.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods  Pensei nesse cooler Rise Mode Z2 - RM-ACZ-02-BO e Pasta Térmica DeepCool Z3 DP-TIM-Z3-2, seria uma boa? meu orçamento é meio apertado por conta da faculdade. 
conhece algum gabinete relativamente barato que possua fan na frontal ?

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@WhiDeath O cooler parece razoável. Para esse modelo de CPU deve ser mais que suficiente. A pasta térmica é boa e está com ótimo preço. Lembre-se de usar a técnica de aplicação da gota no meio da CPU e de limpar bem a superfície da CPU antes com isopropanol e um papel absorvente.

Gabinete barato com ventoinhas frontais só o Corsair Carbide Spec Delta. O preço dele parece alto, mas só as ventoinhas dele custariam metade dessa valor ou mais se compradas avulsas. Alternativas de gabinetes mais baratos que isso, mas que ainda valem a pena, só na Pichau. O Aigo Darkflash tem frente em mesh e todas as outras características interessantes que um bom gabinete precisa ter. Nessa mesma loja tem a pasta térmica também, então dá para comprar tudo lá e economizar no frete.

  • Obrigado 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Aprenda a ler resistores e capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!