Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte EVGA White (provavelmente) cheirando a queimado


Ir à solução Resolvido por Prinzherbert,

Posts recomendados

Boa noite, hoje notei um cheiro de queimado que parece vir do PC. Olhando no HWMonitor, não tinha nenhuma temperatura ácima do permitido pelos componentes, e procurando de onde vinha o cheiro, ele provavelmente vem da fonte. Não é forte e só ocorre de vez em quando, sem nenhuma perda de performance no PC. A fonte é boa, não me lembro exatamente o modelo mas é uma de 750~850W da EVGA com 80+ White, já devo ter ela faz um ano mais ou menos.

 

Eu devo me preocupar muito com isso? O que pode estar causando isso? Não houve nenhuma mudança no PC pra que isso começar a acontecer.

 

Eu pretendo trocar o gabinete pra organizar melhor as coisas lá dentro e diminuir um pouco as temperaturas, então gostaria de saber se isso pode resolver o problema, uma vez que o gabinete atual não tem fan algum e a fonte fica na parte de cima, o que não parece nem um pouco ideal pra essa fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Prinzherbert disse:

Boa noite, hoje notei um cheiro de queimado que parece vir do PC. Olhando no HWMonitor, não tinha nenhuma temperatura ácima do permitido pelos componentes, e procurando de onde vinha o cheiro, ele provavelmente vem da fonte. Não é forte e só ocorre de vez em quando, sem nenhuma perda de performance no PC. A fonte é boa, não me lembro exatamente o modelo mas é uma de 750~850W da EVGA com 80+ White, já devo ter ela faz um ano mais ou menos.

 

Eu devo me preocupar muito com isso? O que pode estar causando isso? Não houve nenhuma mudança no PC pra que isso começar a acontecer.

 

Eu pretendo trocar o gabinete pra organizar melhor as coisas lá dentro e diminuir um pouco as temperaturas, então gostaria de saber se isso pode resolver o problema, uma vez que o gabinete atual não tem fan algum e a fonte fica na parte de cima, o que não parece nem um pouco ideal pra essa fonte.

Vai bem atrás da traseira da sua fonte e cheira pra ver se está vindo dela, se estiver recomendo que desligue e leve em um técnico de confiança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, Lucas Ajiota disse:

Vai bem atrás da traseira da sua fonte e cheira pra ver se está vindo dela, se estiver recomendo que desligue e leve em um técnico de confiança.

Agora que eu fui fazer isso o cheiro parou ou tá muito pouco, não parece cheiro de queimado, só o normal da fonte. Só acontece de vez em quando mesmo, e não necessariamente quando tem coisa pesada rodando, já aconteceu tanto no meio de um jogo quanto só usando o chrome.

42 minutos atrás, Math.Pi disse:

Pode ser só um varistor. 

O que isso significaria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, Math.Pi disse:

@Prinzherbert A fonte funciona sem o varistor. Mas significa que a fonte não tem mais a proteção adequada. Isso se for o varistor.

Então se for isso eu precisaria levar pra colocar outro, ou não teria como? Eu provavelmente vou levar pra alguém ver qual o problema se o resfriamento não ajudar, então se acabar sendo isso eu fico mais tranquilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adicionando mais informações ao problema, o cheiro está completamente desconectado da temperatura das outras peças. Eu rodei um Stress Test e jogos pesados agora, e não causou nenhum cheiro de queimado na fonte. Ontem à noite ela cheirou queimado enquanto eu instalava o Visual Studio e o MySQL, e depois de um tempo parou. Eu tenho um SSD e um HD, o cheiro de queimado começou durante a instalação do Visual Studio no HD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Prinzherbert disse:

Adicionando mais informações ao problema, o cheiro está completamente desconectado da temperatura das outras peças. Eu rodei um Stress Test e jogos pesados agora, e não causou nenhum cheiro de queimado na fonte. Ontem à noite ela cheirou queimado enquanto eu instalava o Visual Studio e o MySQL, e depois de um tempo parou. Eu tenho um SSD e um HD, o cheiro de queimado começou durante a instalação do Visual Studio no HD.

Já que você tem a sua fonte por menos de 2 anos, tem duas opções, aciona a garantia da EVGA que seria a melhor opção ou leve em um técnico para ele analisar geral, se for a fonte que eu creio que é, aí você terá que acionar a garantia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Começou a cheirar queimado de novo, e eu cheirei mais de perto por um tempo. O cheiro não vem da fonte, vem do painelzinho da frente do gabinete e a causa é aparentemente a conexão USB. Eu já ia trocar o gabinete mesmo então eu posso ficar tranquilo, valeu pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Prinzherbert disse:

Começou a cheirar queimado de novo, e eu cheirei mais de perto por um tempo. O cheiro não vem da fonte, vem do painelzinho da frente do gabinete e a causa é aparentemente a conexão USB. Eu já ia trocar o gabinete mesmo então eu posso ficar tranquilo, valeu pela ajuda.

Entendi, mais vê o que pode estar causando esse problema, creio eu que só trocando o gabinete resolva sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 29/03/2021 às 11:59, Prinzherbert disse:

Começou a cheirar queimado de novo, e eu cheirei mais de perto por um tempo. O cheiro não vem da fonte, vem do painelzinho da frente do gabinete e a causa é aparentemente a conexão USB. Eu já ia trocar o gabinete mesmo então eu posso ficar tranquilo, valeu pela ajuda.

Basta desconectar o USB frontal da placa-mãe antes que queime ela também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!