Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tela azul erro WHEA


Posts recomendados

Olá,

 

Montei um computador em Novembro e após a montagem ele começou apresentar tela azul WHEA.

Em diversos teste realizado não consegui identificar o motivo, onde acabei solicitando RMA da GPU posteriormente da CPU, ambos retornando como não enquadrado no RMA pois não apresentou problema.

 

Fonte: Corsair CX550.
MB: Aorus x570 WIFI
Ram: 2x8 g.skill tridentz 3200 - testado separadamente em outro PC
CPU: x5600 Ryzen - Retorno do RMA portando ignorado que seja CPU

GPU: RTX 3070  - testado separadamente em outro PC

SSD 480 sandisk - Ponto de alerta sobre esse hardware pois tenho ele a 5 anos


Drives atualizados direto da Gigabyte ou AMD.

Fonte conectada em filtro de linha

Não tem nenhum OC.

Tomei a liberdade de após ler alguns outros tópicos pegar algumas informações, caso o que passar estiver errado favor comunica(Anexo).

 

Meu último teste foi tirar todo o PC do gabinete e fazer teste,

 

Temperaturas batendo 81 graus no processador que no momento tem o cooler box

75 graus na GPU.

Reparei que ao testar tudo fora do gabinete o PC não está apresnetando tela azul.

 

Normalmente a tela azul ocorre ao sair do jogo, ou em algumas telas de loading, não ocorre tela azul ficar apenas navegando.

 

image.png.c3490068729ab6403bd537430808c4d9.png

 

Sandisk SSD Manager

image.png.86d3300990dc4f2b629cead5ff83433d.png

LogsColetados.rar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Whea_Uncorrectable_Error = Falha grave de hardware.

 

 

image.png

 

e1rexpress = Nome faz referência ao adaptador de rede da Intel.

 

image.png

 

image.png

 

"WHEA-Logger" é um código de erro do visualizador de eventos que indica falhas de hardware. Veja que ele aparece nos logs logo após eventos relacionados a configuração de redes locais.

 

image.png

 

Netwtw04 = Driver de rede da Intel.

 

image.png

 

 

Sua placa-mãe é WiFi, e utiliza tanto um chip wireless quanto uma placa de rede cabeada produzidos pela Intel.

 

Conclusão: Placa de rede defeituosa

 

Recomendações:

1- Atualize seu BIOS. É perfeitamente possível uma falha no BIOS gerar um código de parada "Whea_uncorrectable_error", visto que ele é responsável pelo gerenciamento interno do hardware.

 

2- Se você usa algum adaptador de rede, remova-o do seu PC e utilize somente a placa de rede da placa-mãe.

 

3- Se o PC já está utilizando a placa de rede cabeada (da placa-mãe) para utilizar a internet, tente utilizar somente o Wi-Fi e vice-versa.

 

4- Se os problemas persistirem, tente adquirir um adaptador wireless (ou uma placa de rede off-board) para fazer o teste.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelo retorno.

A MB possuí o wifi integrado, nunca usei cabeada, o que eu acabei fazendo teste é removendo a antena da placa-mãe, irei voltar ela para verificar isso.

Não possuo adaptador wireless e também irei fazer o teste cabeado.

A BIOS está atualizada na última versão liberada do mês de Março, atualizo desde Novembro que é desde mês que problema vem ocorrendo, o mesmo com o WIFI que também foi feito o download da última versão liberada no próprio site da Gigabyte, o que posso fazer é tentar procurar no site do fabricante também, não sei se isso possa interferir.

 

Existe alguma possibilidade de ser algum defeito na MB? Como ainda está na garantia posso pedir RMA da mesma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, Thulio Antunes disse:

Existe alguma possibilidade de ser algum defeito na MB? Como ainda está na garantia posso pedir RMA da mesma.

Sim. Os logs apontam para uma falha de hardware, e o visualizador de eventos registra eventos críticos logo após configurações de rede. Como você já fez a substituição da placa de vídeo e processador, então ficamos com a placa-mãe como "suspeita".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teste realizado
Desinstalado os drives relacionado a wireless, desativado e conectado via cabo.

BS demorou bastante para aparecer.

Log anexado.

Com base no erro listado vou fazer uma nova instalação do drive.

Procurando por event27, e1rexpress e Netwtw04, caí em alguns fóruns com uma galera tendo o mesmo problema inclusive no mesmo modelo Intel(R) I211 Gigabit Network Connection, irei fazer alguns procedimentos como instalar o drive mais atualizado, pois o drive disponível no site da Gigabyte não é a versão mais atual.

Qual quer ajudar ou conselho é bem vindo.


Desde já agradeço.

LogsColetados.rar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Thulio Antunes Como eu disse, o erro está relacionado com hardware e não com drivers.

 

image.png

 

Novamente erros apontando para hardware, com um novo evento "e1i65x64" que também é um codinome para drivers de rede da Intel.

 

Eu continuo apostando para um defeito na placa-mãe. Ela possui uma placa wireless avulsa conectada em algum lugar (provavelmente embaixo de um dos dissipadores de calor). Eu tentaria remove-la e refazer o teste novamente somente via rede cabeada. Ou mandaria para o RMA.

 

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Em 24/03/2021 às 20:36, Thulio Antunes disse:

Meu último teste foi tirar todo o PC do gabinete e fazer teste,

 

Temperaturas batendo 81 graus no processador que no momento tem o cooler box

75 graus na GPU.

Reparei que ao testar tudo fora do gabinete o PC não está apresnetando tela azul.

Qual exatamente é a marca e modelo do seu gabinete? Você fez o teste fora do gabinete por quanto tempo exatamente? Chegou a realiza-lo mais de uma vez?

 

Em qual momento ele bate essas temperaturas? Durante os jogos ou em idle? 

 

Em 24/03/2021 às 20:36, Thulio Antunes disse:

SSD 480 sandisk - Ponto de alerta sobre esse hardware pois tenho ele a 5 anos

Faça um scan nele com outro software, como o Data Lifeguard Diagnostic:

https://support.wdc.com/downloads.aspx?p=3

 

Selecione seu SSD, faça o teste rápido e o teste estendido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gabinete H500 NZXT, os testes que estou fazendo está sendo só fora do gabinete, não por causa da temperatura mas é mais para não ter que ficar colocando e tirando peça do gabinete.

Ontem os teste que fiz foi sempre jogando algo.
Diablo 3 joguei 3 horas seguidas e sai do jogo, nada ocorreu.
Fui para CS joguei uma partida, após o termino quando é para ir para tela inicial o PC deu BS, joguei outra partida o mesmo ocorreu após o termino dessa vez apenas reiniciou e não me deu tela azul.

A temperatura bateu quando eu estou rodando os programas para estresse de hardware, FURMARK por exemplo, durante os jogos não olhei, detalhe que antes de pedir RMA da MB eu estava deixando o FURMAK rodando toda madrugada e nada ocorreu, apenas em jogos e normalmente em tela de loading, quando sai do jogo ou no caso citado acima quando volta para tela inicial do CS

 

Algo dúvidas ficam, com esses teste onde os resetes/BS vem em tela de loading, voltando para tela incial de jogo, saindo do jogo, até onde eu sei tem uma tensão a menos de força, pode ser que a fonte não esteja segurando? Ou pior ainda, pode ser que a rede elétrica tá zuada, entendo que o BS aponta a hardware, mas agora nem sei mais o que fazer.

 

Formatar o PC novamente poderia ser uma opção?

 


image.png.788ca868042a4f6cf5033ddf6df222b7.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Thulio Antunes Eu não havia prestado atenção no modelo da sua fonte... Usar 550W nessa configuração é algo absurdo, pois o site da Nvidia recomenda uma fonte de no mínimo 650W:

image.png

 

Os jogos que você jogam não são tão pesados assim, e também, como você executou um teste no Furmark, dificilmente acho que será a fonte a responsável...

 

Eu infelizmente não tenho mais ideias, pois os logs que você enviou ainda apontam para os mesmos erros de antes (falhas de hardware).

 

9 horas atrás, Thulio Antunes disse:

Formatar o PC novamente poderia ser uma opção?

Pode tentar se quiser... A sua BIOS já está na versão mais recente, portanto, tente atualizar também

os drivers (baixando-os do site do fabricante da placa-mãe) nessa ordem: Chipset > LAN > Audio.

https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/X570-AORUS-PRO-rev-10/support#support-dl-driver

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, simplesmente não sei mais o que fazer.

 

Peguei um M2 Samsung 970 novo e fiz a reinstalação do W10 instalando os drives conforme a orientação.

Tela azul.
Comprei um fonte XPG 850W.
Tela azul.

Infelizmente tenho que confiar que todos os retornos de RMA está correto, vou tentar enfiar em alguma assistência para ver se tem algum direcionamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!