Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa-mãe gigabyte b550 ou b450 opinião:


WinChip

Posts recomendados

Olá eu estava olhando uma placa gigabyte b450 aorus pro, placa custo benefício. Porém eu estou com uma dúvida no m.2. Se eu colocar m.2 nessa placa é desabilitado o SATA? Ou m.2 é compartilhado com CPU e a placa de vídeo roda de x16 pci 3.0 para x8 3.0?

 

E a b550 vi umas coisas relacionada que é compartilhada com cpu, porém estou precisando de ajuda, não sei qual comprar. Gostaria da ajuda de vocês por favor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, WinChip disse:

Se eu colocar m.2 nessa placa é desabilitado o SATA?

image.png.c7595e4268fa56b90e36c36e673628bc.png

 

logo, se você instalar dois M.2, 4 SATAs vão ser desabilitados

 

essas informações são referentes a B450 Aorus Pro

 

16 minutos atrás, WinChip disse:

E a b550 vi umas coisas relacionada que é compartilhada com cpu, porém estou precisando de ajuda, não sei qual comprar. Gostaria da ajuda de vocês por favor.

qual CPU vai usar e qual placa-mãe B550 você se refere?

 

o Chipset 500 só funciona com Ryzen 3000, 4000 e 5000

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yan_ gigabyte aorus master b550. Agora falta essa dúvida, eu não sei se vai rodar em x8 ou x16 se colocar full m.2 por causa que é compartilhado com o cpu. No adrenaline vi algo referente que roda em 3.0. A b450 o m.2 é controlado pelo chipset? Ou cpu? também? A cpu to pensando em pegar um ryzen 1600AF pra b450 aorus pro. Ou um ryzen 7 3700x. Mas  o pior eu queria colocar full amd não tem placa de vídeo disponível. Ta quase impossível eu juntando pra comprar um pc novo.  Obrigado amigo aguardo suas respostas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, WinChip disse:

gigabyte aorus master b550

um 1600AF ou um 3700X não precisa dela, dá pra dar uma boa reduzida, eles mal mal usam 80A, essa placa é pra 5950X que consome 150A - 170A

 

3 minutos atrás, WinChip disse:

Agora falta essa dúvida, eu não sei se vai rodar em x8 ou x16 se colocar full m.2 por causa que é compartilhado com o cpu.

B550 Aorus Master:

image.png.be598136f055cfffa77b99c7f110412a.png

 

B450 não, pois os M.2 são controlados pelo chipset, porém em contrapartida, para compensar isso 4 SATAs são desabilitados ( pelo menos foi isso que eu entendi )

10 minutos atrás, WinChip disse:

A b450 o m.2 é controlado pelo chipset? Ou cpu?

PCH / Chipset

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, WinChip disse:

Com qual placa de vídeo? Queria uma da amd montar um setup full amd.

cara, eu acho que uma 5600XT, o problema é achar

 

 

29 minutos atrás, Yan_ disse:

B450 não, pois os M.2 são controlados pelo chipset, porém em contrapartida, para compensar isso 4 SATAs são desabilitados ( pelo menos foi isso que eu entendi )

eu to bem em duvida sobre isso aqui, pois o primeiro M.2 tem que ser controlado pelo CPU para fechar as 6 lanes da placa-mãe, pois:

 

primeiro slot X1 = +1

terceiro slot X16 = +2

M.2_B = +2

quarto slot X1 = +1

total = 6

 

mas, se você n usar o quarto slot o terceiro slot roda em X4:

primeiro slot X1 = +1

terceiro slot X16 = +4

M.2_B = +2

total = 7

 

mas as B450 tem 6 lanes

 

tem alguma coisa errada e eu to tentando entender

 

vou entrar em contato com o suporte da gigabyte, porque eu quero saber também

 

a não ser que: se você usar qualquer X1 o terceiro slot roda em X2, mas aí o manual tá errado

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yan_ eu acho que roda os dois em x4 o m.2 e o pci express x16 em 3.0

@Yan_ mas to em dúvida, espero que o pci 16x não rode em x8. Porque no manual não diz nada referente a isso

@Yan_ Mas por exemplo se eu comprar 2 m.2 e instalar colocando no slot x16 uma placa de vídeo? Os slot m.2 vai rodar em x4 e a placa de vídeo x16? Eu queria só pra utilizar isto...

@Yan_ sabe me dizer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WinChip

9 minutos atrás, WinChip disse:

mas to em dúvida, espero que o pci 16x não rode em x8. Porque no manual não diz nada referente a isso

exatamente, entrei em contato com o suporte da Gigabyte, eles respondem rápido, até amanhã tenho a resposta

9 minutos atrás, WinChip disse:

eu acho que roda os dois em x4 o m.2 e o pci express x16 em 3.0

mesmo que o M.2_A rode pelos lanes do CPU, ainda n fecha a conta:

 

primeiro slot X1 = +1

terceiro slot X16 = +4

M.2_B = +2

total = 7

 

o único jeito de dar certo seria se: você usar qualquer slot X1 o terceiro slot rode em PCIEX2

 

mas aí a lista que eu uso para conferir esse tipo de coisa tá errada

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!