Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Asus x555u Erro e Lentidão na Formatação de Notebook


Posts recomendados

Fala pessoal!

 

Tenho um notebook Asus x555u, 8gb, i5 e HD de 1tb. De umas semanas pra cá, ele começou a dar uns erros estranhos. Você iniciava o PC, e ele ia direto para Bios. Ao salvar e sair, o windows iniciava normalmente. Às vezes, ia para bios de novo, e tinha que repetir até acessar. Já durante o uso, dava tela azul de vez em quando.

 

Nunca foi algo que me incomodou muito. Só que, recentemente meu Word pirateado parou de funcionar. Tentei colocar outras versões e utilizar outras formas de crackear, mas nada deu certo. Sempre dava erro na instalação do pacote office. Resolvi restaurar o computador.

 

Utilizei das ferramentas do próprio Windows para isso, e tentei fazer uma restauração completa. Entretanto, deu erro. O próprio sistema avisou que "não era possível restaurar o computador". Optei por fazer uma formatação limpa, através de um pendrive bootável.

 

De início deu certo, comecei a instalar o Windows. Formatei as repartições que apareceram e instalei na última, (Disco D), e não naquela padrão (geralmente, disco C). Também formatei, sem querer, as repartições obrigatórias da UEFI e do sistema, mas não parece ter gerado problemas.

 

A instalação demorou um certo tempo, até que chegou naquela tela azul da cortana. Pulei aquela parte e adicionei a conexão de Wi-Fi. Já na parte de colocar a senha, foi possível perceber o quanto que a máquina estava lenta. Travava muito até pra digitar ou clicar com o mouse nos lugares. Após colocar a conexão de Wi-Fi, o windows passa a carregar, e aparece a mensagem "um momento". Esperei durante mais de duas horas essa tela sair, e ela não saiu.

 

Cansei e resetei o notebook pelo botão de energia. Depois disso, obviamente, a instalação do Windows corrompeu. Tive que estalar novamente. Desse vez, coloquei o Windows na primeira repartição utilizável (Disco C). Deu pra perceber que todo o procedimento ocorreu bem mais rápido. Entretanto, deu erro antes de chegar na tela da cortana. A mensagem de erro era algo como "o windows não pode ser instalado, reinicie para tentar instalar o Windows".

 

Reiniciei novamente, e nada. Mudei a estratégia, então. Formatei meu pendrive bootável e coloquei a ISO do Windows (aquela do site da Microsoft) através do programa rufus (e não do WinRar, como antes). Além disso, excluir todas as repartições do HD durante a instalação e criei duas novas. Uma de 750gb e outra de 150gb. Instalei o Windows na ultima, na esperança de pular partes ruins do HD.

 

Deu certo, até certo ponto. Consegui chegar na parte da cortana, mas novamente a instalação foi muito lenta. Pra conectar o wi-fi demorou 5 minutos. Depois disso, fiquei  travado na mesma tela com a mensagem "um momento". Essa tela aparece logo depois que você conecta na rede e seleciona o teclado.

 

Estou aqui aguardando pra ver se dessa vez vai. Já se passou 30 minutos nessa mesma tela, acredito que vai demorar. A minha dúvida é simples: o que eu faço?

 

Aparentemente o problema está no meu HD. Só que ele funcionava quase normalmente antes de formatar (com exceção das telas azuis). É valido citar que meu f2 do teclado não funciona, então é muito difícil acessar a BIOS. Tive que desligar o notebook no botão de energia várias vezes durante os erros de instalação, na esperança do boot ir pro pendrive. Deu certo duas vezes, e aqui estou.

 

Não fiz check disk. Abrir esse notebook é muito complicado, e não tenho onde colocar esse HD para testá-lo. O que fazer, aguardar  séculos de instalação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Felinto Felinto Essa lentidão e travamentos constantes indica HD com problemas já que tentou outra iso do windows...

 

Primeiro procedimento é testar o seu HD em outro notebook ou PC com Case para transformar ele em HD externo e assim passar o scan disk na aba Erro com HD Tune Pro 5.60 se tem Badblock Scan normal, não uso o Quick não.. e na aba Health se tem setores defeituosos no HD

 

Como já tentou outra iso, parte agora para  testar o seu HD como dito acima

 

Se conseguir outro HD para uma instalação rápida e limpa só para testar seria ótimo

 

Espero que consiga 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu percebi que ele travou na parte de configuração de rede. Liguei um cabo de rede (antes tava pelo Wi-Fi) e reiniciei a máquina. Dessa vez funcionou, consegui terminar a instalação. Entretanto, me ocorreu outros dois B.O's: a máquina está mais lenta que o normal; e meu HD sumiu (kk). Eu tinha criado duas repartições, uma de 750gb e outra de 150gb (onde coloquei o windows). Só tá aparecendo a repartição de 150gb, o resto do HD foi tirar férias (kkk). O que eu faço? Realizo os procedimentos que você recomendou a cima com o Tune Pro? Faço um check disk? Desfragmentação de Disco? Percebi também que o HD vem fazendo umas zoadinhas, que provavelmente indicam que foi pro beleleu. Entretanto, não pretendo gastar dinheiro com esse notebook, até porque já tenho um desktop. Minha coroa que usa pra estudar, então se ele fizer o mínimo, tá ótimo. O que posso fazer pra manter esse HD vivo durante mais alguns meses?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Felinto Felinto HD quando da estes sinais já é final de vida útil confiável 

 

Consiga uma Case externa USB 3.0 por exemplo, retira este HD do seu notebook e coloque nesta Case de HD externo,  espete ele na porta USB lá do PC e instale o HD Tune Pro no PC. Selecione o seu HD no programa, o primeiro já é o do PC, clica e selecione o seu de 1tb e faça a verificação na Aba Health e veja se aparece as cores amarela,  azul e vermelho e tira print

 

Vá na aba erro e clica em Start para verificar se tem badblock.. Este processo leva horas... Espere até o final, mas caso durante o processo dos pontos verdes aparecer um ou vários na cor vermelho já tem badblock no HD

 

Tente 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala cara,

 

Eu tentei outros procedimentos e não consegui resolver. Tentei realizar reparos pelo prompt, mas erros aconteciam toda hora. Primeiro apareceu que o dispositivo estava bloqueado para gravação (só que não estava, vi nos atributos), e depois ocorreram outros que nem me lembro mais. Joguei pra cima e desisti daquele HD. Peguei um outro notebook que tenho aqui, cuja tela está quebrada (mas ele funciona) e tirei o HD dele (já com Windows instalado). Coloquei no meu ASUS e iniciou normalmente o sistema. Usei o windows por algumas horas e depois deu tela azul, reiniciei, e apareceram as telas do print abaixo.

 

Desde então, não consegui reparar a inicialização de jeito nenhum, nem mesmo utilizando um pendrive com a mídia do windows. Sei lá, tá *****.

Não sei se o erro é porque já tinha um sistema no HD (instalado em um notebook samsung) e depois que coloquei em uma máquina da ASUS, pode ter gerado incompatibilidade. Acho q se fosse isso, nem teria iniciado de início. Não tem como esse outro HD também estar ruim, ele funcionava normalmente. E o outro HD realmente tá defeituoso, coloquei ele na máquina da samsung e continuou sem inicializar. Resumo: estou com dois notebooks inúteis.

 

Será que o problema tá na máquina?

WhatsApp Image 2021-04-14 at 21.31.27 (2).jpeg

WhatsApp Image 2021-04-14 at 21.31.27 (1).jpeg

WhatsApp Image 2021-04-14 at 21.31.27.jpeg

WhatsApp Image 2021-04-14 at 21.31.26 (1).jpeg

WhatsApp Image 2021-04-14 at 21.31.26.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!