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Tela azul com PC "Parado" (Ocioso)


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Prezados, boa noite

A algumas semanas tenho tido problemas com diversas telas azuis no meu PC. Após algumas analises de comportamento, percebi que elas só ocorrem quando o computador está parado, seja quando eu não estou executando ação nenhuma e ele está parado com algum programa aberto (ou só na área de trabalho); em cutscenes em jogos que sejam pré renderizadas ou em vídeos muito longos.

Não tenho nenhum problema de desempenho seja jogando ou usando programas que usem bastante da máquina, posso ficar 4h, 5h direto que ele não apresenta nenhum problema, mas basta eu parar por cerca de 10min em alguma das situações acima e as telas azuis aparecem.

Segue configuração:

 

WIN 10 PRO
AMD Ryzen 5 3600 6
NVIDIA EVEGA GTX 1050 2GB
AERCOOL 750W (Essa fonte já me acompanha a no mínimo 7 anos)
HyperX Fury, 8GB, 2666MHz, DDR4, CL16

ASUS PRIME B450M-GAMING/BR

SANDISK SSD PLUS 128GB
WB HDD 1TB

 

Eu já:
- Troquei a memória de Slot;
- Atualizei todos os drivers possiveis

- Removi programas que poderiam causar conflitos

-Fiz limpeza e troquei pasta térmica.

Anexa a essa postagem, estão os logs do aplicativo que eu uso pra monitorar telas azuis.

Desde já, grato!

TELA AZUL 1.txt TELA AZUL 2.txt TELA AZUL 3.txt TELA AZUL 4.txt TELA AZUL 5.txt

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1 - Tente desfragmentar o seu SSD usando o Auslogics Disk Defrag Pro

2 - Use o programa abaixo no modo de segurança (versão portátil).

Faça o download em:

 

shttps://www.majorgeeks.com/files/details/tweaking_com_windows_repair.html

 

Se não resolver formate o seu PC usando o modo UEFI e um pendrive de boot com uma imagem do windows feito com o rufus no modo GPT / UEFI / NTFS.

Boa sorte!

  • Confuso 1
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@gnireorb Fiz o teste de memória simples do Windows, subiu uma pop-up indicando que não houveram erros mas não consegui baixar o log. Devido ao horário amanhã eu farei o teste de MEMTEST86 e posto o resultado.

@trfilho Obrigado pelas sugestões. Ao sugerir a desfragmentação, eu noite que curiosamente o SSD possui 55GB de espaço ocupado sendo que mais da metade disso é o S.O. Isso tá certo?

Obrigado a ambos!

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@PauloMSilva  suas memorias estão boas, o problema dele desligar começou a pouco tempo? ou sempre foi assim?

 

você poderia especificar o que esta conectado ao seu computador? se ele tem placa wifi, fones de ouvido, microfone, teclado, mouse etc?

 

EDIT: eu também não tiro a possibilidade que a sua fonte esteja ruim em baixa potencia.

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@gnireorb Tirando a fonte a a placa de vídeo, tudo tem seis meses de uso. Conectado eu tenho um microfone genérico (novo também), e antigamente eu tinha um joystick genérico, porém recentemente eu troquei ele por um Logitech F310. 

Mouse eu tenho um chinês da James Donkey e teclado é da MaxPrint. ou seja, tudo bem básico e genérico falando de periféricos.

Tempo com esse problema é de +/- 2meses.

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@gnireorb Deixei o PC parado sem nada por aproximadamente 2 horas e nada. Conectei o mouse e nada de tela azul, depois abri o navegador (sem rede) e nada aconteceu, depois pluguei teclado e nada de tela azul também. Porém ao conectar o cabo de rede, esbarrei na usb onde conectei o teclado e, o Windows indicou que estaria instalando o teclado com drivers genéricos. Após a instalação, tive uma tela azul.
Resolvi então substituir o teclado, porém ao plugar o teclado novo (em uma porta diferente de onde estava o teclado antigo) fiquei temporariamente sem rede e o processo de instalação com drivers genéricos começou para o novo teclado, ao termino dele, uma nova tela azul.
Será a placa-mãe?

 

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@gnireorb não tenho ideia qual seja a versão da BIOS dela. A única coisa que eu sei é que a loja atualizou antes de encaminhar (comprei o kit com o processador na Pichau)

Eu conectei o controle depois da minha última postagem e não tive problemas.

Como eu verifico a questão da BIOS? e caso seja o driver, como resolver?

E mais uma vez, obrigado!

 

EDIT: irei verificar as instalações opcionais do Windows Update e instalarei o que for

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22 minutos atrás, PauloMSilva disse:

@gnireorb não tenho ideia qual seja a versão da BIOS dela. A única coisa que eu sei é que a loja atualizou antes de encaminhar (comprei o kit com o processador na Pichau)

Eu conectei o controle depois da minha última postagem e não tive problemas.

Como eu verifico a questão da BIOS? e caso seja o driver, como resolver?

E mais uma vez, obrigado!

 

EDIT: irei verificar as instalações opcionais do Windows Update e instalarei o que for

 

Você consegue ver a versão da BIOS entrando na BIOS e indo ate a aba de atualizar. Se for incompatibilidade de driver entre hardware ai eu não tenho ideia de como resolver.

Aliás já tentou rodar um

sfc /scannow

 

Eu fui ate ao site da Asus e vi que teve uma atualização de BIOS no dia 19 de março, não sei a data que comprou o kit.

https://www.asus.com/br/Motherboards-Components/Motherboards/PRIME/PRIME-B450M-GAMING-BR/HelpDesk_BIOS/

 

EDIT: Você já tentou ver a tensão do CPU quando esta ocioso? 

EDIT: tem vários tópicos na internet do 3600 causando tela azul quando esta ocioso, e na maioria das vezes é o processador. 

https://www.reddit.com/r/AMDHelp/comments/dgkcm2/ryzen_5_3600_msi_b450_th_giving_me_bsod_hell/

 

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@gnireorb Fiz mais alguns testes hoje pela manhã e realmente é só quando eu plugo o teclado. E toda a vez que da tela azul, se eu abro um jogo na Steam e ele estranhamente reconhece como se fosse a primeira vez do jogo instalado no PC.

Vou atualizar a BIOS e caso não dê certo encaminharei o KIT ao RMA.
Muito obrigado!

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  • 2 semanas depois...

Dentre a ultima postagem e agora, realizei todo o tipo de teste, fiz mais algumas pesquisas e descobri algumas pessoas com o mesmo problema que o meu, e no fim das contas o problema está no processador. O PC segue usavel, porém encaminhei solicitação ao RMA da AMD.
A todos que me auxiliaram, obrigado.

A moderação, pode trancar o tópico.

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  • 2 meses depois...
Em 30/04/2021 às 18:26, PauloMSilva disse:

Dentre a ultima postagem e agora, realizei todo o tipo de teste, fiz mais algumas pesquisas e descobri algumas pessoas com o mesmo problema que o meu, e no fim das contas o problema está no processador. O PC segue usavel, porém encaminhei solicitação ao RMA da AMD.
A todos que me auxiliaram, obrigado.

A moderação, pode trancar o tópico.

Olá boa noite, estou com o mesmo problema, já até troquei a placa-mãe mas não resolveu... Após a troca do processador, parou de dar tela azul ?

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  • 3 semanas depois...

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