Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Oscilação de temperatura e tensões - Ryzen 5 3500


Posts recomendados

Olá, fiz um post ha alguns dias relatando problemas que estou tendo com meu Ryzen 5 3500, onde como dito no título, as temperaturas oscilam bastante, junto da tensão, que por sinal chega a 1.475, vai de 0.095V a 1.4V em segundos, me falaram que era normal no post, mas pesquisando um pouco na internet muita gente recomenda fazer um undervolt, fiz isso na BIOS da minha placa-mãe (ASUS A320MK/BR), porém o máximo que consegui foi cravar o clock em 3.8-3.9 com a tensão em 1.381V, e mesmo assim oscila bastante, vi MUITA gente com ryzen 3000 tendo esse mesmo problema, é realmente recomendado fazer o undervolt? Ou os Ryzens trabalham tranquilamente nessas voltagens? Uns dizem que degrada o processador, outros dizem que não, as temperaturas não estão mt altas, o máximo que vi foi num stress de FPU onde bateu 86-87ºC, mas jogando e no stress normal de CPU o máximo foi 71ºC, deixo abaixo alguns prints de como as voltagens ficam no hwmonitor com ele sem alteração alguma, devo ignorar e deixar tudo no automático? aprecio qualquer ajuda.

 

PS: Utilizo a ultima versão da BIOS, e o cooler AMD Wraith Spire.

 

ryzen1.png

 

ryzen2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, paiva1 disse:

porém o máximo que consegui foi cravar o clock em 3.8-3.9 com a tensão em 1.381V

1.38 V é uma tensão altíssima pra ser usada como fixa. Isso é overclock (bem agressivo), e não undervolt.

Sinceramente, não procure cabelo em ovo. Seu processador já extrai 95% da capacidade do chip com as configurações em stock e as faixas de tensão e temperatura usadas são apropriadas. As oscilações são normais e não prejudicam o processador. Com 1.38 V fixo, você vai fritar ele rapidinho.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Shaman93 disse:

1.38 V é uma tensão altíssima pra ser usada como fixa. Isso é overclock (bem agressivo), e não undervolt.

Sinceramente, não procure cabelo em ovo. Seu processador já extrai 95% da capacidade do chip com as configurações em stock e as faixas de tensão e temperatura usadas são apropriadas. As oscilações são normais e não prejudicam o processador. Com 1.38 V fixo, você vai fritar ele rapidinho.

 

6 minutos atrás, Yan_ disse:

@paiva1 1.38V fixo...

 

Se não mudar, seu CPU vai durar uns 4 meses

 Nesse caso melhor deixar ele em auto? Ai fica oscilando sem parar de 0.9V pra 1.4V em segundos, junto da temperatura, o que fazer? Não queria desabilitar o core boost performance, porque quando faço isso, ele locka o clock em 3.6hz e não consigo usufruir do boost até 4.1 =/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Yan_ disse:

@paiva1 mas não tem nada de errado com seu CPU cara, não tem que fazer nada

Não sabia que essa oscilação de tensão era normal, de 0.9V pra 1.4V em segundos, ai fica subindo e caindo, vi muita gente falando pra baixar, então fiquei meio assim, ainda mais por usar placa-mãe sem dissipador no VRM, não queria ter problemas com isso, vou setar tudo em auto e seguir a vida 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!