Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Usar uma placa de vídeo no segundo slot PCI-Express reduz o desempenho?


Posts recomendados

Entao rapaziada, queria saber se existe uma diferença grande em usar a placa de video na entrada de cima e na de baixo, pois eu comprei um air cooler DeepCool Gammaxx 400 V2 e esta ocupando muito espaço. E com isso provavelmente nao iria caber a placa de video em cima. Minha placa-mãe é uma z370 g gaming(wifi ac)

20210611_205053.jpg

20210611_205058.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alexandre Faustino Machado Bom dia amigo, pelo o que vi no manual dessa placa-mãe, o segundo slot só trabalha a velocidade x8 e apenas em dual GPU, (ou seja, em single GPU não daria vídeo) você já ligou este computador e funcionou o vídeo offboard?

Outro problema seria o corte no desempenho caso seja possível configurar esse slot como o slot principal, pois limitaria o desempenho da VGA pela metade.

 

Placas-mãe Micro ATX podem ter esse problema quando o cooler é muito largo, em último caso você pode tentar vendê-lo e comprar outro que seja menor (90mm por exemplo) ou usar o cooler box com uma pasta térmica boa que já deve lhe atender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RaposaFeroz ja liguei sim utilizando a offboard, eu tirei a 1070 e utilizei a off. com relaçao a o cooler box eu utilizava o padrão da intel, e eu comecei a ter muito problema de temperatura, meu processador tava indo até uns 90 graus. por isso fiz a compra de um air cooler.

@RaposaFeroz você consegue me ajudar a pegar um cooler até 150 reais que seja de um tamanho bom pra minha placa-mãe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Alexandre Faustino Machado disse:

@RaposaFeroz ja liguei sim utilizando a offboard, eu tirei a 1070 e utilizei a off. com relaçao a o cooler box eu utilizava o padrão da intel, e eu comecei a ter muito problema de temperatura, meu processador tava indo até uns 90 graus. por isso fiz a compra de um air cooler.

 

Quando eu disse "offboard" foi referente a placa de vídeo 1070, a do processador seria o vídeo "onboard"

Nesse caso, se você está usando o vídeo do processador então significa que não funcionou ligar a VGA no segundo slot.

Chegasse a olhar se a BIOS dessa placa-mãe possui recurso para trocar o vídeo offboard principal para o segundo Pci-e?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Alexandre Faustino Machado disse:

@RaposaFeroz viajei, falei errado, eu ja testei utilizar a onboard sem a 1070. funcionou tb, mas agora eu utilizo conectado na offboard a 1070 que esta nesse segundo slot da pci

Entendi, utilize o GPU-Z e veja como esta a velocidade do pci-e dela, se estiver a x8 vai funcionar como eu te disse, limitado a metade da performance da placa.

Para resolver definitivo só trocando o cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RaposaFeroz sera que esse https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=97264 ou https://www.kabum.com.br/produto/96493/cooler-para-processador-cooler-master-amd-intel-hyper-h412r-rr-h412-20pk-r2 seria as melhores opções?

talvez por enquanto eu poderia usar um cooler box da intel mesmo ne, acho que meu pai tem um outro la no escritorio dele

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Alexandre Faustino Machado disse:

@RaposaFeroz sera que esse https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=97264 ou https://www.kabum.com.br/produto/96493/cooler-para-processador-cooler-master-amd-intel-hyper-h412r-rr-h412-20pk-r2 seria as melhores opções?

talvez por enquanto eu poderia usar um cooler box da intel mesmo ne, acho que meu pai tem um outro la no escritorio dele

 

Essas duas opções como são 90mm vão encaixar, mas se eu fosse você, compraria uma boa pasta térmica e usaria o cooler box por enquanto, se você notar que as temperaturas ainda continuam altas, aí você vende esse cooler de 120mm e compra outro que vá encaixar no espaço disponivel

 

Interessante seria colocar a placa de vídeo no primeiro slot e medir quantos centímetros sobra até a superfície superior do gabinete, assim você terá uma noção da largura máxima que você consegue utilizar como cooler, ou ainda, comprar um watercooler (verificando espaços para os radiadores, aconselhável seriam de tamanho mínimo 240mm)

 

EDIT: Para ter certeza absoluta que sua placa de vídeo está limitada a x8, rode qualquer benchmark de vídeo e abra o GPU-Z para verificar se a velocidade sobe (muitas vezes o sistema reduz a velocidade da pci-e em idle para economizar energia)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, RaposaFeroz disse:

EDIT: Para ter certeza absoluta que sua placa de vídeo está limitada a x8, rode qualquer benchmark de vídeo e abra o GPU-Z para verificar se a velocidade sobe (muitas vezes o sistema reduz a velocidade da pci-e em idle para economizar energia)

Como eu havia comentado, esta trabalhando atualmente a x8 mas pode ser também porque a placa esta em estado ocioso, isso também pode ocorrer se você colocar ela no primeiro slot, porém ao rodar um jogo ou benchmark, ela será requisitada e trabalhará com força total forçando o sistema a entregar o máximo de potência necessária para a placa.

 

No slot 2 que é onde a sua placa esta no momento, também pode ocorrer isso, mas só o teste dará certeza. (caso não altere o resultado significará que não há o que fazer a não ser colocá-la no primeiro slot)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Alexandre Faustino Machado disse:

@RaposaFeroz ok, entao para eu verificar certinho eu deixo algum jogo rodando e dou uma olhada ali no gpu z?

 

Ou benchmark como o Unigine Heaven

 

Mas eu dei uma lida em alguns artigos a respeito da diferença de desempenho entre usar o slot x16 e o x8 e ao que parece em x8 a diferença é de no máximo 5% de performance o que é praticamente nulo.

Sendo assim, não compensaria você comprar outro air cooler já que o segundo slot vai te dar quase o mesmo desempenho. (a não ser que isso realmente seja um problema para você)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RaposaFeroz entao, a pouco tempo eu comecei a fazer stream e jogo warzone, jogo bem competitivamente la. entao qualquer desempenho a mais seria melhor.

@RaposaFeroz com relaçao aos testes pelo que parece continua com x8. fiz o teste tanto no warzone e nesse heaven.

imagem_2021-06-12_215628.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RaposaFeroz olha q loucura, cabe em cima suave kkkkkkk. Ja ia fazer mó paranaue de vender e comprar outro pra nada. acredito q é pra ta td certo agr

pci 1.jpg

@RaposaFeroz mas no gpu z ainda continua do mesmo jeito mostrando x8. E la na BIOS ja mostra certo 

BIOS.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, Alexandre Faustino Machado disse:

@RaposaFerozmas no gpu z ainda continua do mesmo jeito mostrando x8. E la na BIOS ja mostra certo

Testasse rodando o Unigine Heaven? Porque a placa roda em x16 geralmente quando esta sendo usada.

Na sua BIOS esta mostrando "Runinng at x8 Native" ou seja, está rodando a x8 no momento do monitoramento.

 

EDIT: Se o teste com o benchmark ainda acusar x8, podes testar desativar o pci-e secundário pela BIOS para ver se ele não está interferindo na velocidade do primeiro slot, já que você colocou a placa de vídeo nela e usou por um tempo pode ter ativado o modo dual GPU. (Mas como a BIOS informa não identificar VGA no segundo slot, acho difícil ter ocorrido isso, só fazendo o teste para ter certeza)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!