Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Substitutos para Fans do Corsair H80i


Posts recomendados

Boa noite pessoal! Minhas fans do meu watercooler Corsair H80i estão morrendo e estou buscando candidatos para substituí-las. Foi nesse momento que eu percebi que nunca antes tinha buscado especificação de fans e que não faço ideia do que comprar, especialmente porque achei centenas de fans de 120mm por cerca de 30, 40 ou no máximo 45 reais, enquanto as fans que são originais desse watercooler são absurdamente mais caras. Isso me faz pensar: Elas são realmente superiores? Ou é só uma questão de "marca"? Segue o link https://www.kabum.com.br/produto/85537/cooler-fan-corsair-ml-120-120mm-pack-com-2-unidades-co-9050039

Tenho a impressão de que o cabo vem com 2 conectores para fans no meu watercooler também está com defeito. Alguém saberia onde consigo comprar um novo? Segue a imagem do modelo do cabo que estou me referindoimage.png.c208d7aceb5fd9a2f94e48f0ec1b36c5.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou colocar aqui um resumo que fiz para outro tópico explicando um pouco os tipos de fans no mercado e a minha favorita que é do tipo fluido hidrodinâmico. Espero que possa lhe ajudar a entender e escolher a sua.

 

Antes, o cabo que você precisa é um splitter de header de fans. Segunda coisa sobre as fans da Corsair serem caras é que geralmente são do tipo Levitação Magnética que é praticamente a melhor fan do mercado. Lá embaixo eu falo um pouco sobre. 

 

"Primeiro sobre a compatibilidade de fans com sua placa-mãe, com certeza qualquer uma irá ligar sem problema. Apenas saiba se está comprando um PWM ou uma DC.

 

DC = Fan de 3 pinos que são mais baratas onde já diz no nome Current Direct (Corrente Direta) tem um controle fixo de corrente para a fan e geralmente são mais barulhentas porque não conseguem atingir velocidades mais baixas.

 

PWM = Fan de 4 pinos que permite um controle maior de velocidade, onde, geralmemente se destaca por ter um pino a mais dedicado para alimentação onde consegue enviar ondas de corrente alternada para a fan, isso permite conseguir uma rotação muito baixa, onde na DC ela não iria conseguir e iria parar de rodar.

 

Agora, tirando isso do caminho... 

 

Sinceramente acho que entre PWM e DC você vai se satisfazer com qualquer uma das duas, já que como espero que tenha notado é uma diferença bem boba. O que você deve prestar atenção é nos tipos de fan que temos como: Sleeve Bearing, Ball Bearing, Rifle Bearing, Magnetic Bearing e as minhas preferidas que são as Hydraulic e Hydrodinamic Bearing.

 

Obviamente existem mais tipos e métodos de rolamento de fans, mas coloquei ali as mais famosas. Acho que as fans mais caras são as Magnetic Bearing que funcionam por levitação magnética. Não da pra eu rexplicar como todas funcionam porque isso aqui seria imenso.

 

Agora a que eu recomendo e a minha preferida também são as Hydrodinamic Bearing, as de fluído hidrodinâmico. Essas são boas porque ela tem uma carga imensa de lubrificação, pois toda vez que você liga a fan ela bombeia o fluído e funciona bem em vários angulos. Diferente de uma Rifle Bearing que só trabalha bem na horizontal. (por isso se vê muito em fontes).

 

Cada tipo de rolamento também tem seus pontos baixos como por exemplo, a de fluído hidrodinâmico por toda vez que começar a rotacionar imediatamente precisa bombeiar o fluído acaba se tornando bom pra ela neste momento. No entanto, se você ficar toda hora ligando e desligando ela, vai ter um grande desgaste, e consequentemente toda vez que ligar você comecará a ouvir a fan fazer atritos por já não ter mais a mesma capacidade de lubrificar. Por isso essas fans de fluído hidrodinâmico não devem ser usadas em placas de vídeo que adotaram a tecnologia Zero RPM que desliga as fans quando não tem uma temperatura elevada... porque ela vai ficar sempre nesse ciclo de desligar e ligar pelo menos umas 10-15x ao dia... um grande desgate e um ponto fraco das Hydraulic e Hydrodinamic Bearing.

 

Agora, você também precisa ver a questão do CFM e quanto de ruído a fan produz. CFM é simples; quanto maior, melhor. O ruído você tem que saber o que é ideal pra você. Nisso tudo você precisa entender que as vezes aquelas fans que atingem 3000RPM podem ser piores do que uma fan que faz somente 1200RPM onde ela pode ter um CFM maior por possuir uma melhor pressão, ressonância, menor turbulência e também a quantidade e o desenho das aletas. 

 

Agora uma recomendação minha é ir atrás dessas do tipo de rolamento de fluído porque não são tão caras como as de levitação magnética (que são muito boas), mas que possuem um ótimo preço e desempenho."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!