Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Preciso trocar a minha fonte? Quando trocar a fonte?


Ir à solução Resolvido por rodrigo.dcvieira,

Posts recomendados

Tenho uma fonte há pouco mais de dez anos (quase onze, na verdade) e quero saber se preciso trocar ou se "está na hora de trocar". Ouvi de conhecidos que deveria trocar pois é bastante tempo e "a fonte pode queimar outros componentes", assim como ouvi que não tinha problema contanto que não tivesse "dando avisos" ou tivesse problemas anteriormente com ela. Agora quero saber se devo ou não trocar. Caso deva, queria uma recomendações, para um futuro upgrade para um Ryzen 5 3600 + RX 6700 xt/ RTX 3060 ti.
A fonte em questão é uma Corsair TX 850w 80 plus: https://www.corsair.com/pt/pt/Categorias/Produtos/Unidades-de-fonte-de-alimentação/Enthusiast-Series™-TX850-—-80-PLUS®-Certified-Power-Supply/p/CMPSU-850TX#tab-overview

Nunca tive problemas do tipo: o computador reiniciar durante uma jogatina ou o temido coil whine, ao menos nunca ouvi. Porém não tenho equipamento para testar a fonte ou quaisquer equipamentos eletrônicos/elétricos.

Cheguei a pensar, há um ano, que a fonte estava "morrendo", pois o PC travava (durante o jogo) e eu tinha que fazer um hard reset. Porém descobri mais tarde que era problema na VGA (tinha uma r9 280). Troquei de placa e nunca mais tive esse problema. 
Meu setup atual não demanda muita energia, imagino:
i5 4440 + r9 270 2gb + 16gb ram com 2 fans instaladas no gabinelson.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
28 minutos atrás, Davi_maycry disse:

Ouvi de conhecidos que deveria trocar pois é bastante tempo

 

fazer troca por causa de tempo, eu desconheco.. a pessoa troca quando precisa ou de mais potencia ou quando ela queima ou deixa de funcionar.. mas fontes de uma forma geral não tem prazo de validade não, nem dê ouvidos a esses conhecidos.. pelo menos não nesse ramo de informatica

 

ainda mais uma fonte dessas da corsair, de um modelo robusto

31 minutos atrás, Davi_maycry disse:

assim como ouvi que não tinha problema contanto que não tivesse "dando avisos" ou tivesse problemas anteriormente com ela.

 

a regra é, está funcionando? se sim, entao tá ok.. pra fonte de PC não existe um meio termo, ou ela está boa e portanto, funcionando perfeitamente ou está ruim e assim deixando todo o funcionamento a desejar

 

se é um item q passou ja esse tempo todo e não deu nenhum problema, entao tá mais do que boa.. pode dar defeito? sim, como todo eletroeletronico, mas não é pelo simples e puro fato de estar ficando velha.. tem fontes ai q saem da caixa e já dao problemas com meses de uso, entao..

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Davi_maycry Como dito pelo colega @rodrigo.dcvieira, se está funcionando, está ok. . 

51 minutos atrás, Davi_maycry disse:

 recomendações, para um futuro upgrade para um Ryzen 5 3600 + RX 6700 xt/ RTX 3060 ti.

Sobre esse upgrade, acredito que quando tu for fazer ele, você vai vender seu PC atual junto com a fonte já ? Ou tu pretende manter ela ?

Se tu pretende, montar um PC do zero com esse upgrade, recomendo uma Superflower Leadex III 550w, ou uma Xpg Core reactor, depende de qual estiver mais barata.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!