Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

undervolt e underclock acer nitro 5


L000CK3D
Ir à solução Resolvido por dwatashi,

Posts recomendados

tenho um i5 7300HQ pegando fogo e batendo 98ºC o msi afterburner serve pra fazer esses procedimentos ou preciso de outro software? aliás eu vi um cara falando que se eu abaixar a config de estado de desempenho máximo de 100% pra 98% já conta como undervolt e underclock, isso funciona pra abaixar a temp?

Captura de Tela (9).png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dwatashi pois é eu me obrigo a aprender a desmontar e fazer manutenção de notebook, além das assistencias cobrarem caro fica a incerteza, eu mandei ele pra trocar pasta termica e não adiantou nada, o cara disse que passou uma arctic silver 5, mas quanto a config do Windows, diminuir o desempenho do cpu pra 98 pode substituir o procedimento de underclock e undervolt?, eu fiz pra testar e parece que caiu bastante o desempenho mas não passa mais de 75ºC e alguns núcleos parecem esquentar bem menos, mt estranho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@L000CK3D nas opções de energia do Windows ele configura usando alguns presets, que geralmente são conservadores, por exemplo a tensão pode ser alta para o clock do processador (mais baixo). Usando os Apps você quem faz essa configuração, por isso é sempre reduzir um pouco e testar, em alguns processadores é possível usar uma configuração intermediária (que não existe no Windows) onde a velocidade é boa, mas no mesmo consumo que no modo econômico.

 

É normal no "modo econômico" o calor ser menor, lembrar também que essa configuração também limita o uso da GPU.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dwatashi testando eu descobri que o problema era o turbo boost do cpu, ele por padrão vai ate 2.50ghz (75ºC no maximo)  e com o turbo chega a 3.50ghz se eu limito pra 99% de uso do cpu ele fica em 2.3ghz e o desempenho fica super baixo, baixei o intel xtu e fucei por tudo mas as opções estavam bloqueadas, baixei o trotthlestop e vou aprender a usar, queria deixar o turbo no máximo a 2.8ghz, o problema é que o cpu precisa trabalhar acima de 3ghz pra acompanhar a 1050ti, sabe de algum tutorial que explique essas coisas de voltagens e afins do cpu? estou cogitando também de deixar tudo isso de lado e usar normal com os picos de 98ºC mas mesmo com a queda de desempenho e aumento de rotação do cooler isso pode matar o hardware né? notebook gamer e ***** man

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

1. Dê uma olhada no fórum, acho que tem tópicos do TS que mesmo não sendo para processadores mobile o procedimento é o mesmo. Geralmente é configurar e testar, porque cada processador varia.

2. No Turbo realmente aumenta a temperatura porque ele injeta maior tensão para o incremento de velocidade, geralmente o pessoal desliga o Turbo e fixa a velocidade no máximo. Outro que o pessoal faz é já deixar desativado a GPU do processador, mas por padrão o Windows atribui as tarefas mais simples para ele.

3. Acredito que uma alternativa é utilizar uma base de refrigeração para reduzir o risco de problemas, forçando a ventilação. Não sei se o caso, mas pode ser que o dissipador de seu sistema esteja ruim, ou mesmo o fan. Mas só desmontando pra testar, tem uns vídeos que mostram como avaliar isso no YT.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!