Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, bom dia. Eu vi uma pergunta em um slide do meu curso e eu não consegui pensar em uma resposta para essa pergunta. Ela é ''Como um mesmo algoritmo pode ser executado tanto em hardware quanto em software?'' Alguém poderia me explicar?

• Curtir 1
Postado

@Talyson Maia Posso estar errado maaaas. 

1- Hardware é a parte física de um computador, é formado pelos componentes eletrônicos

2- Software é uma sequência de instruções escritas para serem interpretadas por um computador com o objetivo de executar tarefas específicas.

Ou seja, hardware seria a placa-mãe, memória RAM, processador, placa de vídeo e etc.

E software seria os algoritimos.

''Como um mesmo algoritmo pode ser executado tanto em hardware quanto em software?'

A única coisa que o hardware executa é números binários, executados pelo hardware(processador) com os transistors.

Um algoritmo só é executado com uma linguagem de progamação (programadora). 

• Curtir 1
Postado

@Talyson Maia Não sei se seria a resposta esperada pelo seu professor, mas a maioria dos algoritmos teoricamente poderia ser implementado via hardware dentro do processador, seria mais uma questão de vantagens e desvantagens.

Um exemplo foi Processador java, que era basicamente a implementação via hardware da JVM, sendo então capaz de executar diretamente bytecodes Java.

https://en.wikipedia.org/wiki/Java_processor

Outro exemplo é a aceleração por hardware de alguns codecs de vídeo, nesse caso os algoritmos para processamento do vídeo estão dentro da própria GPU. O VLC média player por exemplo permite habilitar/desabilitar essa aceleração, e quando desativada, o vídeo é processado pelos codecs via software, para então ser enviado para a placa de vídeo e exibido.

• Obrigado 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!