Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Essa é uma boa configuração de PC?


Posts recomendados

Sou um pouco leigo nesse assunto, porém tentei montar o melhor que consegui tentando não ultrapassar muito R$ 4000

O PC é feito totalmente em cima do i7-10700K, pretendo não fazer upgrade por pelo menos 5 anos

 

placa-mãe

Processador

2x RAM

SSD

EVGA 600W 80 Plus, usada de um amigo

Gabinete, mas fico na dúvida se vale a pena pelo preço

 

Eu sei que um i7-10700K é potente, precisa de muita refrigeração, porém não sei como escolher corretamente os coolers.

Cooler normal, Water cooler ou CPU cooler? Qual a refrigeração recomendada pra esse processador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@iDavi É essa fonte, mas é uma usada do meu amigo

Ainda não comprei nada no PC

Decidi usar um processador com video integrado em vez de GPU porque é mais barato. Sei que é mais lento, porém as placas de vídeos estão muito caras.

Acredito que por investir em um PC um pouco acima da média vou conseguir usá-lo por pelo menos 5 anos sem nenhum problema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, MrFruit disse:

EVGA 500W 80 Plus, usada de um amigo

 

Se a fonte for o modelo BR é excelente, se for o modelo da linha White é bem ruim.

 

44 minutos atrás, MrFruit disse:

 

Bom kit.

 

45 minutos atrás, MrFruit disse:

Gabinete, mas fico na dúvida se vale a pena pelo preço

 

É um modelo bem mais ou menos no quesito refrigeração, eu investiria em um gabinete melhor, isso faz toda diferença no desempenho do setup.

Tem gabinete melhores e bem mais baratos.

https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-tgt-f-22-lateral-de-acrilico-preto-tgt-f22-rgb01

https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-mancer-kevlar-lateral-de-vidro-preto-mcr-kvr-bl01

https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-pichau-beholder-lateral-vidro-preto-pg-bhd-bl01

https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-mancer-frost-rainbow-vidro-temp-preto-mcr-fro1-wh

 

48 minutos atrás, MrFruit disse:

Eu sei que um i7-10700K é potente, precisa de muita refrigeração, porém não sei como escolher corretamente os coolers.

Cooler normal, Water cooler ou CPU cooler? Qual a refrigeração recomendada pra esse processador?

 

Vai depender do uso.

O setup é pra jogos? Se for um simples Aircooler já resolve o problema, modelos como Gammax 400 são suficientes para esse tipo de trabalho.

 

https://www.oficinadosbits.com.br/cooler-deepcool-gammaxx-400-amd-intel-led-vermelho-dp-mch4-gmx400rd-p1878/

 

Agora se vai usar de forma profissional renderizando vídeos, imagens etc, ai vai precisar investir mais, um Water Cooler de 240mm seria ideal.

https://www.kabum.com.br/produto/108785/water-cooler-xpg-levante-240-2x-120mm-argb-levante240-bkcww

 

25 minutos atrás, MrFruit disse:

Decidi usar um processador com video integrado em vez de GPU porque é mais barato

 

É mais barato, porém se for com intuito de jogar esquece, vídeo integrado dos Intel é bem ruim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MrFruit Bom, que que pega, os processadores com video integrado da intel, na maioria dos casos não são suficientes para rodar a maioria dos jogos(seus video integrados não são suficientes). Já os da AMD, muitas vezes são capazes de rodar até mesmo jogos como GTA. O porém, é que se você pegar o quesito processador, um R5 3400G, é equivalente ou pior que um R5 1600. Porém não quer dizer que você estará mal servido...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NIGHT FALL Eu esqueci de colocar na minha pergunta, mas a fonte do meu amigo é essa. É uma white, mas por que ela é ruim?

 

Achei esse gabinete muito bonito. Seria interessante colocar esse kit de 3 coolers aproveitando que o gabinete suporta 3 de 120mm? Acha necessário usar um CPU cooler? Se não, seria uma boa ideia colocar caso sobre dinheiro um de 200mm na parte frontal do PC para complementar os outros 3 coolers de 120mm?

Pergunto isso porque meu notebook já chegou a 112 graus, então quero que esse PC tenha um bom fluxo de ar, principalmente sob stress.

 

Tenho o intuito de jogar sim, porém são jogos não muito pesados como Rocket League.

 

E você acha melhor comprar um AMD em vez de um Intel? Como o iDavi disse, AMD é 10x0 na Intel

Os gráficos integrados da AMD são superiores o da Intel? O da AMD é feito para jogos e o da Intel é mais vantajoso para edição?

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MrFruit 1: tem fans tão bons quanto esse que você citou e mais baratos, como esse. E sim, é interessante coloca-los.

2. É interessante(se caber no orçamento) o cpu cooler, porém sem ele não haverá graandes problemas, a menos que quando montado você perceba excessos de temperatura.

3. Sim, graficos da amd são melhores. Pesquise no youtube por testes em jogos processadores como Ryzen 5 3400G, 4650G, ou até Ryzen 3 4350g ou 3200g, e veja qual taxa de fps mais te agrada, e então visto isso, você vê o restante do setup.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, MrFruit disse:

@NIGHT FALL Eu esqueci de colocar na minha pergunta, mas a fonte do meu amigo é essa. É uma white, mas por que ela é ruim?

 

Porque tem problema na linha de 12v, baixíssima eficiência e baixo fator de potência além das altas temperaturas alcançadas.

 

Se quer mais detalhes confira o teste feito nesse modelo pela teclab. (Link abaixo no botão spoiler).

 

Spoiler

 

 

46 minutos atrás, MrFruit disse:

Achei esse gabinete muito bonito. Seria interessante colocar esse kit de 3 coolers aproveitando que o gabinete suporta 3 de 120mm?

 

Não apenas bonito mas muito bom no quesito refrigeração.
Sim, o kit de 3 fans casas bem com o gabinete, lembre-se porém que precisará também de fans na parte traseira e superior para remoção do ar quente.

 

46 minutos atrás, MrFruit disse:

Acha necessário usar um CPU cooler?

 

Isso pode ficar pra depois, vai depender da temperatura final do seu processador que depende também de outros fatores externos (Clima da região, epoca do ano, local onde foi colocado gabinete etc).

 

46 minutos atrás, MrFruit disse:

E você acha melhor comprar um AMD em vez de um Intel? Como o iDavi disse, AMD é 10x0 na Intel

 

Levando em conta o vídeo integrado não há discussão, ADM é muito superior.

 

46 minutos atrás, MrFruit disse:

Os gráficos integrados da AMD são superiores o da Intel? O da AMD é feito para jogos e o da Intel é mais vantajoso para edição?

 

Sim, muito superiores, mas não existe essa separação, tanto AMD quanto Intel tem excelentes processadores, vai de cada faixa de preço.
Um Ryzen 5 3600 é tão bom quanto um i5 10400F, porém o i5 custa menos, então vale mais a pena.
Um Ryzen 7 3700 é tão bom quanto um i7 10700, porém as placas mãe para comportar um Intel são muito mais caras, então o Ryzen 7 neste caso leva vantagem.

 

É preciso analisar cada necessidade específica e qual orçamento disponível, isso normalmente define qual fabricante é mais vantajoso.

 

46 minutos atrás, MrFruit disse:

Tenho o intuito de jogar sim, porém são jogos não muito pesados como Rocket League.

 

Mas se o PC é pra jogos leves qual seria o motivo de pegar um processador tão forte quanto i7? Vai executar alguma outra tarefa que exija esse nível de processamento como edição de vídeo citada no comentário anterior?

 


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NIGHT FALL Pode me mostrar uma fonte que você recomendaria? Não quero comprar uma bomba

Eu colocaria os 3 fans exatamente nesses lugares, e obrigado @iDavi esse fan é muuuuito mais barato do que mostrei.

Pretendo jogar, claro, trabalho no futuro, mas principalmente para o PC durar muito e não perder desempenho com o tempo, quero que esse PC dure 10 anos, mas posso fazer um upgrade nesse período de tempo.

 

E em uns desses upgrades, quando eu tiver mais dinheiro, eu pretendo colocar uma placa de vídeo. Esse é um dos motivos também, quando colocar uma placa de vídeo, quero ter um processador que dê conta da placa, por isso um processador tão potente

 

Então resumindo, quero esse processador para futuros upgrades e para não ter que trocar ele por pelo menos 7-10 anos

 

Mas como disseram, a Intel não é muito boa com vídeos integrados. Então qual processador da AMD com vídeo integrado você recomenda? Gostaria que fosse com o mesmo preço do i7 ou menor. Pode ser um pouco mais fraco, já que você disse que não seria tããão necessário ter um processador tão potente. Lembrando que pretendo ter o processador por bastante tempo.

Se puder mostrar também uma boa placa-mãe para o processador e futuros upgrades, ficaria grato

 

@iDavi Amanhã vou ver essas comparações

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MrFruit Hmm, vamos lá

Vou começar com a fonte que você pediu...

Hoje em dia, a maioria dos setups não chega a consumir 500w, a não ser setups com GPU serie 3000, 2080 etc. Logo, um bom meio termo seria a NIdus 500, que ta com um ótimo preço.

Processador com vídeo integrado, um dos mais potentes pelo preço do I7 seria o 4650g, mas já adianto que em processador ele não é bom como o i7.

placa-mãe uma a520 da conta. 

Ram, quanto mais frequencia mais os Ryzen se beneficiam, logo essa 3200mhz serve. De resto o que voce colocou ta de boa.

Ou seja, nidus 500, 4650G, A520 e Team force 8GB 3200mhz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, MrFruit disse:

Achei esse gabinete muito bonito. Seria interessante colocar esse kit de 3 coolers aproveitando que o gabinete suporta 3 de 120mm?

Eu já recomendei esse gabinete algumas vezes, mas ele tem um problema considerável e que vai requerer um contato direto com a Pichau para saber se compensa ou não comprá-lo: na frente do gabinete é dito ter suporte apenas para 1x fan 200mm e esse tamanho de fan hoje é caro e difícil de achar, então, se você instalar esse kit com 3x fans 120mm nele, ainda vais ficar sem 1x fan na frente para completar o fluxo pois o gabinete vem sem ele e só conseguirias fazer o fluxo com ar frio entrando por cima do gabinete, o que não permite criar um arrefecimento para todos os componentes do PC.

 

Se o gabinete permitir adaptar o suporte da fan 200mm para outros tamanhos de fans aí sim, mas como não tem vídeo de divulgação da Pichau desse gabinete e aparentemente não tem unboxing dele na internet (pelo menos não encontrei em uma pesquisa rápida), somente entrando em contato com eles e perguntando para obter uma resposta mais precisa.

 

Enquanto não se tem essa certeza, eu não recomendaria ele. (No mesmo preço dele tem o Mancer Hylian que é um bom gabinete, um pouco mais barato tem o Mancer Ranger e um pouco mais caro que ele, tem o Gadit X RTB que é melhor ainda)

 

EDIT: atualmente só consegui localizar este fan de 200mm a venda nas principais lojas

https://www.kabum.com.br/produto/135805/cooler-fan-noctua-200mm-para-PC-marrom-nf-a20-pwm

 

EDIT-2: Mercado Livre tem outras opções mais baratas: Exemplo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@iDavi Vendo as avaliações dessa fonte, são muito boas, então vou nessa fonte mesmo

O 4650G tem o preço parecido com o i7 mas não é octa-core, teste. Mas eu sei que o vídeo integrado do 4650G é bem melhor que o do i7, teste.

Porém, acredito que para futuros upgrades e pra uso geral seja melhor o i7

E vou usar essa memória que disse, mais potente e barata do que a que mostrei

 

@RaposaFeroz Eu escolheria o Gadit X RTB, mas como tem uma caveira e um estilo puxado um pouco pro exército, me incomodou um pouco, prefiro um gabinete neutro.

Por isso gostei do Mancer Hylian, tem um preço razoável e consigo colocar até 6 de 120mm, então vou de Mancer Hylian

 

Então a config semi-final seria:

 

Processador

placa-mãe

SSD

2x RAM

Gabinete

kit 3x coolers

Fonte

 

Depois de algumas pesquisas descobri o R7 4700G, não foi lançado aparentemente, mas ao comparar o preço entre o i7 e R7 4700G, talvez o R7 4700G possa ser mais barato

 

i7-10700K:  $374 fonte

4700G:     ~ $310 fonte

 

Então provavelmente vou esperar para ver o preço R$ do R7 4700G e ver se vale a pena em vez do i7 em relação de preço

 

Observação, sei que o R5 3400G tem um desempenho parecido com o R7 4700G em relação a jogos, fonte, mas em uso geral o R7 4700G é melhor, fonte

 

E pelo que pesquisei, aparentemente uma b550 seria suficiente para o R7 4700G, é muito mais barato do que a placa-mãe que mostrei na config

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MrFruit Só para deixar claro que tem a versão "neutra" do Gadit X.

Além disso, creio que levando em conta que o video integrado do I7 e do I5 seja o mesmo, talvez o I5 vala mais a pena, já que o mesmo já consegue trabalhar sem gargalo até com série 3000, e ele é bem mais barato. Isso além de que você também conseguiria diminuir em placa-mãe.

1 hora atrás, MrFruit disse:

kit 3x coolers

Nunca vi falar muito sobre durabilidade desses fans, e além de ser caros, o ideal seria por no mínimo uns 4-5 fans, logo você pagaria uns 400 reais, podendo pagar 100 reais em 6 fans da deepcool, que tem relatos de muitos anos de durabilidade. Com a grana que economizasse poderia pegar uma cooler box para o processador por exemplo.

 

1 hora atrás, MrFruit disse:

Então provavelmente vou esperar para ver o preço R$ do R7 4700G e ver se vale a pena em vez do i7 em relação de preço

Em relação ao vídeo integrado, não tenha dúvidas, processamento talvez peque um pouco, mas creio que nada que traga muita diferença. A questão mesmo é o preço.

 

1 hora atrás, MrFruit disse:

E pelo que pesquisei, aparentemente uma b550 seria suficiente para o R7 4700G

Sim, realmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@iDavi Então vou usar esse gabinete que você disse

Eu quero investir em um processador mais potente para durar bastante e que não precise trocar tão cedo, e sim, eu tenho noção que o i5 é mais barato, mas gosto da potência do i7

 

R$ 100 por 6 coolers acho estranhamente barato, mas se puder me mostrar o link disso ou de algum kit parecido, eu agradeço

 

E sim o processamento é um pouco pior, mas o vídeo integrado é muito superior, e mais barato pelo que parece, além de que a placa-mãe seria muito mais barata.

 

Logo, a perda de desempenho é insignificante em relação a inferioridade de preço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MrFruit fan. O preço não é estranho não, por mais que sejam de qualidade, fans duraveis sem muito "fru fru" custam entre 15-30 reais, mas os que mais se encontram são 15-25 reais.

10 minutos atrás, MrFruit disse:

Eu quero investir em um processador mais potente para durar bastante e que não precise trocar tão cedo, e sim, eu tenho noção que o i5 é mais barato, mas gosto da potência do i7

Entendo seu ponto, só que o que eu quero dizer, é que o I7 é um processador para quem precisa de edição de vídeo, trabalho muito pesado... I5 também te atenderá por muitos anos, mas no final quem vai comprar é você, faça o que achar melhor😀 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MrFruit Eu teria uma ressalva ainda com relação a placa-me, Biostar não costuma produzir bons equipamentos, geralmente focando em preço ao invés da qualidade ou do equilíbrio entre as duas coisas e como o seu foco é a durabilidade eu optaria por outra marca.

Não sei se seria necessário para o seu caso uma placa-me chipset Z4xx ou Z5xx, uma B560 ou B460 já teriam suporte de sobras para este processador sem overclock, preferencialmente das marcas: ASUS, Gigabyte, MSI e ASRock (última opção).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@iDavi Então consigo ter 6 coolers pela metade do preço, stonks, vou usar esses coolers então

 

Sobre ser um processador muito potente eu concordo, e talvez seja exagero comprar algo desse nível, porém eu preciso pesquisar um pouco mais, ver alguns reviews, comparar processadores para confirmar a real diferença entre o i5 e i7, porque o i7 é um octa-core, ele duraria por muito tempo sem perder desempenho, acredito que seria investimento alto porém duraria muito tempo

 

@RaposaFeroz Como sou meio leigo nisso, achei que precisava de uma z490. Encontrei essa b560 por 900

 

Mas pensando bem, um i7-10700k é exagero, acho que vou esperar para ver quanto vai custar uma R7 5700G, se o preço for bom eu compro, senão eu acho que vou comprar uma 4650G. Vendo os testes aqui em relação ao i5-10600k, a 4650G se saiu muito melhor nos jogos

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, MrFruit disse:

@iDavi Então consigo ter 6 coolers pela metade do preço, stonks, vou usar esses coolers então

 

Sobre ser um processador muito potente eu concordo, e talvez seja exagero comprar algo desse nível, porém eu preciso pesquisar um pouco mais, ver alguns reviews, comparar processadores para confirmar a real diferença entre o i5 e i7, porque o i7 é um octa-core, ele duraria por muito tempo sem perder desempenho, acredito que seria investimento alto porém duraria muito tempo

 

@RaposaFeroz Como sou meio leigo nisso, achei que precisava de uma z490. Encontrei essa b560 por 900

 

Mas pensando bem, um i7-10700k é exagero, acho que vou esperar para ver quanto vai custar uma R7 5700G, se o preço for bom eu compro, senão eu acho que vou comprar uma 4650G. Vendo os testes aqui em relação ao i5-10600k, a 4650G se saiu muito melhor nos jogos

 

Se não pensas em fazer over, o melhor custo / benefício hoje do lado da Intel estão sendo o i5 10400F ou i5 10600KF (placa de vídeo de entrada custa aproximadamente R$: 700 - exemplo) com uma placa-mãe H410M que vai dar um total aproximado de R$: 1700. (sem o valor das memórias e da placa de vídeo)

Mas tudo depende do valor total que se tem para investir, pois por uns R$: 600 a mais, você consegue ficar com um Ryzen 5 5600x que é outro nível de processador, para durar brincando 5~7 anos sem usar 50% dele em jogos. (exceto em alguns jogos que se beneficiam muito de processamento dependendo da resolução e taxa de atualização de vídeo que se joga, padrão hoje é 1080p @60hz)

 

Mas como o seu limite seria 4k eu faria isso:

 

Kit upgrade, AMD Ryzen 5 5600X, ASUS PRIME A520M-K, Air cooler Pichau Corax  - R$: 2126

HD WD Blue 1TB - R$: 268

2x Memoria Team Group T-Force Vulcan Pichau 8GB (1x8) DDR4 3200Mhz - R$: 518

Fonte Pichau Gaming Nidus 500W Bronze - R$: 280

Afox NVIDIA GeForce GTX 750 Ti - 2GB - R$: 845

Gabinete Gamer Mancer Ultraflow Mesh - R$: 240

3x Ventoinha Mancer 120mm Z100 Led Verde - R$: 45

Pasta Térmica DeepCool Z5 - R$: 28

 

Total: R$: 4350 + fretes - A vista

 

Observações:

1- Se quiseres economizar os 350 que excedeu o limite basta trocar o kit e ficar com um com o i5 10400F por aproximadamente R$: 1900 (sem o Air Cooler), porém como comentado anteriormente, este processador você vai ficar 10 anos com ele sem sentir necessidade de trocá-lo para jogos.

2- Se fizeres questão de SSD, poderias trocar o HDD sugerido por um de 480GB (porém vai aumentar o valor final em pouco mais de R$: 100)

 

Com esse valor eu faria algo muito perto disso

 

Abraços o/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RaposaFeroz Desculpa a demora, não tinha visto a mensagem

 

É um bom PC, vi alguns testes do 750 e rodou bastante jogo

 

Mas vou esperar pelo 5700G se após um tempo do lançamento o preço ficar em torno de R$ 2000-2500 vou comprar e juntando com uma placa-mãe que encontrei que suporta o 5700G por R$ 999, seria perfeito

 

É mais caro que esse kit junto com o 750, mas é muuuito superior em desempenho, e até lá posso juntar mais dinheiro

 

Então vou esperar, paciência é uma virtude xd

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!