Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O frio está prejudicando o desempenho da minha máquina!


Posts recomendados

Eai pessoal, quero compartilhar algo que presenciei com meu PC, umas semanas atrás vim até aqui no fórum pedir ajuda, pois estava tendo muitas quedas no FPS dos jogos, por mais leve ou pesado que fosse o game sempre ocorriam essas quedas, tava rodando liso e do nada ia para 20~30 fps, depois de uns segundos ficava normal, porém atrapalhava demais o gameplay.

Pra tentar resolver fiz muita coisa: testei com outro processador, outra placa de vídeo, outro HD e com SSD, testei a memória RAM e também com outra fonte, e nada de resolver o problema, só não testei com outra placa-mãe porque não tinha outra e não consegui emprestada do mesmo soquete, enfim, testei praticamente tudo que tinha, formatei a máquina tentando resolver e nada.

 

Essas quedas no FPS começaram junto com as quedas na temperatura aqui a minha cidade (locura né kkk), semana passada deu alguns dias quentes e pude jogar tranquilamente sem nenhum engasgo, notei que rodando algum jogo o fan do processador ficava em torno de 5000RPM (aquela mini-turbina stock do FX), mas nos dias frios, essa fan não passa muito dos 3000RPM, e é exatamente isso que estava causando as quedas no FPS, vou explicar!

 

O problema não era a temperatura do processador em si, pois estava sempre em torno de 60ºC, o problema era a temperatura dos VRM's que ficam ao lado do processador. Nessa placa-mãe que tenho, os VRM's não possuem dissipador de calor, e a única coisa responsável por resfriá-los é o "vento" que essa FAN do processador faz, ela sopra o ar pra baixo, retirando o calor do processador, então esse ar se "espalha" para os lados, ventilando também os VRM's e os pentes de memória RAM. Com o frio que esta fazendo, o processador não esquenta, e a ventoinha não gira rápido o suficiente para soprar vento nos VRM's, que continuam esquentando como sempre, dai então ocorrem os drops no FPS. Pra resolver isso enquanto não consigo fazer upgrade de hardware, simplesmente desativei o cool'n'quiet na BIOS, e coloquei a FAN no modo turbo, assim consigo jogar tranquilamente por horas e horas (se o dia esquenta um pouco preciso desativar essa função turbo, caso contrário fica muito barulhento).

 

Segue print, quem diria um FX funcionando com 1ºC usando o cooler box!

frio.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas_Coosta Cara, sensor de temperatura dos FX não presta, não segue isso!

E outra, a temperatura só afeta o desempenho se o computador estiver superaquecendo e passando do limite térmico de trabalho da CPU, onde ela (a CPU) começa a limitar o clock.

 

Você está tendo quedas muito provavelmente por conta do seu FX não conseguir acompanhar o desempenho da VGA nos jogos. (Lembrando que a linha FX é muito fraquinha, principalmente nos dias atuais).

 

Pra resolver isso, só trocando de processador. No seu caso, vai ter que trocar de plataforma (CPU, Memórias e Placa-mãe).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

primeiramente que essa temperatura tá errada, os FX tem problemas crônicos com seus medidores de temperaturas, um cooler que funciona a ar pode no máximo manter o processador em temperatura ambiente, enfim, aumente a potência da FAN na BIOS, vai resolver

agora vi que já está ativado mas está fazendo barulho, bem, a única solução é comprando uma placa-mãe que possui dissipador ou um cooler mais potente e silencioso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Artur_Mi disse:

@Lucas_Coosta Cara, sensor de temperatura dos FX não presta, não segue isso!

E outra, a temperatura só afeta o desempenho se o computador estiver superaquecendo e passando da limite térmico de trabalho da CPU, onde ela (a CPU) começa a limitar o clock.

 

Você está tendo quedas muito provavelmente por conta do seu FX não conseguir acompanhar o desempenho da VGA nos jogos. (Lembrando que a linha FX é muito fraquinha, principalmente nos dias atuais).

 

Pra resolver isso, só trocando de processador. No seu caso, vai ter que trocar de plataforma (CPU, Memórias e Placa-mãe).

Segura a emoção ai campeão, pra que trocar todo hardware se resolvi o meu problema aumentando a rotação da FAN? Por hora esta beleza, quando der, eu troco, eu hein

 

O problema é literalmente a temperatura dos vrm's e mosfets, não estou falando da boca pra fora, observei as temperaturas com da placa-mãe inteira com uma pistola, tentando identificar de onde vinha esse problema, e notei que nesse frio *****, a unica parte mais quente era ali ao lado do processador, simplesmente aumentando a rotação da FAN o problema já foi resolvido, coloquei um ventilador ligado para testar e também resolveu. No verão de 35ºC+ nunca tive problemas com essa máquina, mas sobre o barulho nada posso dizer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, sdriver disse:

voce pode resolver o problema de forma definitiva comprando uns dissipadores na internet.  Com um pouco de pasta térmica, dá de "colar" os dissipadores sobre os VRMs. Outra opção é colocar um cooler menor dentro do gabinete direcionado aos VRMs.

Eai meu mano, já vi desses dissipadores para colocar em cima ali, já fez uso, ou sabe se realmente ajuda? Talvez vale a pena tentar, ja reduziria o ruído!

 

Ja analisei essa questão de um cooler para isso, mas não consegui ajeitar um lugar, esteticamente ficaria desagradável kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
11 minutos atrás, Lucas_Coosta disse:

Eai meu mano, já vi desses dissipadores para colocar em cima ali, já fez uso, ou sabe se realmente ajuda? Talvez vale a pena tentar, ja reduziria o ruído!

 

Ja analisei essa questão de um cooler para isso, mas não consegui ajeitar um lugar, esteticamente ficaria desagradável kkkkk

Qual gabinete você usa?

Sobre os dissipadores, as placas mãe de linha intermediaria e alta todas possuem dissipadores, logo funciona. Claro que são modelos customizados e para encaixar na sua teria de comprar aqueles modelos quadrados e colocar individuais. Ou voce pode visitar uma loja de informática e ver se eles não conseguem pra você um modelo que caiba na sua placa que eles possam tirar de alguma placa-mãe queimada no lixo eletrônico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, sdriver disse:

Qual gabinete você usa?

Sobre os dissipadores, as placas mãe de linha intermediaria e alta todas possuem dissipadores, logo funciona. Claro que são modelos customizados e para encaixar na sua teria de comprar aqueles modelos quadrados e colocar individuais. Ou voce pode visitar uma loja de informática e ver se eles não conseguem pra você um modelo que caiba na sua placa que eles possam tirar de alguma placa-mãe queimada no lixo eletrônico.

o gabinete é um pcyes rhino, 2 fan na frente  e 1 atrás retirando o calor, os 3 de 120mm. Os dissipadores que vi para esse caso, foi aqueles pequenos, um para cada componente, custam bem pouco, vale a pena a tentativa. Eu consegui cortar um dissipador que cobriu todos eles, mas não consegui nenhuma maneira eficiente de deixar ele bem preso, por sem um pouco "grande", não soube como colar ele e ainda fazer com que tivesse a troca de calor necessária, pasta térmica não segura, e thermal pads até segura, mas não fica bem preso, quando isso vem original, a placa-mãe é furada e tem algum grampo pra prender, ou é parafusado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem kits de dissipadores para Mosfet do VRM no Aliexpress, porém vem com fita termo condutiva adesiva, o que não fixa bem, vide num video do Linux Tech Tips os dissipadores caindo, o que pode ser desastroso para outros componentes, causando curto.

 

O ideal é usar uma pasta térmica adesiva (é uma mistura com cola), também tem no Aliexpress.

 

Nos tempos do Athon XP coloquei dissipador no chipset do South Bridge de uma ASUS, reaproveitando um dissipador de cooler da (praga) de K-6 (um 486 turbinado que a AMD vendia como "equivalente ao Pentium), cuja base lixei (200-400-800-1000) até ficar espelhada.

 

Espalhei pasta térmica na base do dissipador, com o dedo (protegido por um plástico), ficando uma camada fina que grudou no chipset, depois tirei, limpei ~1/2 cm nos cantos e coloquei Cola Epoxxi. Ficou lá até o CPU e placa-mãe ficarem obsoletos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!