Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador Ryzen 9 5900 pode limitar a memória RAM ?


Posts recomendados

Olá galera minha dúvida é a seguinte, estou para comprar um processador Ryzen 9 5900x o qual no site do fabricante indica que a frequência de memória máxima do processador é de 3200mhz, logo gostaria de comprar memorias ram novas, ai que entra a dúvida como gosto de jogos e assisti alguns vídeos de teste em memorias de maior frequência resultando em uma taxa de FPS um pouco mais alta em relação a outras de menor frequência, claro não era tanta diferença assim mas existe uma diferença, sendo assim posso colocar memória RAM com frequência mais alta do que a do processador ? ele vai limitar a frequência das memórias ram para a mesma dele?  sei que a placa-mãe suporta até 4600MHz (o.c) e 3200MHz Un-buffered

 

Será que o Ryzen 9 5900x não consegue passar dessa frequência de 3200MHz? logo um processador moderno !

 

aqui vou deixar a configuração que estou pensando em fazer

Ryzen 9 5900X

Placa-Mãe ASUS ROG Strix B550

E gostaria de coloar pentes de ram de 3600mhz se possível (será que eu conseguiria utilizar nessa frequência de 3600 ou seria reduzida pelo processador ?)

 

agradeço a atenção 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Diego_RZ disse:

@carbonii @carbonii Olá carbonii muito obrigado pela resposta, mas será que a memoria de 3600 ou a de 4000 não será limitada em 3200? achei isso no site do fabricante na parte de descrição do Ryzen 9 5900x vou deixar uma foto anexada 

 

Esse "máximo" na realidade é apenas o mínimo que o fabricante garante que funcione, e caso contrário, te dá direito a acionar a garantia e pedir um produto novo.

 

Mas na prática, esse valor é irrelevante. O limite vai estar na casa dos 3800~4000 dependendo da sorte.

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni obrigado dica, certo agora já sei a memória que irei escolher será a de 3600MHz indicada pelo amigo carbonii, mas surgiu mais 1 dúvida a placa-mãe que estou analisando é uma da ASUS rog b550 só que olhando as configurações dela diz que as memorias aceitas vão de 2133MHz até 3200Mhz Un-buffered ou seja sem (o.c) e de 3600Mhz a 4600Mhz com (o.c) será que comprando uma memória que já trabalha na frequência 3600MHz sem (o.c) irá funcionar normalmente?  

 

desculpa se eu estiver falando alguma besteira é que essa parte de frequências e o.c não tenho conhecimento 

 

vou deixar aqui em anexo as informações de memória da placa-mãe 

 

111.jpg.d05237419b4a69e2b0b7a951d77c2377.jpg

@carbonii

obrigado dica, certo agora já sei a memória que irei escolher será a de 3600MHz , mas surgiu mais 1 dúvida a placa-mãe que estou analisando é uma da ASUS rog b550 só que olhando as configurações dela diz que as memorias aceitas vão de 2133MHz até 3200Mhz Un-buffered ou seja sem (o.c) e de 3600Mhz a 4600Mhz com (o.c) será que comprando uma memória que já trabalha na frequência 3600MHz sem (o.c) irá funcionar normalmente?  

 

desculpa se eu estiver falando alguma besteira é que essa parte de frequências e o.c não tenho conhecimento 

 

vou deixar aqui em anexo as informações de memória da placa-mãe 

 

111.jpg.1320d6c3d974064cf68524cdabe03b24.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, Diego_RZ disse:

obrigado dica, certo agora já sei a memória que irei escolher será a de 3600MHz indicada pelo amigo carbonii, mas surgiu mais 1 dúvida a placa-mãe que estou analisando é uma da ASUS rog b550 só que olhando as configurações dela diz que as memorias aceitas vão de 2133MHz até 3200Mhz Un-buffered ou seja sem (o.c) e de 3600Mhz a 4600Mhz com (o.c) será que comprando uma memória que já trabalha na frequência 3600MHz sem (o.c) irá funcionar normalmente?  

A RAM trabalha na frequência que a placa-mãe mandar. Esses pentes "3600mhz" nada mais são do que pentes de RAM que o fabricante mandou rodar a 3600, viu que funcionava e decidiu colocar na etiqueta para cobrar mais caro por isso. Mas no fim das contas, continua sendo memória DDR4 como outra qualquer.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni ah entendi muito obrigado Imakuni pela dica 

 

 

 

@Imakuni  @carbonii

obrigado dica, certo agora já sei a memória que irei escolher será a de 3600MHz , mas surgiu mais 1 dúvida a placa-mãe que estou analisando é uma da ASUS rog b550 só que olhando as configurações dela diz que as memorias aceitas vão de 2133MHz até 3200Mhz Un-buffered ou seja sem (o.c) e de 3600Mhz a 4600Mhz com (o.c) será que comprando uma memória que já trabalha na frequência 3600MHz sem (o.c) irá funcionar normalmente?  

 

desculpa se eu estiver falando alguma besteira é que essa parte de frequências e o.c não tenho conhecimento 

 

vou deixar aqui em anexo as informações de memória da placa-mãe 

 

111.jpg.1320d6c3d974064cf68524cdabe03b24.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/08/2021 às 15:32, carbonii disse:

@Diego_RZ Talvez a única coisa que você tenha que fazer é ir na BIOS da placa-mãe e ativar o XMP, XMP é a abreviação de Extreme Memory Profile. Ai funcionará normalmente com 3600MHz.

 

@carbonii obrigado pela dica, com as informações que recebi já posso escolher corretamente o que comprar, obrigado

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!