Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Jogos começaram a dar gargalo do nada


Posts recomendados

Boa tarde.

 

Tenho um Nitro 5 AN515-51 faz 2 anos, com 8 GB de RAM e uma GTX 1050. Sempre joguei jogos considerados pesados no ultra e nunca tive problema algum nesses 2 anos de uso, os jogos sempre rodaram lisos. Acredito que não seja problema de hardware, mas também não tenho muitos conhecimentos relacionados. 

O último jogo que zerei sem nenhum desse tipo de problema foi Far Cry 5, rodava liso. Mas quando atualizei a placa de vídeo os jogos começaram a dar gargalos do nada, FPS baixo, serrilhado, gráficos fracos (testei no último jogo que tinha zerado, o Far Cry 5) e MUITO consumo da memória RAM. Restaurei o PC inteiro e não resolveu, e agora quando coloco em um jogo, a GPU fica em 0%. E também já coloquei em atualizações anteriores da placa. OBS: o jogo da imagem é Watch Dogs 2

Não sei mais o que fazer, já tentei de tudo pelos fóruns e não resolveu. Já viram algo parecido? 

c514055b-6436-4cc0-bbf3-11f2c97a9fac.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu processador parece que está sofrendo superaquecimento, temperatura de 89ºC, inclusive isso está impedido ele de operar no modo turbo, fazendo seu clock ficar a 2.5GHz. Sua GPU está rodando a 99% de acordo com a leitura, mostrando que está dando tudo de si. Para ter melhor desempenho, primeiro vai ter que resolver o aquecimento do seu processador, depois reduzir a qualidade gráfica para a placa ter mais folga.

 

Reparei também que você está fazendo uma confusão com os sensores aí. No MSI Afterburner você vai encontrar duas GPUs lá (GPU1 e GPU2), uma é a dedicada e outra é a integrada. Se você quer ver informações apenas da dedicada, só precisa ativar as informações sobre ela (se souber qual é). Vejo que você está vendo dados de memória da GPU2 (MEM2) e consumo de energia da GPU1.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Vou ver o que posso fazer com algum técnico com relação ao superaquecimento. A carcaça de uma parte do meu PC empenou um pouco outro dia, levei para uma assistência e eles desempenaram e ainda fizeram uma limpeza e trocaram a pasta térmica, acho que pode ter sido uma pasta térmica ruim.

 

Na verdade, a GTX 1050 é a GPU 1 e a integrada é a GPU 0 que é a Intel(R) HD Graphics.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Maxwell Roque Provavelmente, e com base no que você disse, isso é problema de DRIVER ou configuração que foi alterada após atualização do driver. Amigão, nem todo driver recente significa ser o melhor. Tire isso da sua cabeça. Já houve caso em que driver recém lançado fez com que os coolers de VGA NVIDIA parassem, fazendo com que as placas literalmente fritassem (dá um Google aí pra você ver).

Outra coisa: pasta térmica não é eterna. PC é um carro que também precisa de manutenção.

Leve a uma assistência de confiança e solicite uma manutenção PREVENTIVA, antes que o pior aconteça. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Maxwell Roque disse:

@GuilhermeGB Vou ver o que posso fazer com algum técnico com relação ao superaquecimento. A carcaça de uma parte do meu PC empenou um pouco outro dia, levei para uma assistência e eles desempenaram e ainda fizeram uma limpeza e trocaram a pasta térmica, acho que pode ter sido uma pasta térmica ruim.

 

Na verdade, a GTX 1050 é a GPU 1 e a integrada é a GPU 0 que é a Intel(R) HD Graphics.

Entendi. É bom verificar se a pasta térmica é boa, se o sistema de refrigeração não está com algum problema (talvez alguma peça instalada de forma incorreta), veja também se você não está obstruindo alguma passagem de ar. Notebooks de maior desempenho precisam ser muito bem otimizados para ter um bom desempenho térmico, alguns vão operar no limite do aceitável, então qualquer detalhe faz diferença.

 

Bom, só sei que ali está mostrando MEM2, que seria de uma suposta GPU2, pode até ser que nem exista. E 105MB é um valor muito baixo para ser real.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marcospauloms Sim amigo, depois desse ocorrido, coloquei os Drivers anteriores, mesmo assim continuou do mesmo jeito. E eu não achei que o driver mais atualizado pudesse ser o melhor, mas é que indicam pra atualizar sempre.

 

E outra, como já citei, meu PC tem dois anos, e faz uns 2 meses que "trocaram" a pasta térmica em uma assistência aqui perto, o problema deve ser uma pasta térmica ruim mesmo.

@GuilhermeGB Então, eu comprei um cooler não faz 1 mês, a passagem de ar não está obstruída. 

 

Nesses 2 anos, eu nunca tive cooler, e os jogos sempre rodaram lisos. Mas agora esse problema muito difícil de ser resolvido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Maxwell Roque digite 'Configurações de elementos gráficos' no iniciar (sem aspas), clique em 'Procurar', encontre o executável do seu jogo, na hora em que ele aparecer na lista, clique em 'Opções, e selecione a opção Alto desempenho. Veja se vai aparecer o nome da placa. Clique em Ok, feche, abra o jogo e veja o que acontece. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@GuilhermeGB Confesso que não sei, complicado kkkk, mas é que eu sempre joguei numa boa sem precisar ver como é que estavam os FPS, entende? 

O cara da assistência falou que pode ser o HD, o que eu também não entendi, se tudo funciona normal, menos os jogos que dá esses gargalos... 

 

Sugeriu que eu colocasse um SSD, certo, eu já iria colocar, mas não justifica esses gargalos do nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!