Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tensões da fonte muito acima do normal.


Posts recomendados

Bom dia, meu PC tem apresentado algumas instabilidades e eu venho suspeitando da fonte, nessa semana pela segunda vez, ele não iniciou de primeira, ontem ligou normal, mas hj de manhã ele não dá boot, vídeo, nada.

Tentei várias vezes e nada. Pensei  que poderia ser o tempo frio, fiz o procedimento de dar uma aquecida com secador de cabelo, e após a segunda tentativa ele ligou.

 

Quando abri o AIDA 64 o processador e placa-mãe estavam com -1ºc cada e as voltagens da fonte todas acima, a 3.3v tava 5.046 a 5v tava 7.650 e a 12v estava em 19.662 mesmo assim estava funcionando normal. Fui reiniciar o sistema pra ver se na BIOS apareciam as mesmas voltagens e agora ele não está dando boot novamente.

Essa não inicialização estaria sendo causada pela fonte?

 

A fonte é uma pcyes Electro V2 550w

 

 

 

 

 

IMG_20210805_104446.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Kleber Peters disse:

Acredito que os sensores da sua MB estão com problema. Tanto pela temperatura indicada muito baixa quanto pelas voltagens muito altas.

Isso poderia impedir o sistema de iniciar tb? 

 

As voltagens e temperaturas erradas não vinham acontecendo, sempre acompanho pelo Aida64 e tava normal, mas o problema de não dar boot já aconteceu pelo menos 3 vezes em uns 15 dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Kleber Peters disse:

Acredito que os sensores da sua MB estão com problema. Tanto pela temperatura indicada muito baixa quanto pelas voltagens muito altas.

Esse problema de temperaturas erradas é muito recorrente nessas placas mãe. Já vi muito desavisado achando que seu PC estava arrasando com processador FX-6300 a 20ºC em full load...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, GuilhermeGB disse:

Se essas tensões estivessem nos valores reportados aí, já estaria tudo queimado. Para saber os valores reais, apenas com medidor apropriado.

 

Poderia descrever a configuração completa do seu computador, por gentileza?

ASUS M5A78L-m plus

Amd FX 6300

memória kingston value ram 8gb

SSD kingston 160gb

HDD Samsung 160gb

Fonte pcyes Electro V2 550w

 

 

 

 

10 minutos atrás, Kleber Peters disse:

Pode ser sua M5A78 começando abrir o bico. Verifique visualmente se não tem nenhum capacitor estufado. 

Visualmente não tem nada danificado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Danieldosdreads87 disse:

ASUS M5A78L-m plus

Amd FX 6300

memória kingston value ram 8gb

SSD kingston 160gb

HDD Samsung 160gb

Fonte pcyes Electro V2 550w

Desconfiei que estava usando algum FX da vida. Não é muito boa ideia utilizar processadores FX nessas placas, elas não são exatamente apropriadas para eles, elas são de uma geração anterior, só foram reaproveitas depois que os FX saíram, e existe muito histórico de problemas, além de serem modelos simples para processadores com alto TDP (95-125W os mais comuns). Pode ser que depois de alguns anos a sua placa-mãe já está bem desgasta e começou a dar esses problemas que você está tendo. A melhor coisa a se fazer seria se livrar dessa configuração e partir pra outra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, GuilhermeGB disse:

Desconfiei que estava usando algum FX da vida. Não é muito boa ideia utilizar processadores FX nessas placas, elas não são exatamente apropriadas para eles, elas são de uma geração anterior, só foram reaproveitas depois que os FX saíram, e existe muito histórico de problemas, além de serem modelos simples para processadores com alto TDP (95-125W os mais comuns). Pode ser que depois de alguns anos a sua placa-mãe já está bem desgasta e começou a dar esses problemas que você está tendo. A melhor coisa a se fazer seria se livrar dessa configuração e partir pra outra.

 

A placa tem menos de 1 ano e meio de uso. Minha placa antiga deu defeito e peguei essa, na época tava usando um athlon II 240 depois peguei o FX usado porque não tinha dinheiro pra investir em uma configuração nova. E agora com essa pandemia, meu orçamento continua péssimo pra investir em um setup atual. Preciso ir levando com esse aqui mesmo por um tempo. 

Só preciso que ele ligue kkkk

6 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Desconfiei que estava usando algum FX da vida. Não é muito boa ideia utilizar processadores FX nessas placas, elas não são exatamente apropriadas para eles, elas são de uma geração anterior, só foram reaproveitas depois que os FX saíram, e existe muito histórico de problemas, além de serem modelos simples para processadores com alto TDP (95-125W os mais comuns). Pode ser que depois de alguns anos a sua placa-mãe já está bem desgasta e começou a dar esses problemas que você está tendo. A melhor coisa a se fazer seria se livrar dessa configuração e partir pra outra.

Caso não tenha jeito essa placa, existe alguma placa decente pra usar com esse processador? 

 

Mesmo que seja uma configuração defasada, deve sair mais barato do que montar uma configuração tendo que trocar placa, processador e memória

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Danieldosdreads87 disse:

 

A placa tem menos de 1 ano e meio de uso. Minha placa antiga deu defeito e peguei essa, na época tava usando um athlon II 240 depois peguei o FX usado porque não tinha dinheiro pra investir em uma configuração nova. E agora com essa pandemia, meu orçamento continua péssimo pra investir em um setup atual. Preciso ir levando com esse aqui mesmo por um tempo. 

Só preciso que ele ligue kkkk

Caso não tenha jeito essa placa, existe alguma placa decente pra usar com esse processador? 

 

Mesmo que seja uma configuração defasada, deve sair mais barato do que montar uma configuração tendo que trocar placa, processador e memória

Terá que procurar uma usada com chipset AMD 970, mas nem tenho ideia de quanto estão pedindo (provavelmente caro). Acho que vai ser mais fácil achar um i5 2ª ou 3ª geração com placa-mãe usada, e vai te dar melhor desempenho que o FX-6300.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Terá que procurar uma usada com chipset AMD 970, mas nem tenho ideia de quanto estão pedindo (provavelmente caro). Acho que vai ser mais fácil achar um i5 2ª ou 3ª geração com placa-mãe usada, e vai te dar melhor desempenho que o FX-6300.

https://www.pichau.com.br/placa-mãe-gigabyte-ga-970-gaming-DDR3-socket-am3-chipset-amd-970

 

Essa seria uma boa opção?

O preço não tá barato, por se tratar de uma linha antiga, mas acho que seria mais em conta do que investir em uma placa-mãe + processador i5 como você falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Danieldosdreads87 disse:

https://www.pichau.com.br/placa-mãe-gigabyte-ga-970-gaming-DDR3-socket-am3-chipset-amd-970

 

Essa seria uma boa opção?

O preço não tá barato, por se tratar de uma linha antiga, mas acho que seria mais em conta do que investir em uma placa-mãe + processador i5 como você falou

R$459 era o preço dela lá pra 2015, o que seria equivalente a uns R$800-900 hoje. Essa placa não é mais vendida nova há anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, GuilhermeGB disse:

R$459 era o preço dela lá pra 2015, o que seria equivalente a uns R$800-900 hoje. Essa placa não é mais vendida nova há anos.

Eu percebi depois que estava indisponível, tentei apagar a postagem mas não consegui.

 

Desde ontem não conseguia fazer o PC funcionar, fui testando tirando os componentes e nada, cheguei a ligar somente a placa-mãe com processador e nada TB.

Agora a pouco me veio a ideia de trocar o cabo de força da fonte e ele iniciou. Estava só com o SSD do sistema aí desliguei pra religar o HD, porém a fonte não desligou, encerrou o sistema mas os coolers continuaram rodando, desliguei pelo Power e ao religar não iniciou novamente, coloquei o cabo de força que estava antes e e iniciou o sistema. Tô pensando aqui se a fonte poderia mesmo estar com problema ou se seria o cabo ou até se seria realmente a placa. O que você acha? 

 

Ao iniciar olhei pelo Aida64 e as temperaturas e tensões estão dentro do comum, não apresentando mais aquele bug da imagem que postei no início

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, Danieldosdreads87 disse:

Eu percebi depois que estava indisponível, tentei apagar a postagem mas não consegui.

 

Desde ontem não conseguia fazer o PC funcionar, fui testando tirando os componentes e nada, cheguei a ligar somente a placa-mãe com processador e nada TB.

Agora a pouco me veio a ideia de trocar o cabo de força da fonte e ele iniciou. Estava só com o SSD do sistema aí desliguei pra religar o HD, porém a fonte não desligou, encerrou o sistema mas os coolers continuaram rodando, desliguei pelo Power e ao religar não iniciou novamente, coloquei o cabo de força que estava antes e e iniciou o sistema. Tô pensando aqui se a fonte poderia mesmo estar com problema ou se seria o cabo ou até se seria realmente a placa. O que você acha? 

 

Ao iniciar olhei pelo Aida64 e as temperaturas e tensões estão dentro do comum, não apresentando mais aquele bug da imagem que postei no início

Se você conseguir ligar o PC, terá que fazer um teste de estresse no processador e observar o comportamento, pode ser o teste de estabilidade do AIDA64. Veja de o clock do processador vai se manter estável, sem grandes variações ou quedas bruscas para valores muito baixos. Há quanto tempo você tem essa fonte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, GuilhermeGB disse:

Se você conseguir ligar o PC, terá que fazer um teste de estresse no processador e observar o comportamento, pode ser o teste de estabilidade do AIDA64. Veja de o clock do processador vai se manter estável, sem grandes variações ou quedas bruscas para valores muito baixos. Há quanto tempo você tem essa fonte?

Ele está ligado. As temperaturas e tensões voltaram a ficar como na imagem: -1cº na placa-mãe e processador

 

E cerca de 5v na 3.3 - 7v na 5.5 e 19v na 12v 

Eu sei que essas medições por software não são confiáveis, mas, teria algum risco em fazer o teste de stress? Eu tenho o cpu-z instalado tb. Pode ser por ele?

 

Comprei a fonte tem 1 ano, ela veio com 3 anos de garantia na caixa, só queria confirmar se o problema é nela pra fazer o RMA 

 

Comprei até um testador de fonte pelo MercadoLivre que deve chegar amanhã.

20 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Se você conseguir ligar o PC, terá que fazer um teste de estresse no processador e observar o comportamento, pode ser o teste de estabilidade do AIDA64. Veja de o clock do processador vai se manter estável, sem grandes variações ou quedas bruscas para valores muito baixos. Há quanto tempo você tem essa fonte?

 

Segue imagem do teste do Aida64 Após 10 minutos. Ele continua rodando

IMG_20210806_143658.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Danieldosdreads87 disse:

Ele está ligado. As temperaturas e tensões voltaram a ficar como na imagem: -1cº na placa-mãe e processador

 

E cerca de 5v na 3.3 - 7v na 5.5 e 19v na 12v 

Eu sei que essas medições por software não são confiáveis, mas, teria algum risco em fazer o teste de stress? Eu tenho o cpu-z instalado tb. Pode ser por ele?

 

Comprei a fonte tem 1 ano, ela veio com 3 anos de garantia na caixa, só queria confirmar se o problema é nela pra fazer o RMA 

 

Comprei até um testador de fonte pelo MercadoLivre que deve chegar amanhã.

Não tem risco, esses sensores são todos bugados mesmo, olha o que mostra aqui no meu:

 

aida64.png.716db87898794b5b2891b112a4ecedaf.png

Está dizendo aí que minha linha +12V está com 7.5V, se fosse assim o PC nem estava ligado. Mesma coisa aí no seu, era pra estar tudo torrado já com esses valores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Não tem risco, esses sensores são todos bugados mesmo, olha o que mostra aqui no meu:

 

aida64.png.716db87898794b5b2891b112a4ecedaf.png

Está dizendo aí que minha linha +12V está com 7.5V, se fosse assim o PC nem estava ligado. Mesma coisa aí no seu, era pra estar tudo torrado já com esses valores.

Entendi. Dá uma olhada na imagem do teste do Aida que postei. Agora com 21 minutos de teste rodando o gráfico continua do mesmo jeito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Danieldosdreads87 disse:

IMG_20210806_152858.thumb.jpg.5f6eafc893348ae90b9c21713d27397f.jpg

 

Dá uma olhada, essa oscilação é muito ruim?

Qual é o valor de frequência que está chegando esses picos pra baixo? Isso aí parece ser um indicativo de aquecimento no circuito da placa-mãe .Se você estivesse jogando, teria algumas quedas chatas de FPS nesses momentos. Pode ser que melhore desativando o turbo dele de até 3.8GHz, deixando a no máximo 3.5GHz. Se ainda continuar variando, pode ser necessário colocar abaixo dos 3.5GHz, até você ver que está estável.

 

O problema de instabilidade em si tem 99,99% de chance de ser a placa-mãe. Agora seus problemas de uma hora ligar e outra não, pode ser a placa-mãe também, mas as chances são menores. O mais certo a se fazer seria testar outra fonte pra tirar logo a dúvida se o problema é ela ou não, mas provavelmente você não vai ter uma disponível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Qual é o valor de frequência que está chegando esses picos pra baixo? Isso aí parece ser um indicativo de aquecimento no circuito da placa-mãe .Se você estivesse jogando, teria algumas quedas chatas de FPS nesses momentos. Pode ser que melhore desativando o turbo dele de até 3.8GHz, deixando a no máximo 3.5GHz. Se ainda continuar variando, pode ser necessário colocar abaixo dos 3.5GHz, até você ver que está estável.

 

O problema de instabilidade em si tem 99,99% de chance de ser a placa-mãe. Agora seus problemas de uma hora ligar e outra não, pode ser a placa-mãe também, mas as chances são menores. O mais certo a se fazer seria testar outra fonte pra tirar logo a dúvida se o problema é ela ou não, mas provavelmente você não vai ter uma disponível.

Esse pico baixo da 3516 e em alguns poucos momentos chega a 3014 

Eu nem sou muito de jogar, o mais pesado que uso aqui são programas de edição de imagem e vetorial,todos os dia, e, raramente editor de vídeos.

 

Então essa variação não seria algo preocupante, correto?

 

Sobre testar outra fonte eu não conheço ninguém por aqui que tenha uma fonte decente, a maioria das pessoas que conheço ou usam notebook ou PCs com fontes péssimas.  

 

Testando as tensões da fonte com o testador que vai chegar ou com um multímetro eu consigo ter um diagnóstico mais preciso se o problema está na fonte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Danieldosdreads87 disse:

Esse pico baixo da 3516.

Eu nem sou muito de jogar, o mais pesado que uso aqui são programas de edição de imagem e vetorial,todos os dia, e, raramente editor de vídeos.

 

Então essa variação não seria algo preocupante, correto?

 

Sobre testar outra fonte eu não conheço ninguém por aqui que tenha uma fonte decente, a maioria das pessoas que conheço ou usam notebook ou PCs com fontes péssimas.  

 

Testando as tensões da fonte com o testador que vai chegar ou com um multímetro eu consigo ter um diagnóstico mais preciso se o problema está na fonte?

Continua sendo preocupante porque diminuir os clocks é uma forma da sua placa-mãe pedir socorro. Entre na BIOS e desativa o turbo para dar uma margem de folga.

 

Mesmo com as tensões estão boas, não dá pra garantir que está tudo certo com ela. Ela pode estar com boa regulação de tensão, mas alguma falha mais específica que afeta o funcionamento dela em algumas horas. São diversas possibilidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Continua sendo preocupante porque diminuir os clocks é uma forma da sua placa-mãe pedir socorro. Entre na BIOS e desativa o turbo para dar uma margem de folga.

 

Mesmo com as tensões estão boas, não dá pra garantir que está tudo certo com ela. Ela pode estar com boa regulação de tensão, mas alguma falha mais específica que afeta o funcionamento dela em algumas horas. São diversas possibilidades.

Desabilitei o Turbo Core, amanhã vou fazer o teste novamente pra ver como ele se comporta.

sobre a fonte vou ver se consigo levar minha fonte pra testar em outra maquina já que é mais fácil do que conseguir outra fonte decente por aqui pra testar.

Te agradeço pelo suporte até aqui, espero não precisar voltar, mas qualquer coisa volto pra aperriar mais um pouco. abraço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!