Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador e placa de vídeo passando dos 80º C em jogos


Posts recomendados

galera, eu to bastante preocupado sobre a saude do meu PC, pois quando eu jogo sua temperatura vai as alturas, eu recentemente comprei 3 faz pra tirar o ar quente de dentro, e mesmo assim continua com a gpu nos 81 graus a cpu nos 80 graus também, eu to ate pensando em comprar mais 3 fans pra empurrar o ar da frente pras fans de cima, eu n sei mais o que fazer, e eu medi a temperatura usando tanto o msi afterburner tanto o MWmonitor no MWmonitor q e mais detalhado, eu pude ver q a placa teve a temperatura maxima de 100 graus...

IMG_20210919_165336.jpg

IMG_20210919_165341.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

Tirar o ar quente realmente é mais importante do que colocar ar frio, mas se você adiciona muitas ventoinhas tirando ar quente e nenhum colocando ar frio, as ventoinhas a mais não vão fazer efeito algum. Qual é o modelo do seu gabinete?

ss eu pretendo botar na frente pra botar ar frio nesse caso seria melhor um water cooler, eu tenho medo de fazer efeito ao contrario, da agua ficar quente e cozinhar o PC, meu gabinete e um pichau hunter RGB, (n entendia de gabinete na epoca).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, KamuiDesu disse:

ss eu pretendo botar na frente pra botar ar frio nesse caso seria melhor um water cooler, eu tenho medo de fazer efeito ao contrario, da agua ficar quente e cozinhar o PC, meu gabinete e um pichau hunter RGB, (n entendia de gabinete na epoca).

Seu gabinete parece ser a frente fechada, receio que mesmo colocando ventoinhas aí não vai mudar muita coisa. Se ele fosse mais aberto, provavelmente teria melhor fluxo de ar mesmo sem ventoinhas na frente. Water cooler só é viável para processadores Ryzen 9 e quem sabe um Ryzen 7, abaixo disso você terá pouco (ou nenhum) ganho em relação a um bom air cooler num gabinete bem ventilado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

Seu gabinete parece ser a frente fechada, receio que mesmo colocando ventoinhas aí não vai mudar muita coisa. Se ele fosse mais aberto, provavelmente teria melhor fluxo de ar mesmo sem ventoinhas na frente. Water cooler só é viável para processadores Ryzen 9 e quem sabe um Ryzen 7, abaixo disso você terá pouco (ou nenhum) ganho em relação a um bom air cooler num gabinete bem ventilado.

o que eu posso fazer entao? :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, KamuiDesu disse:

o que eu posso fazer entao? :(

Você pode começar fazendo alguns testes com a tampa lateral aberta pra ver se acontece alguma melhoria na temperatura. Se for o caso, é sinal que o fluxo de ar do seu gabinete não está bom, ai você vai ter que ver alguma forma de melhorar isso ou trocar de gabinete. Faça teste de estresse no seu processador e veja qual é a temperatura máxima dele, sugiro o teste de estabilidade do AIDA64 ou algum benchmark tipo o Cinebench R20. Se ele continuar nesses 80ºC em estresse máximo, ainda está OK para o cooler box. 

 

Seria melhor também se você descrevesse a configuração do seu computador pra que fique mais fácil sugerir algumas ideias, diga qual seu processador, placa de vídeo, placa-mãe, memória, fonte, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Você pode começar fazendo alguns testes com a tampa lateral aberta pra ver se acontece alguma melhoria na temperatura. Se for o caso, é sinal que o fluxo de ar do seu gabinete não está bom, ai você vai ter que ver alguma forma de melhorar isso ou trocar de gabinete. Faça teste de estresse no seu processador e veja qual é a temperatura máxima dele, sugiro o teste de estabilidade do AIDA64 ou algum benchmark tipo o Cinebench R20. Se ele continuar nesses 80ºC em estresse máximo, ainda está OK para o cooler box. 

 

Seria melhor também se você descrevesse a configuração do seu computador pra que fique mais fácil sugerir algumas ideias, diga qual seu processador, placa de vídeo, placa-mãe, memória, fonte, etc.

meu PC e uma RTX 2060 SUPER Ryzen 5 3600 16GB, b450 ASUS prime br, 600w kcas, 2hd um de 1tb outro de 500gb, e 3 ventoinhas, vou tentar tirar a tampa aqui

5 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Tirar o ar quente realmente é mais importante do que colocar ar frio, mas se você adiciona muitas ventoinhas tirando ar quente e nenhum colocando ar frio, as ventoinhas a mais não vão fazer efeito algum. Qual é o modelo do seu gabinete?

cara n achei nenhuma maneira de abrir a n ser forca bruta, porque no yt n tinha nenhum video sobre como abrir, e eu tenho medo de quebrar algo ate porque a frontal ta conectada com um cabo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, KamuiDesu disse:

meu PC e uma RTX 2060 SUPER Ryzen 5 3600 16GB, b450 ASUS prime br, 600w kcas, 2hd um de 1tb outro de 500gb, e 3 ventoinhas, vou tentar tirar a tampa aqui

80ºC para um 2060 Super não está muito longe da realidade, e se seu 3600 estiver pegando isso em estresse, não está tão ruim também. Eu estou com um 3600 também desde quarta feira, também achei ele meio quente em stock, estava esquentando um pouco mais do que eu via nos testes, acredito que seja mais por conta da minha placa-mãe que deveria estar liberando muita corrente e tensão, ela veio com PBO em automático de fábrica. Fiz alguns ajustes, agora estou com overclock de 4.2GHz e Vcore de 1.15V, no BF5, que é um dos jogos mais pesados pra processador que testei, estava rodando abaixo de 60ºC no multiplayer com uma média de 60 FPS, uso o cooler Gammaxx 400 V2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

80ºC para um 2060 Super não está muito longe da realidade, e se seu 3600 estiver pegando isso em estresse, não está tão ruim também. Eu estou com um 3600 também desde quarta feira, também achei ele meio quente em stock, estava esquentando um pouco mais do que eu via nos testes, acredito que seja mais por conta da minha placa-mãe que deveria estar liberando muita corrente e tensão, ela veio com PBO em automático de fábrica. Fiz alguns ajustes, agora estou com overclock de 4.2GHz e Vcore de 1.15V, no BF5, que é um dos jogos mais pesados pra processador que testei, estava rodando abaixo de 60ºC no multiplayer com uma média de 60 FPS, uso o cooler Gammaxx 400 V2.

a minha em 4200mhz fica a 80 graus, fica assim no apex,warzone,ark survival, eu tava pensando em pegar um cooler do estilo do seu gammax 400 v2, ele parece ser muito melhor pra melhorar o fluxo de ar, porém como eu quero manter meu PC o mais saudavel possivel, eu queria pegar um mais parrudo, sla algum de 3 faz e 6 tubo, eu so queria jogar com temperatura abaixo dos 65 igual nos videos :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, KamuiDesu disse:

a minha em 4200mhz fica a 80 graus, fica assim no apex,warzone,ark survival, eu tava pensando em pegar um cooler do estilo do seu gammax 400 v2, ele parece ser muito melhor pra melhorar o fluxo de ar, porém como eu quero manter meu PC o mais saudavel possivel, eu queria pegar um mais parrudo, sla algum de 3 faz e 6 tubo, eu so queria jogar com temperatura abaixo dos 65 igual nos videos :(

Como você verá nesse review, pagar muito caro num cooler quase não vai fazer diferença para um processador como o 3600:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você tem 3 fans no gabinete?
Eu colocaria 2 na frente e 1 na traseira.
Experimente depois fazer o teste com o gabinete sem e com a tampa frontal.
Já vi casos que a diferença de temperatura não chega a ser muita coisa, mas em outros casos ficou acima do desejável.

 

Apesar do Pichau Hunter ter a frente mais fechada, as frestas da lateral devem permitir uma ventilação razoável com fans, veja foto aqui.
Já vi gabinetes que tem uma passagem de ar bem mais estreita.

 

O R5 3600 não é um processador frio, ele esquenta consideravelmente dependendo do uso.
E o cooler é o Wraith Stealth que é o mais básico da série.
Mas de qualquer forma o limite de temperatura é de 95 C e temperaturas em 80 C ainda são aceitáveis com boa folga.

 

Você não precisa optar por um cooler que seja muito parrudo ou caro.
Já vi vários donos com esse cpu e o Gammaxx atendendo satisfatoriamente.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KamuiDesu só acrescentando alguns detalhes: se você estiver tendo problemas com os limites do PBO, pode tentar forçar o padrão para os processadores Ryzen de 65W que é PPT 88W, TDC 60A e EDC 90A. Eu estava fazendo uns testes aqui na minha placa-mãe setando manualmente esses valores, e melhorou bastante a temperatura com o processador em stock. Por padrão minha placa-mãe estava liberando limites bem altos, o que fazia o CPU esquentar acima do normal liberando mais tensão e mais corrente.

 

Ainda assim, consigo melhores resultados com OC de 4.2GHz e tensão de 1.15V, pontuações mais altas nos benchmarks, o consumo de energia e a temperatura também são menores (CPU Package Power fica em 75-80W, enquanto em stock chega a 88W devido ao limite PPT). Se não quiser mexer com OC, pode mexer só no PBO alterando manualmente o PPT para valores mais baixos que o stock. A frequência do processador deve cair um pouco em estresse, mas o impacto na temperatura é muito maior do que no desempenho, digo isso tanto pelos meus testes quanto pelos resultados de outras pessoas na internet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!