Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Colocar dois potenciômetros de volume em som para o carro


GustavoH93

Posts recomendados

Olá pessoal se puderem me dar uma ajudinha aqui eu queria colocar dois potenciômetros de volume nesse projetinho que estou montando se o tópico estiver em local errado por favor movam de lugar eu não entendi bem a divisão dos tópicos  😅  bom a ideia é a seguinte:

 

Comprei um player mp3 pra colocar no carro arrumei essa placa azul pra montar tudo e vou pintar ela de preto depois pra ficar parecido com os rádios toca fitas de antigamente, como o famoso roadstar:

 

762ed8c79e06291b280cf7ff7135feb6.jpg

 

 

Tenho esse amplificador:

Modulo-Amplificador-Stetsom-400-Rms-Ir-4

 

ele tem essas conexões e ajustes:

 

D_NQ_NP_745865-MLB31144637885_062019-O.j

 

como ele tem 4 canais vou usar 2 canais para ligar os alto-falantes do carro e os outros dois canais vou ligar em bridge para ligar o subwoofer.

 

Então na saida do player mp3 pensei em conectar os 2 potenciômetros, um potenciômetro vai em uma entrada do amplificador com a chavinha do amplificador selecionada em FLAT e o outro potenciômetro vai ligado na outra saída do com a chavinha selecionada em LPF para ligar o subwoofer, a ideia é que um potenciômetro controla o volume dos alto-falantes e o outro controla o volume do subwoofer, mas a duvida é como eu ligo os potenciometros? Seria mais ou menos assim mas duplicado? e no lugar do amplificador eu conecto o mp3?

 

potenciometro_amplificador_volume.jpg

WhatsApp Image 2021-09-25 at 15.17.42.jpeg

WhatsApp Image 2021-09-25 at 15.18.04.jpeg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 Beleza obrigado pela resposta, achei melhor montar um esqueminha antes para não se perder é só seguir ele que não tem erro né?

 

Aqui na imagem pedia potenciômetro duplo de 10 ou 20K e o cara não tinha lá pra vender só tinha de 500K mas funciona igual não tem problema ou tem?

amplificador.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/09/2021 às 15:02, Renato.88 disse:

Na maioria das vezes funciona, só testando pra saber.

opa montei testei na bancada e funcionou, só achei estranho que ficou com um leve chiado, se eu aumentar o ganho do amplificador o chiado também aumenta, tem algum esquema pra diminuir isso ou não tem jeito faz parte mesmo?

 

Será que por testar na bancada usando fonte chaveada isso que pode causar o chiado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser falta de blindagem. 

Faça uma caixa metálica pra acomodar seus potenciômetros e circuitos. Algo semelhante ao que encontramos nos rádios antigos. 

A caixa deve estar aterrada pelo negativo. 

No automóvel sem nenhuma blindagem pode aparecer outros ruídos já que tem a bobina e o alternador. 

Circuitos de filtro na entrada de alimentação do seu radinho também podem ajudar na eliminação dos ruídos. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/09/2021 às 22:45, Renato.88 disse:

No automóvel sem nenhuma blindagem pode aparecer outros ruídos já que tem a bobina e o alternador. 

Circuitos de filtro na entrada de alimentação do seu radinho também podem ajudar na eliminação dos ruídos. 

Hum deve ser por isso que a maioria dos módulos amplificadores automotivos são feitos em carcaça de alumínio servem de dissipador e também para proteger contra ruídos, vou improvisar alguma caixa de metal para colocar aqui, mas com relação a filtros que tipos posso usar? Pesquisei alguns filtros mas só apareceu para fontes chaveadas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!