Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock com Ryzen 7 5800x


DavidThemode

Posts recomendados

Bem eu montei recentemente um PC e quiz aumentar um pouco os clocks mas não entendo assim uito de overclock ainda por isso quiz ver se aqui conseguiria entender melhor se é seguro ou não.

Specs:

CPU- Ryzen 7 5800x

GPU- ASUS Tuf Gaming RTX 3060 OC 12gb

RAM- Kingston Kypex DDR4 4000Mhz 8gb 2 pentes

MB- MSI B450 Tomahawk MAX II

SSD- Corsair M0510 480gb M.2

HDD- Seagate Barracuda  7500RPM 2TB

Fonte- Corsair TX850M Semi Modular
 

Caixa- Corsair 220T RGB

Air Cooler- Cooler Mater Hyper 212 Black edition

Fans: 3 120mm na frente e 1 na traseira e 2 140mm no topo tosão são Corsair RGB DE 1500 RPM

 

Agr a minha questão é se o overclock que coloquei é coloquei é bom ou não e se com esta ventilação toda o PC aguentaria tal overclock como podem ver nas imagens abaixo

 

E outra duvida que tenho é que ás vezes as 3 ventoinhas da placa gráfica desligam mas depois voltam a ligar quando começo a correr algum jogo mais pesado isso é normal?

 

IMG_20211007_155312.thumb.jpg.7896f794190465fbc8ece86d07acfc83.jpgIMG_20211007_155320.thumb.jpg.345e76b56f30a35ee68842ffa277b2b7.jpg

 

IMG_20211007_155238.thumb.jpg.07657df632db5ac2ee2964885bc61c32.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, DavidThemode disse:

E outra duvida que tenho é que ás vezes as 3 ventoinhas da placa gráfica desligam mas depois voltam a ligar quando começo a correr algum jogo mais pesado isso é normal?

Sim, a maioria das placas novas funcionam assim para diminuir o ruído em idle.

 

39 minutos atrás, DavidThemode disse:

Agr a minha questão é se o overclock que coloquei é coloquei é bom ou não e se com esta ventilação toda o PC aguentaria tal overclock como podem ver nas imagens abaixo

Não vi nenhum overclock na sua imagem, o 5800X em stock roda acima de 4.6GHz em jogos, por exemplo. Pelas fotos, você está usando 4.27GHz, ou seja, está perdendo desempenho.

 

Quais parametros está usando nas opções de overclock nas configurações avançadas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

Sim, a maioria das placas novas funcionam assim para diminuir o ruído em idle.

 

Não vi nenhum overclock na sua imagem, o 5800X em stock roda acima de 4.6GHz em jogos, por exemplo. Pelas fotos, você está usando 4.27GHz, ou seja, está perdendo desempenho.

 

Quais parametros está usando nas opções de overclock nas configurações avançadas?

Bem antes de eu ter ativado a opção (Game Boost) e a opção (A-XMP) o CPU estava em 3.8 e a RAM a 2400 depois que ativei essas opções foi para os 4.20 no CPU e os 4000 na RAM foi só isso que fiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, DavidThemode disse:

Bem antes de eu ter ativado a opção (Game Boost) e a opção (A-XMP) o CPU estava em 3.8 e a RAM a 2400 depois que ativei essas opções foi para os 4.20 no CPU e os 4000 na RAM foi só isso que fiz

Não use essas opções de overclock automático no processador, geralmente não fica muito bom não, só mexa com isso se for manualmente e se tiver noção do que está fazendo. O que fez sua RAM subir pra 4000 foi o A-XMP do lado, talvez esse modo Game Boost aí ativa o A-XMP junto, mas você pode ativa-lo sozinho. O XMP é o perfil de tuning que o fabricante coloca dentro da memória, como se fosse um "overclock oficial".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

Não use essas opções de overclock automático no processador, geralmente não fica muito bom não, só mexa com isso se for manualmente e se tiver noção do que está fazendo. O que fez sua RAM subir pra 4000 foi o A-XMP do lado, talvez esse modo Game Boost aí ativa o A-XMP junto, mas você pode ativa-lo sozinho. O XMP é o perfil de tuning que o fabricante coloca dentro da memória, como se fosse um "overclock oficial".

Hum terei então que me informar melhor para ver isso.

Já agr sobre aquela opção do IDLE na gráfica dá para desactivar e deixar as Fans sempre a rodar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, DavidThemode disse:

Já agr sobre aquela opção do IDLE na gráfica dá para desactivar e deixar as Fans sempre a rodar?

Ter, até tem.. Mas isso tem um propósito..

 

GPU modernas consomem o mesmo que uma lâmpada LED, quando em idle, ou seja, geram muito pouco calor, que o dissipador sozinho, dá conta.. Além desse aspecto, isso diminui a variação térmica da GPU e, por consequência, da solda dela junto à PCB, o que diminui a chance de ter problemas nisso, em longo prazo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, RS Faria disse:

Ter, até tem.. Mas isso tem um propósito..

 

GPU modernas consomem o mesmo que uma lâmpada LED, quando em idle, ou seja, geram muito pouco calor, que o dissipador sozinho, dá conta.. Além desse aspecto, isso diminui a variação térmica da GPU e, por consequência, da solda dela junto à PCB, o que diminui a chance de ter problemas nisso, em longo prazo..

Hum ou seja se manter assim em idle a gráfica digamos dura mais tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, DavidThemode disse:

Hum terei então que me informar melhor para ver isso.

Overclock não é bicho de sete cabeças, mas você precisa ter noção de onde está mexendo e os possíveis riscos de mexer em algo que não deveria. De forma geral, os processadores Ryzen não são bons de overclock, seus chips meio que já vem de fabricante entregando tudo o que podem, no máximo você sobe uns 200MHz acima do turbo dele, o que mal resultará em 5% de ganho, mas aumentará consideravelmente o consumo de energia e temperatura. Tem falar que, muitas vezes, esses valores de clock só são atingidos com tensões muito altas, nem sempre seguras para o processador.

 

Estou usando um Ryzen 5 3600 há algum tempo e andei mexendo nas opções de overclock dele. Como eu comprei um chip de fabricação recente, ele veio um pouco mais refinado do que os primeiros modelos comercializados, então eu consegui usar alguns valores de clocks com tensões abaixo do stock. Por padrão ele roda aqui entre 1.25-1.3 V com picos até 1.35V. O turbo dele chega até 4.2GHz, mas nas tarefas pesadas fica chega até 4.05GHz. Primeiramente estava usando ele travado a 4.2GHz e Vcore de 1.15V, além de ter um desempenho multi-core levemente (quase nada) mais alto que em stock, consegui reduzir também a temperatura e o consumo de energia. Atualmente estou usando 4.0GHz com Vcore de 1.05V, tanto a temperatura quando o consumo de energia reduziram drasticamente em relação ao stock, o desempenho multi-core continua igual, e o single-core diminuiu coisa de 5%.

 

Você pode até tentar a mesma coisa aí no seu PC, travar o clock a 4.6 ou 4.7GHz, por exemplo, e tentar usar uma tensão menor do que a de fábrica, vá diminuindo aos poucos e testando. Sugiro fazer isso primeiro com o programa Ryzen Master, pois você aplica as mudanças direto do Windows, e se ficar instável, causando o desligamento do PC, a configuração não será aplicada a nível de BIOS, então seu PC reiniciará normalmente. Um overclock errado direto pela BIOS te obrigará a fazer um clear CMOS toda vez que o PC não quiser iniciar. Só lembrando também que undervolting não causa danos ao PC, diferente do overvolting (geralmente necessário para subir os clocks acima do padrão), no máximo seu processador não ficará estável em uma tensão mais baixa e irá desligar, mas aí é só aumentar de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Qual sua placa-mãe? 

Fiz um undervolt mas foi mexendo lá no amd overclocking, só que a tensão e o clock da cpu ficam travadas. Como não achei uma resposta concreta de se isso causaria degradação eu resolvi desfazer. Onde você fez na sua BIOS?

A minha é a Gigabyte b450m ds3h v2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, TheMoonologist disse:

@GuilhermeGB Qual sua placa-mãe? 

Fiz um undervolt mas foi mexendo lá no amd overclocking, só que a tensão e o clock da cpu ficam travadas. Como não achei uma resposta concreta de se isso causaria degradação eu resolvi desfazer. Onde você fez na sua BIOS?

A minha é a Gigabyte b450m ds3h v2.

MSI B450M PRO VDH Max. Undervolting não causa degradação na CPU, o overvolting sim. Eu apliquei meu overclock direto na BIOS, pois está estável, mas antes é bom ir fazendo pelo Ryzen Master e testando. Um problema aí das placas Gigabyte é que elas não tem opção de Vcore fixo na BIOS, não sei se adicionaram isso recentemente, mas até onde eu vi não tinha. Parece que só dá pra configurar um offset de tensão, mas pelo Ryzen Master você consegue configurar uma tensão fixa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB então eu tinha conseguido setar a tensão fixa em 1.2v e o clock em 3700, só que foi no menu Amd overclocking>Manual cpu overclocking e estava estável fazendo teste no cinebench,cpuz e jogando mesmo.

Mas assim deixar a tensão travada não dá problema? Seria melhor configurar o offset pra tensão descer enquanto em idle?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, TheMoonologist disse:

@GuilhermeGB então eu tinha conseguido setar a tensão fixa em 1.2v e o clock em 3700, só que foi no menu Amd overclocking>Manual cpu overclocking e estava estável fazendo teste no cinebench,cpuz e jogando mesmo.

Mas assim deixar a tensão travada não dá problema? Seria melhor configurar o offset pra tensão descer enquanto em idle?

O único problema de diminuir a tensão é o processador ficar instável e desligar. O offset só define um valor de tensão abaixo ou acima do valor dinâmico definido pelo controle automático. Na BIOS que veio de fábrica com o processador em stock, já vi a tensão pegar até 1.45V, mas poderia variar entre 1.25V e 1.45V, mas acho que isso era porque o PBO estava sendo ativado automaticamente. 

 

Se você tiver com tempo pra fazer testes, o programa ClockTuner for Ryzen consegue achar os valores de tensão e clock para seu processador. O teste demora um pouco, pois o programa vai diminuindo o Vcore de 6 mv em 6 mv e vai fazendo teste de estabilidade. Aqui tinha dado erro lá por volta dos 1.03V com 4.05GHz, mas estou usando em 1.05V mesmo com 4.0GHz. Também deixei salvo um perfil no Ryzen Master de 3.6GHz 0.95V, não fiz muitos testes, mas parece estável, seria uma opção para esquentar menos, mas o processador já estão rodando bem frio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

O único problema de diminuir a tensão é o processador ficar instável e desligar. O offset só define um valor de tensão abaixo ou acima do valor dinâmico definido pelo controle automático. Na BIOS que veio de fábrica com o processador em stock, já vi a tensão pegar até 1.45V, mas poderia variar entre 1.25V e 1.45V, mas acho que isso era porque o PBO estava sendo ativado automaticamente. 

 

Se você tiver com tempo pra fazer testes, o programa ClockTuner for Ryzen consegue achar os valores de tensão e clock para seu processador. O teste demora um pouco, pois o programa vai diminuindo o Vcore de 6 mv em 6 mv e vai fazendo teste de estabilidade. Aqui tinha dado erro lá por volta dos 1.03V com 4.05GHz, mas estou usando em 1.05V mesmo com 4.0GHz. Também deixei salvo um perfil no Ryzen Master de 3.6GHz 0.95V, não fiz muitos testes, mas parece estável, seria uma opção para esquentar menos, mas o processador já estão rodando bem frio.

Então,eu segui esse tutorial aqui:

https://youtu.be/T3fp5esdKBo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, TheMoonologist disse:

Então,eu segui esse tutorial aqui:

https://youtu.be/T3fp5esdKBo

Legal, tinha ouvido falar que as placas Gigabyte não tinha modo de tensão fixa, mas parece que tem sim. Desse jeito ai funciona, mas se você não quiser ficar reiniciando o PC, faz pelo Ryzen Master mesmo, vai diminuindo e testando direto pelo Windows, só configura na BIOS depois que você achar o valor estável dentro do Ryzen Master. O bom do Ryzen Master é que se ficar instável e o PC reiniciar, essa tensão que você aplicou não fica no processador, volta pro que está configurado pela BIOS. Se você acabar colocando uma tensão muito baixa pela BIOS que seu PC nem dá vídeo, você vai ter que abrir o gabinete e fazer um clear CMOS, o que dá um pouquinho mais de trabalho.

 

O Ryzen Master é bem tranquilo, é um programa oficial da AMD. Basta instalar ele aí, aí você vai no "Advanced View", você vai ver uns quatro perfis diferentes embaixo de "Home", você pode editar qualquer um, nenhum deles vem com nada salvo por padrão, os dois primeiros só vem com nome diferente, e você pode até renomear. Lá dentro você vai em "Manual", configura o clock fixo que você quer pra todos os núcleos, dá pra configurar individualmente por núcleo ou dá pra espelhar o mesmo clock em todos. Depois em "Voltage Control", precisa estar "Included", mude se não estiver assim, aí só colocar o valor de tensão que você quer. Depois é só aplicar e começar a testar, se não ficar estável durante o teste, o PC só vai reiniciar e voltar para o que estava antes, ai é só abrir o programa de novo e tentar outra configuração, um clock menor ou uma tensão maior. A interface do programa é assim no modo "Advanced View":

 

631806952_ryzenmaster.thumb.png.f4005ca04ecbe1224c0fed67aa821bc2.png

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, TheMoonologist disse:

@GuilhermeGB Beleza,eu tinha feito reiniciando mesmo kkkkkkk,consegui 1.2v

Vou tentar colocar uma tensão mais baixo no Ryzen master,valeu

1.2V é um resultado legal, dependendo de quanto seu processador estava pegando antes, pode resultar em uns 10ºC de redução. Eu fiz um teste aqui agorinha pra comparar com stock vs undervolt, consegui reduzir mais de 20ºC. Estava pegando 76ºC em em estresse com o processador em stock, e agora está pegando 55ºC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB É,ficou travando um pouco quando reduzi pra 1.190V.

Vou deixar travado em 1.2v e clock 3.8 como tava antes.

Uma coisa que me deixou um pouco preocupado foi que no Hwinfo a tensão e o clock pareciam ficar estáticos,e no Cpuz a tensão baixava as vezes e só o clock travava.

Mas no Ryzen master os dois descem,sabe dizer por quê?

 

11 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

1.2V é um resultado legal, dependendo de quanto seu processador estava pegando antes

Cara pegava 1.35~1.45v e em estresse ficava entre 73~75°

Com 1.2v não passa de 62°

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, TheMoonologist disse:

Uma coisa que me deixou um pouco preocupado foi que no Hwinfo a tensão e o clock pareciam ficar estáticos,e no Cpuz a tensão baixava as vezes e só o clock travava.

Mas no Ryzen master os dois descem,sabe dizer por quê?

É normal ficar variando enquanto o processador está em idle, já vi o meu cair para 0.2V.

 

3 horas atrás, TheMoonologist disse:

Cara pegava 1.35~1.45v e em estresse ficava entre 73~75°

Com 1.2v não passa de 62°

Já melhorou bastante, ficou muito bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...