Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC desligando quando ligam o chuveiro


Posts recomendados

Sou bem leigo em questão de pcs e quero uma solução pra um problema com a energia do meu PC/casa.
tenho um PC com essas configurações:

Intel(R) Celeron(R) G5920 CPU @ 3.50GHz   3.50 GHz
8GB memória RAM 3200mhz DDR4 T-Force

SSD 256gb Lexar

Placa-Mãe ASUS H410M-E

Fonte Tomahawk 500w (ela tem a chavinha de mudança de tensão então acho que é bivolt)
Comprei esse PC sem placa de vídeo pois eu tinha uma antiga GTX 550 TI 1gb, então eu queria colocar ela no PC e eu até consegui. Mas depois descobri um problema... o meu PC desliga quando ligam o chuveiro e estou jogando algo que exige da placa de vídeo...
Então eu quero saber onde pode está o problema... Na eletrica da casa, na fonte, ou na ausencia de um estabilizador...

Segue ai embaixo a foto da fonte:

IMG_20211018_112127.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Antoniio789 disse:

Fonte Tomahawk 500w (ela tem a chavinha de mudança de tensão então acho que é bivolt)

Essa fonte é uma bomba, deve não estar aguentando a placa. Para mais informações sobre fontes, leia:

 

 

3 minutos atrás, Antoniio789 disse:

ou na ausencia de um estabilizador...

Em hipótese alguma utilize estabilizador no PC ou qualquer tipo de dispositivo eletrônico. Esse aparelho é a mesma coisa que veneno para fontes de alimentação chaveadas. Essas fontes não necessitam de estabilização, na verdade os estabilizadores atrapalham seu funcionamento.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Antoniio789 confira também as instalações eletricas de sua casa,  fiação mal dimensionada pode causar esse tipo de problema, Mas como mencionou que ele desliga quando joga algo pesado, não da pra descartar que seja a fonte o problema..  para a sua configuração uma pichau nidus 500w ou uma xpg pylon 550w dará conta tranquilamente e são ótimas fontes custo/benefício [caso deseje fazer a troca da fonte]

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Antoniio789 Boa tarde, seja bem-vindo ao Clube do Hardware!
A instalação elétrica de sua casa provavelmente não foi bem dimensionada, e por isso deve ocorrer uma variação de energia ao ligar o chuveiro. E como foi dito sua fonte é genérica, e por não ter PFC ativo, não consegue lidar bem com a variação de energia. Por isso perde potência, desligando o PC quando a placa de vídeo está em uso (que é um dos componentes que mais exige da fonte). Reforço a recomendação dos usuários acima em trocar de fonte, e se for financeiramente possível, recomendo chamar um eletricista sério e qualificado para avaliar a instalação elétrica de sua casa. As vezes uma instalação mal dimensionada pode ser perigosa!
Sobre estabilizador, isso pode te interessar:

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Ferox Graxaim disse:

@Antoniio789 Boa tarde, seja bem-vindo ao Clube do Hardware!
A instalação elétrica de sua casa provavelmente não foi bem dimensionada, e por isso deve ocorrer uma variação de energia ao ligar o chuveiro. E como foi dito sua fonte é genérica, e por não ter PFC ativo, não consegue lidar bem com a variação de energia. Por isso perde potência, desligando o PC quando a placa de vídeo está em uso (que é um dos componentes que mais exige da fonte). Reforço a recomendação dos usuários acima em trocar de fonte, e se for financeiramente possível, recomendo chamar um eletricista sério e qualificado para avaliar a instalação elétrica de sua casa. As vezes uma instalação mal dimensionada pode ser perigosa!
Sobre estabilizador, isso pode te interessar:

 

 

23 horas atrás, Alex Weiss disse:

@Antoniio789 confira também as instalações eletricas de sua casa,  fiação mal dimensionada pode causar esse tipo de problema, Mas como mencionou que ele desliga quando joga algo pesado, não da pra descartar que seja a fonte o problema..  para a sua configuração uma pichau nidus 500w ou uma xpg pylon 550w dará conta tranquilamente e são ótimas fontes custo/benefício [caso deseje fazer a troca da fonte]

acho que vou trocar a fonte e depois chamar um eletricista pra dar uma olhada na casa

agora, Ferox Graxaim disse:

Pode dizer marca e modelo, ou ao menos mandar uma foto do protetor?

pelo que eu vi aqui nele é Energy Lux, não tenho 100% de certeza porque nem ver a marca eu sei ver kkkkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
8 minutos atrás, Antoniio789 disse:

pelo que eu vi aqui nele é Energy Lux, não tenho 100% de certeza porque nem ver a marca eu sei ver kkkkk

É um que se assemelha a um estabilizador? Caso seja, provavelmente é propaganda enganosa. Geralmente esses "protetores" tratam-se apenas de um transformador com várias tomadas na saída. Não faz muita diferença usá-lo. Recomendo comprar um filtro de linha iClamper Energia 5.

Inclusive, o transformador precisaria fornecer a potência necessária para o computador. Esses "protetores" costumam ter transformadores bem fracos, que pode estar contribuindo para o problema de sua máquina.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Ferox Graxaim disse:

É um que se assemelha a um estabilizador? Caso seja, provavelmente é propaganda enganosa. Geralmente esses "protetores" tratam-se apenas de um transformador com várias tomadas na saída. Não faz muita diferença usá-lo. Recomendo comprar um filtro de linha iClamper Energia 5.

Entendo, vou trocar ele então, eu já desconfiava que ele não era bom. Sobre o post, o que você me recomenda comprar ou fazer pra acabar com o problema ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
10 minutos atrás, Antoniio789 disse:

Entendo, vou trocar ele então, eu já desconfiava que ele não era bom. Sobre o post, o que você me recomenda comprar ou fazer pra acabar com o problema ?

Reforço a recomendação dos demais colegas nesse tópico em trocar de fonte. O tópico citado por nosso amigo @GuilhermeGB irá apontar boas marcas de fonte, e @Alex Weiss recomendou duas boas fontes.
Outra boa opção barata é a PCYes Electro V2 500W, porém testes demonstraram que ela não desarma em sobrecarga. Mas isso não será um problema se usares um hardware que ela suporte. O seu hardware usará pouco da fonte, creio que até mesmo uma de 400W já seria o suficiente.
Repito também a minha outra recomendação:

23 horas atrás, Ferox Graxaim disse:

recomendo chamar um eletricista sério e qualificado para avaliar a instalação elétrica de sua casa. As vezes uma instalação mal dimensionada pode ser perigosa!

 

Creio que seu problema atual já acabará caso simplesmente retire esse "protetor".

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Ferox Graxaim disse:

Reforço a recomendação dos demais colegas nesse tópico em trocar de fonte. O tópico citado por nosso amigo @GuilhermeGB irá apontar boas marcas de fonte, e @Alex Weiss recomendou duas boas fontes.
Outra boa opção barata é a PCYes Electro V2 500W, porém testes demonstraram que ela não desarma em sobrecarga. Mas isso não será um problema se usares um hardware que ela suporte. O seu hardware usará pouco da fonte, creio que até mesmo uma de 400W já seria o suficiente.
Repito também a minha outra recomendação:

 

Creio que seu problema atual já acabará caso simplesmente retire esse "protetor".

 

mas o problema ja estava ocorrendo sem ele... creio que seja a fonte então

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...