Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Capacitores de poliéster na rede elétrica


cooler98

Posts recomendados

Bom dia à todos.

 

Alguém poderia me indicar uma literatura sobre capacitores na rede eletrica? Acredito que seja algo relacionado à retirar reativos da rede (gerado por motores e fontes chaveadas).

 

Eu dei uma olhada na senoide da rede que chega até minha casa e vi que ela é bem "suja". Aparentemente possui muitos harmônicos e afins, bem como "picotes" que parecem ser característicos de chaveamento em determinados horarios do dia. Quando esses picotes aparecem com maior intensidade, é possível ouvir um ruído em filtros EMI das fontes chaveadas. 

 

Possuo vários aparelhos de ar condicionado também e fiquei curioso sobre a possibilidade de colocar capacitores na rede (não à esmo, calculando, claro) para dar uma "Limpada" nesses ruídos e compensar o reativo dos motores e fontes chaveadas. Não tenho certeza se se aplica, por isso também estou perguntando aqui. 

 

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Limpar a rede toda de sua casa pode até ser possível mas requer conhecimentos e investimentos  e é isso que a concessionária de luz quer. Permita-me não te orientar sobre as fórmulas teóricas que não me pertencem mas permita-me uma visão prática  de te dar ideia de colocar filtro de linha - onde tudo já está calculado - nos aparelhos que eventualmente sofrem interferência.

42 minutos atrás, Luiz Paulo Damaceno disse:

para dar uma "Limpada" nesses ruídos e compensar o reativo dos motores

Existem até bancos de capacitores pra esta função ... até obrigatórios em algumas indústrias

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, .if disse:

Limpar a rede toda de sua casa pode até ser possível mas requer conhecimentos e investimentos  e é isso que a concessionária de luz quer. Permita-me não te orientar sobre as fórmulas teóricas que não me pertencem mas permita-me uma visão prática  de te dar ideia de colocar filtro de linha - onde tudo já está calculado - nos aparelhos que eventualmente sofrem interferência.

Existem até bancos de capacitores pra esta função ... até obrigatórios em algumas indústrias

 

Obrigado! Esses filtros são caros? Pois esses que achamos "no mercado" não me parecem ser bons. Existem alguns que até possuem um ou outro capacitor, mas sempre aquela coisa... 470 nF, poliéster, 400V. Imagino que isso não filtre nem ajude. 

Esses bancos de capacitores, no caso, por não se tratar de uma industria, poderia substituir por exemplo por capacitores de poliéster? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Acho que não expliquei direito e meio que misturamos as bolas kk.

5 horas atrás, Luiz Paulo Damaceno disse:

bancos de capacitores, no caso, por não se tratar de uma industria, poderia substituir por exemplo por capacitores de poliéster

Apesar de todos serem capacitor, têm missões diferentes. esquece o banco de capacitores afinal você não tem uma indústria (por enquanto 😁),,, mas antes veja este quase on topic de ontem que acabo de ver...

https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=inteligencia-artificial-otimiza-motor-eletrico-inducao#.YXm6rJtv-00

 

 

Só vou te expor visão prática... coloque o de 470nF e veja se te atende.

Um filtro de linha tem construção relativamente complexa e... olha seu 470nF aí ...🤪

Circuito220V+com+Terra+CEeT+Final.PNG

http://canaleet.blogspot.com/2018/08/filtro-de-linha-como-fazer-um-fitro-de.html

(não vi o video do carinha ok?)

Quanto aos do mercado, só mesmo testando... cada um é cada um Caso ache algum que atenda suas expectativas, queira fazer a gentileza de nos contar ok?

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelas suas considerações, @.if. Fiz alguns testes aqui e acabei vendo algum benefício em ter um "pequeno banco de capacitores" na minha rede. 

 

Estou fazendo mineração de criptos, e há alguns meses percebi que o ruído na rede por vezes atrapalha. Uma ou outra placa trava, mesmo com fonte boa (CX650 alimentando duas placas). Foi ai que comecei até escutar esses harmônicos nos indutores de filtragem de EMI. O que me estranhou bastante. Das duas uma: ou a fonte era muito ruim (descartado, pois nunca tive problema com esse tipo de fonte). Ou o negócio é sinistro mesmo! kkkkk

Moro proximo de shopping e algumas industrias e coméricios grandes. Então considerei que a rede pudesse ser muito suja.

Acabei fazendo por conta um filtro de EMI. Usei dois núcleos toroidais em "Paralelo" com capacitores X e Y, indo pra alimentação das RIGs. Resolveu e muito! Mas passei a escutar mais esse harmonico que citei, no proprio filtro que fiz. 

A questão dos capacitores na rede foi por conta justamente de eu perceber picos gerados pelos aparelhos de ar condicionado. Como eu possuía vários capacitores de 2,2uF de um projeto aqui após nossa conversa e mais um pouco de leitura, resolvi testar. Bom... As lâmpadas pararam de dar aquela leve piscada quando o compressor dá partida!

 

image.thumb.png.3985f00f0712efa14be7103d6b0e1577.png

"Filtro" EMI mencionado em primeiro lugar

 

image.thumb.png.43c57042f8a312c3c50d8b6aed73d0ac.png

"Banco" 1

 

image.thumb.png.c981eae53e4c16adcf20f6063f0a8725.png

"Banco 2"

 

espalhei alguns desses bancos pela casa. são 4 no total, o de capacitores X2 é o único com capacitores desse tipo.

 

Sei que as montagens não estão bonitas. Estou planejando uma melhora, mas precisava testar antes!

 

Lembra que comentei do ruído no filtro? Então. Com esses caras, ele sumiu! Independente do horário. E também percebi uma melhora no sinal da rede elétrica, senóide mais limpa e com menos "tortices" ou ruídos de chaveamento de TRIAC desses chuveiros dimerizáveis. 

 

Gostei dos links que mandou. Vou melhorar meus circuitos baseando-me nesses filtros. 

No meu caso, o filtro emi ficou com poucas espiras. Porém com uma área grande, acredito que uma coisa compense a outra. Circulo 6A~7A por ele também. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 minutos atrás, Luiz Paulo Damaceno disse:

percebi uma melhora no sinal da rede elétrica, senóide mais limpa e com menos "tortices" ou ruídos de chaveamento de TRIAC desses chuveiros dimerizáveis.

Legal que possuis um osciloscópio. Se achar que deve, publique as formas de onda com e sem o filtro no ponto que achar melhor. Excelente conteúdo para o forum e incentivo pra quem quiser montar algo do gênero. Fale também o valor dos capacitores.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de tirar essas imagens aqui.

 

image.thumb.png.3ddb287035f9cf024280cee9d63b72cd.png

Sem capacitores.

image.thumb.png.06a721bb79b6200b92acf3c11a4eae41.png

Com capacitores.

 

São capacitores de poliéster simples. 2,2uF x 400V. Cada "banco" tem 4 capacitores em paralelo. O diferente, tem 4 capacitores de poliéster também, porém x2, mkp. 470 nF x 305V. Usei 3 bancos no total (12x 2,2uF x 400V -> 26,4 uF simples no total + 1,88 uF X2 no total). 

 

Para medir, utilizei um transformador simples de fonte linear.  De 15VCA.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Da hora. Dá pra perceber o arrendondamento da onda. O ideal seria se o capacitor entrasse em ação junto com motores ou carga indutiva. Apenas colocar na rede ele meio que vai ficar consumindo. Assim sendo, tente agora observar o relógio de luz com e sem seu banco pra ver qual o consumo. Outra coisa... não sei se na conta de luz menciona o f.p. (o meu ainda é antigo analógico). Ve se dá diferença

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if ainda não menciona. mas em breve pode ser que mencione. Meu medidor também é analógico. Recentemente pedi a troca para tarifa branca por compensar mais pelo meu perfil de uso... Aí veremos como fica. Porém, potência ativa... praticamente zero pelos meus medidores, porém há uma corrente de 0,8A por banco. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Atualizando o post:

 

Trocaram meu medidor de energia esses dias, por conta da tarifa branca. O modelo é ARES7023, da Eletra. Ele possui 4 quadrantes indicando se a carga está mais capacitiva ou mais indutiva. No meu caso, fica quase sempre capacitiva, a menos que eu ligue todos os ar condicionado da casa + as duas lavadoras de roupa. Com os "bancos" desligados, a rede continua capacitiva. 

Não há medição do fator de potência pois sou consumidor residencial. As unicas telas que eu o leiturista verão são:

Data;

Hora;

Consumo ativo total;

Consumo ativo horario de ponta;

Consumo ativo horario fora de ponta;

Consumo ativo horario intermediário. 

 

Também há indicações do sentido da corrente. Esse medidor pode ser usado para quem possui sistema solar homologado. 

 

Todos os recursos que serão utilizados são previamente programados, ou seja, no meu caso, só são visualizáveis e medidos as coisas que citei a cima. As outras, o medidor nem se preocupa em medir. 

 

Inicialmente imaginei que por ser um medidor digital e muito bem equipado, eu diria,  poderia ver meu consumo diariamente e ter um maior controle sobre a minha qualidade da rede (auto enganação de um jovem com pensamentos futuristas). Mas não. O leiturista continua vindo uma vez por mês e olha o consumo em cada uma das telas (total, ponta, fora de ponta e intermediário), anota e segue seu caminho. 

 

Luiz

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!