Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Comprei meu SSD SN550 a cerca de 1 ano e a saúde dele está em 98% e cerca de 16tb já escritos. Eu utilizo o PC praticamente apenas para navegação no chrome e quase nunca desligo(a hibernação dele está para 10 min quando ocioso). As vezes saio da frente do PC e ele hiberna para economizar energia. Ou as vezes eu mesmo hiberno ele e vou ao banheiro, vou a cozinha comer algo, etc. Será que seria esse o motivo do desgaste, já que o conteúdo da memoria ram é salvo no SSD antes de hibernar? Tenho 8gb de ram e praticamente está em 90% de uso o tempo todo já que utilizo varias janelas do chrome(ou seja, ele tem que salvar sempre esse conteúdo da ram no SSD).

Existe algum método para saber/monitorar o que está sendo salvo no SSD? 

image.png.7ae2bc1d725f9b1fa17baf6fd3ce3137.png

Postado
7 minutos atrás, BrunoWaqLor disse:

e a saúde dele está em 98% e cerca de 16tb já escritos.

não tem nada de anormal, muito pelo contrario.. o meu aqui com 26tb ja comeu 5% da vida.. 

Screenshot_4.png?1637362182

o SSD ao contrario do HD vai perdendo naturalmente a % de vida util com o passar do tempo e dos dados escritos e lidos.. isso é padrão e irreversivel em qualquer SSD

agora o que está causando essa escrita/leitura toda é q tem q ser investigada.. no meu caso eu manejo muitos arquivos entre servidor local e o computador, logo, o consumo aqui é plenamente compativel com esse valor..

você possui jogos instalados nesse SSD? pode ser q as atualizacoes deles possam tb estar envolvidos, fora as atualizacoes do windows tb.. enfim

• Curtir 1
Postado
14 minutos atrás, BrunoWaqLor disse:

Será que seria esse o motivo do desgaste, já que o conteúdo da memoria ram é salvo no SSD antes de hibernar?

Provavelmente sim. Mas você não tem muito com que se preocupar, esse SSD tem um TBW de 300TB, mesmo com base no seu uso nesse um ano, você ainda precisaria de quase 20 anos pra atingir esse valor. É mais fácil que ele seja danificado por outra coisa, ou (bem mais provável) que você troque ele antes.

• Curtir 1
Postado
Em 19/11/2021 às 19:38, BrunoWaqLor disse:

Comprei meu SSD SN550 a cerca de 1 ano e a saúde dele está em 98% e cerca de 16tb já escritos.

Nessa taxa você tem mais 49 anos de uso até a "saúde" ir a 0%.

Postado
Em 19/11/2021 às 19:51, rodrigo.dcvieira disse:

não tem nada de anormal, muito pelo contrario.. o meu aqui com 26tb ja comeu 5% da vida.. 

Screenshot_4.png?1637362182

o SSD ao contrario do HD vai perdendo naturalmente a % de vida util com o passar do tempo e dos dados escritos e lidos.. isso é padrão e irreversivel em qualquer SSD

agora o que está causando essa escrita/leitura toda é q tem q ser investigada.. no meu caso eu manejo muitos arquivos entre servidor local e o computador, logo, o consumo aqui é plenamente compativel com esse valor..

você possui jogos instalados nesse SSD? pode ser q as atualizacoes deles possam tb estar envolvidos, fora as atualizacoes do windows tb.. enfim

Olá @rodrigo.dcvieira! Obrigado pela resposta, mas minha dúvida é sobre como monitorar a escrita e descobrir de onde ela vem!

E não, não possuo jogos. Como disse apenas uso o Chrome para navegação!

Em 19/11/2021 às 19:56, GuilhermeGB disse:

Provavelmente sim. Mas você não tem muito com que se preocupar, esse SSD tem um TBW de 300TB, mesmo com base no seu uso nesse um ano, você ainda precisaria de quase 20 anos pra atingir esse valor. É mais fácil que ele seja danificado por outra coisa, ou (bem mais provável) que você troque ele antes.

Olá @GuilhermeGB! Obrigado pela sua resposta, mas a preocupação ou não é algo pessoal e inerente a cada usuário/proprietário do equipamento. Além do mais, não se pode deixar uma possibilidade(no caso a durabilidade estimada do produto) ofuscar a espirito investigativo e a busca pelo conhecimento!

Em 19/11/2021 às 20:25, Shaman93 disse:

Nessa taxa você tem mais 49 anos de uso até a "saúde" ir a 0%.

Olá @Shaman93! Obrigado pela sua resposta, mas não estou preocupado, estou curioso! A principio, não é esperado que a navegação via Chrome gere tanta escrita no SSD, por isso inclusive que levantei a hipótese da hibernação(que não sei como checar), a fim de debater com os colegas do fórum essa ou outras possíveis causas.

Postado

@BrunoWaqLor o que causa a maior parte das escritas no SSD são justamente os arquivos de paginação, que são gravados naturalmente durante o uso do PC, também as as atualizações do Windows, que fazem vários downloads e modificações no sistema. Pelo que li uma vez, um PC comum de escritório usado durante o dia todo pode facilmente escrever no disco uns 20GB por dia, mas isso vai variar de caso pra caso, pode ser mais ou pode ser menos. Eu fiz um cálculo aqui de acordo com o quanto já foi escrito no meu SSD e quanto tempo estou usando ele, e cheguei a uma média de quase 25GB por dia. Praticamente todos os programas do meu computador estão instalados no SSD, somente os jogos e alguns outros arquivos pessoais estão nos HDs secundários.

Postado

Putz vai demorar muito pra chegar o limite mesmo assim ele vai continuar funcionando numa boa.

Em casa uso SSD cache DRAM e memórias SLC ou 3DNAND são um pouco mais caros porém são mais resistentes (crucial mx500, adata su-750, WD blue).

Postado
Em 21/11/2021 às 20:55, GuilhermeGB disse:

@BrunoWaqLor o que causa a maior parte das escritas no SSD são justamente os arquivos de paginação, que são gravados naturalmente durante o uso do PC, também as as atualizações do Windows, que fazem vários downloads e modificações no sistema. Pelo que li uma vez, um PC comum de escritório usado durante o dia todo pode facilmente escrever no disco uns 20GB por dia, mas isso vai variar de caso pra caso, pode ser mais ou pode ser menos. Eu fiz um cálculo aqui de acordo com o quanto já foi escrito no meu SSD e quanto tempo estou usando ele, e cheguei a uma média de quase 25GB por dia. Praticamente todos os programas do meu computador estão instalados no SSD, somente os jogos e alguns outros arquivos pessoais estão nos HDs secundários.

Realmente e só me atentei a isso depois dos 98%. Antes de usar a hibernação constantemente a quantidade escrita aumentava bem mais devagar. Mesmo não sendo algo preocupante no momento, isso poderia se tornar um problema caso eu passe a ter 16gb ou 32gb de ram(prox. meses) e continuar com esse perfil de uso. Utilizei um computador com 32gb de ram por um tempo e conseguia utilizar toda a ram dele somente com o chrome. porém na epoca não me atentei a quantidade escrita. Com 32 gb e o mesmo perfil, eu iria acelerar o desgaste em 4x. Mesmo que o limite seja 150tb, 300tb, isso é uma expectativa, e nada impede que o SSD apresente problemas antes. Eu não fecho abas e nem sempre é possível gerencia-las com o uso dos favoritos. São 2 monitores lado a lado, constantemente acessando dados. Se o SSD apresentar problema seria uma dor de cabeça de alguns dias até conseguir toda informação em tempo real que consulto.

Enfim, eu particularmente não acho o desgaste normal, até mesmo porque o uso de navegador não deveria gerar escritas nessa ordem de grandeza. Não sendo isso, resta somente a questão do arquivo de paginação, que com ctza também não é um habito esperado por nenhum fabricante, ficar hibernando o computador varias vezes ao dia e jogando tudo para o SSD. Eu sei que tenho um uso particular, por isso é necessário aprender e estar atento.

4 horas atrás, RBMA disse:

Putz vai demorar muito pra chegar o limite mesmo assim ele vai continuar funcionando numa boa.

Em casa uso SSD cache DRAM e memórias SLC ou 3DNAND são um pouco mais caros porém são mais resistentes (crucial mx500, adata su-750, WD blue).

RBMA, demorar ou não demorar não é o foco do questionamento. Funcionar de boa é muito relativo. Pra quem usa o computador pra jogar e o PC da pala, é só uma partida que deixam de jogar. Pra quem usa o computador como fonte de trabalho, isso pode vir a causar uma boa dor de cabeça vindo de surpresa, por isso é preciso estar atento.

Se você leu o tópico inteiro você viu que o problema esta relacionado com a hibernação e o despejo de 8gb de dados da memoria ram no SSD constantemente cada vez que ele hiberna. Isso ocorre por volta de 10 vezes ao dia ou até mais, porque preciso me ausentar e a hibernação é de 10 min(e não altero por economia de energia). Dessa forma não vejo como o SSD com cache DRAM faria diferença no meu caso. 

De qualquer forma, eu escolhi o WD blue no lugar do black por conta da temperatura. É uma escolha estranha se os dois estavam por preços parecidos, mas o black na epoca era o modelo sem dissipador e nos reviews ele ficava em temp mais alta mesmo em "idle". E como eu prezo a economia de energia, baixo ruído e baixa temperatura, eu fui no blue.

Mas como disse, DRAM especificamente não faria diferença. Se eu estiver errado me corrija, por favor.

Postado
1 minuto atrás, BrunoWaqLor disse:

Mesmo que o limite seja 150tb, 300tb, isso é uma expectativa, e nada impede que o SSD apresente problemas antes.

Na verdade os 300TB é o valor mínimo (com margem) que o fabricante garantem para o funcionamento correto do SSD, testes feitos por aí já mostraram que os SSDs podem durar muito mais do que os valores dados pelo fabricante. Se ele der problema antes dos 300TB, pode ter certeza que não é nada relacionada com essa especificação. E quando chegar aos 300TB não quer dizer que seu SSD vai "pifar" do nada, ele simplesmente vai começar a perder velocidade e/ou espaço de armazenamento.

• Curtir 2
Postado
3 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Na verdade os 300TB é o valor mínimo (com margem) que o fabricante garantem para o funcionamento correto do SSD, testes feitos por aí já mostraram que os SSDs podem durar muito mais do que os valores dados pelo fabricante. Se ele der problema antes dos 300TB, pode ter certeza que não é nada relacionada com essa especificação. E quando chegar aos 300TB não quer dizer que seu SSD vai "pifar" do nada, ele simplesmente vai começar a perder velocidade e/ou espaço de armazenamento.

Eu entendo o que você falou e acho que esse é o básico que um usuário deve saber antes de usar um SSD. Mas como disse essa não é minha preocupação principal. Eu quero aprender um assunto especifico. Eu relatei um pouca da minha rotina no ultimo post, mas não queria que isso virasse o foco da discussão. O pessoal aqui as vezes fica muito em preocupado em dizer "você não precisa disso", "você não deve se preocupar com isso", "não vai acontecer isso" etc, só que agir assim vocês podam a curiosidade do usuário e a maioria fica na mendicância eterna aqui, poluindo os tópicos com questões repetidas. O pessoal entra aqui mal lê a questão e já vem dizendo que é normal, que é assim. OK! Mas não é essa a ideia. Eu não quero parecer grosseiro ou exigente, longe disso (e insisto que não pensem isso), mas entenda minha frustração. Eu gostaria de saber como monitorar os dados escritos só que não estou sabendo quais palavras chave pesquisar. Quando eu digo monitorar, vou fazer uma analogia com o wireshark que é um programa que analisa o trafego dos dados da rede. Da mesma forma eu gostaria de uma dica de onde procurar esse tipo de aplicação e ir aprender a respeito. Me despertou curiosidade sobre o que acontece e me fez querer aprender. É só isso e talvez alguém saiba o nome de um aplicativo e só, dai eu vou atrás. O resto são indagações que surgem quando a gente não sabe, ou interpreta mal e por isso conhecer e entender é bom do que só obter a resposta. Se o SSD queimar, queimou, 300 reais já compra outro. 
Mais uma vez peço que não entendam como arrogância.  Se ngm souber tudo bem, caso eu encontre eu posto o resultado aqui depois. 

Postado
18 horas atrás, BrunoWaqLor disse:

Eu entendo o que você falou e acho que esse é o básico que um usuário deve saber antes de usar um SSD. Mas como disse essa não é minha preocupação principal. Eu quero aprender um assunto especifico. Eu relatei um pouca da minha rotina no ultimo post, mas não queria que isso virasse o foco da discussão. O pessoal aqui as vezes fica muito em preocupado em dizer "você não precisa disso", "você não deve se preocupar com isso", "não vai acontecer isso" etc, só que agir assim vocês podam a curiosidade do usuário e a maioria fica na mendicância eterna aqui, poluindo os tópicos com questões repetidas. O pessoal entra aqui mal lê a questão e já vem dizendo que é normal, que é assim. OK! Mas não é essa a ideia. Eu não quero parecer grosseiro ou exigente, longe disso (e insisto que não pensem isso), mas entenda minha frustração. Eu gostaria de saber como monitorar os dados escritos só que não estou sabendo quais palavras chave pesquisar. Quando eu digo monitorar, vou fazer uma analogia com o wireshark que é um programa que analisa o trafego dos dados da rede. Da mesma forma eu gostaria de uma dica de onde procurar esse tipo de aplicação e ir aprender a respeito. Me despertou curiosidade sobre o que acontece e me fez querer aprender. É só isso e talvez alguém saiba o nome de um aplicativo e só, dai eu vou atrás. O resto são indagações que surgem quando a gente não sabe, ou interpreta mal e por isso conhecer e entender é bom do que só obter a resposta. Se o SSD queimar, queimou, 300 reais já compra outro. 
Mais uma vez peço que não entendam como arrogância.  Se ngm souber tudo bem, caso eu encontre eu posto o resultado aqui depois. 

Infelizmente não conheço um programa que faça o que deseja, mas boa sorte com sua busca.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...