Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de computador + monitor ou notebook de R$ 4500,00 até R$ 5000,00


Posts recomendados

Bom, vamos começar pelo começo:

 

Há alguns anos – mais especificamente ao fim de 2016, um jovem eu se interessou por computadores e como seus componentes físicos funcionavam. Como alguém que se vicia completamente quando descobre um hobby novo, logo comecei a me debruçar em conteúdos sobre o assunto; por ser muito novo à época, não me interessei por nada muito complexo e que envolvesse números demais, me atinha apenas ao superficial de cada componente. Foi assim por dois anos, passava horas do meu dia nos canais mais famosos do nicho. Tinha o sonho de possuir a configuração custo-benefício da época: I5-6400 + 8GB RAM + RX 480/GTX 1060, essa era a configuração que eu sonhava quando me interessei pelo assunto; apesar de que um i3 6100 e uma GTX 750TI já me satisfariam bastante, uma vez que meu computador da época era um Celeron soldado em uma placa-mãe (pensando bem, qualquer coisa minimamente decente já me satisfaria). Posteriormente meu computador acabou estragando e meus pais me presentearam com um notebook (o qual uso até hoje). Um simples Acer Aspire com um I5 basicão de notebook. Com 2500 reais eu poderia ter comprado algo para jogar, mas por influência externa de familiares, peguei o notebook (segundo eles, computadores “de mesa” eram coisa ultrapassada e notebooks eram o futuro).

 

Parei de consumir tanto conteúdo sobre hardware ao fim de 2018, e foi assim até algumas semanas atrás, quando após juntar um certo dinheiro e perceber que meu notebook já anda cambaleando, decidi comprar algo com a nomenclatura “gamer” para jogar. Com os meus 4500 reais de orçamento, imaginei que conseguiria montar uma excelente máquina e ainda pegar um monitor (algo que conseguiria facilmente lá em 2016/17, quando era um aficionado por computadores). Bom, vocês já devem ter imaginado o tamanho da minha decepção. Após muito tempo de pesquisa, vi que é simplesmente inútil ligar os preços de hoje aos de 4/5 anos atrás. Gente, o que tá acontecendo? GTX 750TI a 1000 reais??? Não era para essa placa já ter sido descontinuada? A GTX 1650, que pelo que entendi é a low-end da NVIDIA na geração atual, tá custando 1800 reais, é isso mesmo?

 

Enfim, simplesmente bizarro. Tô sem alternativas agora sobre o que comprar e se devo comprar. Com desktops tão “overpriced”, peças em escassez e a necessidade de um monitor, decidi olhar alguns notebooks “gamers”. Algo na faixa de 4500/5000 reais, apesar de que sou meio “cabreiro” com essa parada de notebooks sendo usados sob muito stress.

 

Venho encarecidamente pedir alternativas: o que devo fazer? O que vocês fariam nessa situação? Computador ou notebook?

 

Desde já, grato com as respostas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Antôni0 Seja bem vindo ao fórum :)

Quando vi sua configuração e as placas do seu sonho, já pensei "vixe" ...

Hoje uma 1050 ti, uma placa de 6/7 anos e que ano passado não era mais indicada, virou a melhor placa abaixo de R$2k na maioria dos casos. Veja só, ano passado tínhamos a RX 570 4gb por R$599,00. Hoje meu PC tem uma 1060 gb e foi um achado e me supre bem demais.

  1. Aconteceu muita coisa, escassez de chips devido a pandemia com o "fecha fábrica, abre fábrica, fecha fábrica". 
  2. Desvalorização do real,
  3. Brasil sempre veio o "lixo" de outros países, mas com a falta de chips, nem isso vem mais.
  4. Encarecimento do frete (real desvalorizado).
  5. Mineração de criptomoedas (já não tem muito chip para produtos, ai vem ainda uma galera comprando MILHARES de placas de uma vez).

PC ou notebook?

  1. Qual prefere?
  2. Qual seu orçamento?
  3. Jogos ou trabalho?


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Openkore disse:

@João Antôni0 Seja bem vindo ao fórum :)

Quando vi sua configuração e as placas do seu sonho, já pensei "vixe" ...

Hoje uma 1050 ti, uma placa de 6/7 anos e que ano passado não era mais indicada, virou a melhor placa abaixo de R$2k na maioria dos casos. Veja só, ano passado tínhamos a RX 570 4gb por R$599,00. Hoje meu PC tem uma 1060 gb e foi um achado e me supre bem demais.

  1. Aconteceu muita coisa, escassez de chips devido a pandemia com o "fecha fábrica, abre fábrica, fecha fábrica". 
  2. Desvalorização do real,
  3. Brasil sempre veio o "lixo" de outros países, mas com a falta de chips, nem isso vem mais.
  4. Encarecimento do frete (real desvalorizado).
  5. Mineração de criptomoedas (já não tem muito chip para produtos, ai vem ainda uma galera comprando MILHARES de placas de uma vez).

PC ou notebook?

  1. Qual prefere?
  2. Qual seu orçamento?
  3. Jogos ou trabalho?


 

 

Bom, pelo que entendi devo esquecer os preços de antigamente e não compará-los aos de hoje, então vamos lá:

 

Tenho por volta de 4500 reais e não possuo monitor, ou seja: se eu comprasse um desktop, teria que comprar um monitor (certamente um Full HD).

 

O notebook virou alternativa justamente por isso, o Acer Nitro 5 na sua versão mais básica tá saindo entre 4500-4800 reais. A tela integrada e a portabilidade são dois prós; a manutenção cara (por vezes impossível) e o processador abaixo são os contras.

 

Com alternativas tão escassas, pensei em pegar um computador mais básico, já que tenho um Xbox One aqui, onde posso jogar (se eu fosse gastar os 4500 eu venderia o Xbox). Podendo jogar no Xbox eu provavelmente só jogaria CS:GO no PC.

 

Uma APU Ryzen muito provavelmente me permitiria jogar bem o CS, além de poder trocar o Xbox numa GPU posteriormente.

 

Porém até computadores básicos se encontram muito caros.

 

E aí, o que acha?

 

"PC ou notebook?

  1. Qual prefere?
  2. Qual seu orçamento?
  3. Jogos ou trabalho?"

 

1.     Não tenho preferência: o que me entregar o melhor custo-benefício.

2.     4500 reais.

3.     Jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sempre fiquei cabreiro com minhas pesquisas no google também: quando pesquiso PC gamer aparece pcs de 2500, 3000 reais, você vai jogar o que com isso????

  Jogar é caro, só por diversão eu quero montar um computador só de sucata com placas que irei tentar reparar, mas está difícil achar sucatas para comprar, por enquanto só achei a placa-mãe (estou esperando chegar meu multímetro para reparar ela).

  Boa sorte com seu novo PC!

  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, kleberaugus disse:

PC gamer aparece pcs de 2500, 3000 reais, você vai jogar o que com isso????

Cs, Valorant, LoL, Fortnite?
Jogos mais jogados do mundo ?

Dá pra ter PC muito bom nessa faixa de preço. Obviamente q se você comprar de loja fisica vai pegar uma configuração mt fraca pois eles vão fatur$r em cim$ de você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!