Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AJUDEM-ME COM ESSA ASUS


d3lay

Posts recomendados

Olá pessoal tudo bem ??? :palmas:

Bom, primeiramente irei falar minha configuração e depois irei querer a ajuda de todos.

* placa-mãe ASUS A7V8X-X

* 256 mb ddr 333mhz

* Placa Nvidia geforce Fx5200

* um HD 20gb e outro de 40gb

* Gravador Lg 52x32x52x

* Gabinete 4 baias VCOM

* Fonte ATX 400W VCOM

Bom vamos lá ?

Primeiro: A umas 3 semanas atrás, houve um periodo de chuvas aqui em florianopolis, e um belo dia (eu havia ficado 2 dias sem ligar o pc) ... noto que minha LAN onboard não está mais funcionando... então depois de tantos testes, resolvi comprar uma OFFBOARD e agora está tudo beleza.

SEGUNDO: Eu não tenho nenhum TERRA aqui na minha instalação elétrica

TERCEIRO: Venho notando ultimamente (sem nenhum cooler adicional) uma temperatura entre 55 e 68 graus

QUARTO: Comprei uma memoria de 521 333mhz hoje e até agora so deu uma reiniciada que eu acho que não foi por ela.. mas vale a pena deixar em aberto

Então... eu li um artigo sobre a minha placa mãe que ela somente aceitaria pentes de memoria PC2700/333mhz em seus 3 SLOTS se todas tivessem apenas CHIPS de um dos dois lados então com toda essa preocupação envolvendo PARTE ELETRICA, TEMPERATURA e FREQUNCIA, resolvi baixar o EVEREST e ver como tava o meu sistema... ( sim ele verificou tudo, porém com um ventilador apontado para o gabinete).

Segue abaixo:

Campo Valor

Propriedades do sensor

Tipo de sensor ITE IT8712F (ISA 290h)

Nome da Placa Mãe Asus A7V600 / A7V880 / A7V8X-X / K8N / SK8N

Temperaturas

Placa mãe 30 °C (86 °F)

Processador 45 °C (113 °F)

Maxtor 6E040L0 26 °C (79 °F)

SAMSUNG SV2001H 20 °C (68 °F)

Coolers

Processador 3534 RPM

Valores de voltagens

Núcleo CPU 1.68 V

+3.3 V 3.12 V

+5 V 4.54 V

+12 V 12.74 V

No modo de espera +5 V 4.92 V

Uma coisa que eu notei com isso é que o processador mostra que pode trabalhar entre 1.50 - 1.65 V e ali em cima mostra 1.68 ... bem antes estava em 1.75.

A memoria nova que eu comprei, pelo que eu vi... tem chip nos DOIS LADOS ... e no EVEREST ele mostra assim

Tamanho do módulo 512 MB (2 rows, 4 banks)

. Esses 2 ROWS aí... significam os dois lados com o CHIP ?? Porque se isso significar um "SIM" para minha duvida... a outra memoria de 246 possui 1 ROW .. ou seja.. elas seriam ou não compatíveis ?? Essa compatibilidade tornar-se-ia vital somente quando ficar evidente a luta pelo terceiro SLOT... enquanto estou usando DOIS apenas.. isso influencia ??

O fato de eu não ter nenhum TERRA e ter um estabilizador que parece mais uma fritadeira.. influencia na temperatura, no boot e no mal funcionamento ??

Qual a opiniao de vocês ??

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara primeira coisa.. seu estabilizador parece uma fritadeira.. por acaso não é um estabilux 260Va?

as voltagens da sua fonte estão totalmente ruins.. verifique ambas na bios e veja como esta e passe aqui pra gente..

e outra coisa é que você deve colocar aterramento ai .. e verificar se o neutro e o sfase da tomada não estão invertidos.. se isso tiver acontecendo você não vai ter computadopr pra muito tempo, que isso detona..

tua fonte pra essa placa mãe é meia boca.. eola apanha um pouco.. tinha que ser 500@ genérica no minimo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha algumas coisas que você deve fazer.

1- Porcurar uma maneira de colocar um fio terra na sua residencia, isso caso você more em uma casa, caso contrario, procure uma maneira de colocar o seu neutro como terra. (de uma olhada na parte de eletrônica do forum).

2- Compre uma caixa de força descente. É aconselhado você comprar uma caixa de força NO MINIMO de 450 Relamente REAL. (Mas tem que ser uma de 450 mesmo e não uma de 500 que faça a 345)

3-Se depois de você der um jeito no terra o seu estabilizador continuar fritando TROQUE ISSO CORRENDO.

4- Compre no minimo 2 Coolers de Torre um em baixo puxando ar para dentro e outro em cima Puxando para fora (se puder colocar 2 em baixo colocando o ar para dentro melhor ainda.)

5- Não ecomomise Nos coolers (tambem não precisa comprar mais caro só porque vem com luzinha que pisca ou bla bla bla )

Acho que depois disso tudo seus problemas vão sumir (Em relação a temperatura e tensão totalmente INACEITÁVEIS do seu pc.)

Quanto a memo:

Só para você não ter dor de cabeça troca por uma que tenho chip só de um lado(se ainda estiver na garantia).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ixe cara, vamos la

Uma coisa que eu notei com isso é que o processador mostra que pode trabalhar entre 1.50 - 1.65 V e ali em cima mostra 1.68 ... bem antes estava em 1.75.

Tente setar manualmente o vcore ( essa placa tem opcional para isso)

Tive problemas parecidos como esse...

Na verdade so substitui a memoria e funcionou!

Qual e o seu processador?

Funciona mais ou menos assim os esquemas de memorias...

Ela funciona com dois bancos de memorias 333Mhz com processadores com fsb 333Mhz(sempron, atlhon xp )

E tb funciona com memorias 400Mhz e 266Mhz com processador com fsb de 266Mhz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por lOcAlZiN@18 de março de 2005, 16:40

Acredito que o seu problema esteja relacionado a sua fonte.

Teste outra fonte na sua máquina e verifique se os problemas permanecem.

Não tenho a menor dúvida disso...

Usar uma Vcom 400W numa placa que suga muito da fonte (ainda mais sendo conhecida como a matadora das fonte genéricas, além de ser uma das com mais bugs do mercado :tantan: ) é pedir pra queimar tudo...

Suas voltagens e temperatura estão horríveis mesmo, principalmente a linha 12V, sem falar o vcore, sendo que o normal do seu processador é 1,65V e ele estava a 1,75V! :blink: Recomendo URGENTE que você troque essa fonte por pelo menos uma de 350W reais (o AXP com uma placa de vídeo mediana não precisa mais do que isso...). Uma Seventeam semelhante à minha cairia muito bem ai :joia:

Ela está por volta de 170 reais na WAZ e uns 180 na Smartdata. Vale à pena adquirir... :joia:

Se ela não acabar com todos os seus problemas, pelo menos uma boa parte dele vai sumir também (voltagens, medições erradas da temperatura, instabilidades)... Compre outro estabilizador também, pois o seu atual não está segurando como deveria a sua máquina (é perceptível isso pois ele está esquentando à beça)... Nessa parte eu não entendo muito, mas aqui eu uso um nobreak de 700VA e ele segura minha configuração muito bem B)

Esse lance da memória eu já não sei porque não tive uma placa-mãe dessas, mas pelo que andei lendo, ela não trabalha em modo assíncrono quando ela usa memos a 333MHz, ou seja, você tem que usar FSB333 e memos nessa frequência também. Um amigo meu tem um pente de 512MB DDR400 com um processador XP Barton 2600+ e lá funciona de boa nessa placa-mãe.

Ah, com relação ao terra, arrume um aterramento para sua máquina, nem que seja aqueles aterramento eletrônico provisório... Ele é muito importante para manter a sua máquina longe de levar algum pico de energia e queimar tudo, além de livrar você de levar um choque quando estiver mexendo no gabinete...

Falouws :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Sxnkl2@18 de março de 2005, 10:13

Olha algumas coisas que você deve fazer.

1- Porcurar uma maneira de colocar um fio terra na sua residencia, isso caso você more em uma casa, caso contrario, procure uma maneira de colocar o seu neutro como terra. (de uma olhada na parte de eletrônica do forum).

2- Compre uma caixa de força descente. É aconselhado você comprar uma caixa de força NO MINIMO de 450 Relamente REAL. (Mas tem que ser uma de 450 mesmo e não uma de 500 que faça a 345)

3-Se depois de você der um jeito no terra o seu estabilizador continuar fritando TROQUE ISSO CORRENDO.

4- Compre no minimo 2 Coolers de Torre um em baixo puxando ar para dentro e outro em cima Puxando para fora (se puder colocar 2 em baixo colocando o ar para dentro melhor ainda.)

5- Não ecomomise Nos coolers (tambem não precisa comprar mais caro só porque vem com luzinha que pisca ou bla bla bla )

Acho que depois disso tudo seus problemas vão sumir (Em relação a temperatura e tensão totalmente INACEITÁVEIS do seu pc.)

Quanto a memo:

Só para você não ter dor de cabeça troca por uma que tenho chip só de um lado(se ainda estiver na garantia).

então sejamos praticos... vamos enumerar as soluções.

- Comprar um estabilizador novo ?

- Comprar uma fonte ATX nova ?

- Criar um TERRA ?

- Colocar Cooler extras

então vamos la.

Primeiro: Se eu comprar um estabilizador legal... o problema com a tensão vai se ajeitar ??? mesmo eu não fazendo um TERRA ?

Segundo: Comprando uma fonte nova... vai melhorar algo ? pois eu so tenho 2 hd´s uma geforce fx5200 e um gravador de cd que pesam.

Terceiro: O terra é fogo por enquanto porque eu moro em apartamento, alguma sugestão ? E acreditem a instalação é velha demais.... tenho medo de fazer gambiarras

Quarto: Tem alguma forma de eu colocar mais de um cooler extra? pois eu so tenho mais UM slot de força para por um cooler... como eu faço para colocar mais ???

Abraço !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por d3lay@18 de março de 2005, 17:03

então sejamos praticos... vamos enumerar as soluções.

- Comprar um estabilizador novo ?

- Comprar uma fonte ATX nova ?

- Criar um TERRA ?

- Colocar Cooler extras

então vamos la.

Primeiro: Se eu comprar um estabilizador legal... o problema com a tensão vai se ajeitar ??? mesmo eu não fazendo um TERRA ?

Segundo: Comprando uma fonte nova... vai melhorar algo ? pois eu so tenho 2 hd´s  uma geforce fx5200 e um gravador de cd que pesam.

Terceiro: O  terra é fogo por enquanto porque eu moro em apartamento, alguma sugestão ? E acreditem a instalação é velha demais.... tenho medo de fazer gambiarras

Quarto: Tem alguma forma de eu colocar mais de um cooler extra? pois eu so tenho mais UM slot de força para por um cooler... como eu faço para colocar mais ???

Abraço !

Bem, comprar um estabilizador novo poderia ajudar no sentido de fornecer uma energia limpa e sem muitas variações para a fonte, mas o problema é que a fonte é o dispositivo que fornece a tensão, corrente, etc pro PC... Não adianta nada ter um estabilizador e/ou nobreak de excelente qualidade se você usa uma fonte de baixa qualidade... :tantan:

Fonte de baixa qualidade está associado a diversos problemas no PC como instabilidades, telas azuis, travamentos, resets, medições instáveis de tensão e temperatura, etc. Trocando de fonte, você realmente irá ter um ganho nesse aspecto de estabilidade do seu sistema, mesmo que ele não consuma grande quantidade de energia... Pode acreditar, fonte é um dos componentes mais importantes do PC... B)

Quanto ao terra, é extremamente recomendável que você instale um ai, nem que seja aquele eletrônico (que liga no neutro, algo assim... Visite o Fórum sobre Eletrônica para obter mais detalhes), para evitar que picos de luz detonem todo o seu PC e que você leve choques ao mexer no gabinete do mesmo...

Ah, e com relação às fans extras, você também pode ligá-las nos conectores que você usa para alimentar os HDs e drives de CDs, os chamados molex.

Falouws :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha cara vou dizer uma coisa e muita gente ak vai me xingar ! mas é o seginte essa sua fonte segura sim a sua configuração porque eu uso uma fonte e uma placa-mãe igual e sei o que to falando outra coisa e essas voltagens que aparecem nestes programas ! esqueça isso as voltagens e as temperaturas que aparecem sempre estão erradas e geralmente pra menos ! pra ter uma ideia +ou- das voltegens e temperaturas reais veja na bios ou use o asus probe ! insatala a asus probe abre ele e esse outro programa que você ta usando pra medir e veja as diferenças ! mas mesmo o asus probe marca errado ! intão pra ter certeza so com o multimetro direto no molex !! outra coisa diminue esse vcore ai urgente !! entra na bios seta vcore manual e muda ele !!pra menos claro !quanto ao terra é insdispensavel e você morando em apartamento provavelmente você vai ter um terra do predio onde possar ligar o seu pc ! converse com um bom eletricista !eu não recomendo terras eletronicos !!(opinião pessoal) e troca de estalizador ! mas também não compra desses estabilizadores de 50R$ porque estes não valem nada ! acho que a melhor opção e comprar um nobreak mesmo que com uma autonomia bem baixa (+barato) porque este tem uma melhor filtragem que os estabilizadores !!

outra coisa que ajuda diminuir a temperatura do pc é uma boa limpeza ! inclusive nos coolers porque estes perdem velocidade com muita sujeira ! causando aumento de temperatura ! são soluções + simples do que as outras citadas e + barata também!!

Boa sorte !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muitas pessoas compram um pc com uma configuração ótima, porém não se preocupa com a fonte em muitos casos...

como a maioria das pessoas estão dizendo, recomento tb que você compre uma fonte nova. Eu tenho uma configuração parecida com a sua e sei q essa vcom não vale nada, ainda mais sendo usada numa placa-mãe dessas (torradoras de fontes :P )

Se quiser dicas sobre fontes eu recomendo:

-> Maxxtro 500w (uma das melhores genéricas)

-> SevenTeam 350 ou 400w (sem dúvidas, são ótimas fontes. Possuo a de 350w)

Provavelmente sua placa de rede pode ter queimado porcausa de uma discarga no cabo de rede, coisa q placas de redes não sao progetadas para suportar.

Recomendo tb você colocar aterramento adequado e testar com o voltímetro depois para ver se o mesmo foi bem instalado. (Parte de Eletrônica do Forum)

esqueça isso as voltagens e as temperaturas que aparecem sempre estão erradas e geralmente pra menos !

Concordo em parte, essas voltagens só devem ser despresíveis ao ponto que são absurdas. Ex linha -12V funcionando a -24V, -20V...

se fosse fonte genérica ja teria ido pra o saco a muito tempo com essa tensão. :D

Mais pelo menos os programas idicam +- quanto está a tensão, claro que com o multímetro seria bem mais preciso.

Bem, comprar um estabilizador novo poderia ajudar no sentido de fornecer uma energia limpa e sem muitas variações para a fonte, mas o problema é que a fonte é o dispositivo que fornece a tensão, corrente, etc pro PC... Não adianta nada ter um estabilizador e/ou nobreak de excelente qualidade se você usa uma fonte de baixa qualidade...

Exato. Quem destrimui as voltagens pra as peças do pc é a fonte e não o estabilizador. Não adiantaria uma fonte ruim com estabilizador ótimo. Pege um de 600va ou 1 kva :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em primeiro lugar, a fonte Vcom (qualquer modelo para mim) é uma porcaria... Essa placa-mãe tem um único bug nas voltagens, que é mostrar a negativa em valores absurdos, mas o resto ela mostra certo, então, todas as voltagens estão certas e isso mostra a incapacidade da fonte de suprir a energia necessária para uma máquina com uma configuração simples... <_<

Aguentar ela aguenta, mas até quando?? Você quer arriscar perder o PC inteiro por conta de uma fonte vagabunda?? Você que sabe... :tantan:

Continuando, o terra é fundamental para a saúde elétrica do micro, pois, qualquer pico de tensão é escoada pelo terra e não afeta gravemente o seu PC. Já sem o terra, se der uma chuvinha com trovoadas e ocorrer sobrecarga na rede elétrica e o estabilizador não aguentar, vai tudinho pro PC amigo e pode dizer xau xau pra ele... Ai no outro dia você pensa em como vai pagar o funeral pro coitado :tantan: Ele mesmo falou que a fiação do prédio dele é antiga e ele não quer fazer nenhuma gambiarra, então a melhor maneira seria usar um terra eletrônico, mas realmente não é muito confiável... Melhor seria chamar um eletricista para analisar a instalação e ver se daria para fazer um aterramento ou ver como poderia ligar aquela tomada ao aterramento do prédio...

Outra coisa: não use o Asus Probe... É um programa totalmente bugado, a começar pela leutura das temperaturas... Se quiser alguma coisa confiável, use o MB5, o Speedfan ou até a leitura via Bios mesmo. É muito mais garantido do que fazer as medições por esse fiasco da Asus :chateado:

Voltagens bugadas e ainda mais para menos? Nada disso!! Voltagens bugadas são as minhas que, mesmo usando uma fonte decente, a tensão na linha 12V permanece em 12.80V (antes, com a Maxxtro 500W, ficava em 12.99V...), só que eu sei muuuutio bem que elas estão normais pois estou usando uma fonte decente aqui, não é qualquer genérica de quinta categoria (sei disso porque já usei uma Vcom 300W, ou melhor, 2 e uma já estourou o capacitor)... No caso dele, com certeza está marcando normal (tirando as linhas negativas) e a culpada dos problemas do PC dele com certeza é a fonte e, indiretamente, o estabilizador (além dos inúmeros bugs que ela apresenta...).

Falouws :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por _EagleMan_@19 de março de 2005, 00:39

Em primeiro lugar, a fonte Vcom (qualquer modelo para mim) é uma porcaria... Essa placa-mãe tem um único bug nas voltagens, que é mostrar a negativa em valores absurdos, mas o resto ela mostra certo, então, todas as voltagens estão certas e isso mostra a incapacidade da fonte de suprir a energia necessária para uma máquina com uma configuração simples...  <_<

Aguentar ela aguenta, mas até quando?? Você quer arriscar perder o PC inteiro por conta de uma fonte vagabunda?? Você que sabe...  :tantan:

Continuando, o terra é fundamental para a saúde elétrica do micro, pois, qualquer pico de tensão é escoada pelo terra e não afeta gravemente o seu PC. Já sem o terra, se der uma chuvinha com trovoadas e ocorrer sobrecarga na rede elétrica e o estabilizador não aguentar, vai tudinho pro PC amigo e pode dizer xau xau pra ele... Ai no outro dia você pensa em como vai pagar o funeral pro coitado  :tantan: Ele mesmo falou que a fiação do prédio dele é antiga e ele não quer fazer nenhuma gambiarra, então a melhor maneira seria usar um terra eletrônico, mas realmente não é muito confiável... Melhor seria chamar um eletricista para analisar a instalação e ver se daria para fazer um aterramento ou ver como poderia ligar aquela tomada ao aterramento do prédio...

Outra coisa: não use o Asus Probe... É um programa totalmente bugado, a começar pela leutura das temperaturas... Se quiser alguma coisa confiável, use o MB5, o Speedfan ou até a leitura via Bios mesmo. É muito mais garantido do que fazer as medições por esse fiasco da Asus  :chateado:

Voltagens bugadas e ainda mais para menos? Nada disso!! Voltagens bugadas são as minhas que, mesmo usando uma fonte decente, a tensão na linha 12V permanece em 12.80V (antes, com a Maxxtro 500W, ficava em 12.99V...), só que eu sei muuuutio bem que elas estão normais pois estou usando uma fonte decente aqui, não é qualquer genérica de quinta categoria (sei disso porque já usei uma Vcom 300W, ou melhor, 2 e uma já estourou o capacitor)... No caso dele, com certeza está marcando normal (tirando as linhas negativas) e a culpada dos problemas do PC dele com certeza é a fonte e, indiretamente, o estabilizador (além dos inúmeros bugs que ela apresenta...).

Falouws  :-BEER

Acho que achei o problema... eu estava ligando o monitor na entrada da fonte da CPU .. será que era isso ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por d3lay@20 de março de 2005, 04:26

Acho que achei o problema... eu estava ligando o monitor na entrada da fonte da CPU .. será que era isso ???

Pode ser sim, pois a fonte estaria aumentando 2 dispositivos ao mesmo tempo que consomem uma quantidade boa de energia... Mas, mesmo que pare de ocorrer isso, recomendo que você troque de fonte para garantir uma segurança e estabilidade melhor ao seu equipamento.

Falouws :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em primeiro lugar, a fonte Vcom (qualquer modelo para mim) é uma porcaria... Essa placa-mãe tem um único bug nas voltagens, que é mostrar a negativa em valores absurdos, mas o resto ela mostra certo, então, todas as voltagens estão certas e isso mostra a incapacidade da fonte de suprir a energia necessária para uma máquina com uma configuração simples...

Concordo com você.

Tb não simpatizo com fontes Vcom, mas estou gostando mt da minha Maxxtor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...