Ir ao conteúdo

256 ou 128 bits

Posts recomendados

Postado

a pergunta e a seguinte:

se eu ligar duas 6600gt em sli os bits de memoria mudam pra 256

haja visto q as 6600 tem interface de 128 bits certo :blink:

em caso de afirmativo se ligar duas 6800 então iria pra 512 ou isso e viagem minha

e q estou pra comprar um lan party e estou na duvida se compro agora 2 660 ou uma 6800

me ajudem

Postado
Postado Originalmente por madureirajapa@30 de março de 2005, 09:38

mas vai ficar com 256 ou 128 bits essa e a pergunta

mais vale você ficar com 2 VGas de 128bits funcionando ao mesmo tempo do que ficar com uma de 256bits

Postado
Postado Originalmente por madureirajapa@30 de março de 2005, 09:27

a pergunta e a seguinte:

se eu ligar duas 6600gt em sli os bits de memoria mudam pra 256

haja visto q as 6600 tem interface de 128 bits certo :blink:

em caso de afirmativo se ligar duas 6800 então iria pra 512 ou isso e viagem minha

e q estou pra comprar um lan party e estou na duvida se compro agora 2 660 ou uma 6800

me ajudem

Você stá fazendo confusão, o SLI não muda e as placas continuarão do jeito que estão. O que muda é que agora você vai usar processamento em SLI e as placas trabalharão em conjunto. Mas na verdade a performance não duplica, pelo menos é o que a maioria dos testes até agora indica.

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por Ichigeki@30 de março de 2005, 11:04

Você stá fazendo confusão, o SLI não muda e as placas continuarão do jeito que estão. O que muda é que agora você vai usar processamento em SLI e as placas trabalharão em conjunto. Mas na verdade a performance não duplica, pelo menos é o que a maioria dos testes até agora indica.

A performance duplicar realmente não acontece, mas o SLi consegue algo entre 60 a 80% de rendimento sim... Vejam esses scores e me diga se o rendimento não foi surpreendente:

3DMark2005:

Gusporti (6.507 Pts)

MSI GeForce 6600GT SLI, 128MB 128 Bits (588/1260MHz).

Athlon 64 3200+ => 2.10GHZ.

Asus A8N SLI Deluxe.

1536MB (Dual), Kingston Value, PC-3200.

Forceware 66.93.

Win2000 + SP4

http://service.futuremark.com/compare?3dm05=631594

Rosted (3.621 Pts)

MSI GeForce 6600GT, 128MB 128 Bits (560/1200MHz).

Athlon 64 3000+ => 2.20GHZ.

MSI K8N Neo2 Platinum.

1024MB (Dual), Samsung, PC-3200.

Forceware 75.90.

WinXP + SP2

http://service.futuremark.com/compare?3dm05=628737

3DMark2003:

Gusporti (15.163)

2x MSI GeForce 6600GT, 128MB (580/1242MHz);

AMD Athlon 64 3200+ 2.3GHz;

ASUS A8N-SLI Deluxe;

Kingston Value Ram 512MBx2+256MBx2, DDR400@433MHz;

ForceWare 66.93;

Windows 2000 + SP4;

http://service.futuremark.com/compare?2k3=3797506

Rosted (9.271)

MSI GeForce 6600GT, 128MB (560/1200MHz);

AMD Athlon 64 3000+ 2.21GHz;

MSI K8N Neo2 Platinum;

Samsung 512MBx2, PC-3200;

ForceWare 75.90;

Windows XP Pro + SP2;

http://service.futuremark.com/compare?2k3=3750863

Preciso ver mais a fundo o uso do SLi, mas a princípio dá-se a impressão que as texturas são divididas para processamentos distintos, do contrário a diferença nas pontuações não seria tão alta.

Oficialmente não seria reconhecido como 256Mb, mas em desempenho acredito que gere essa situação sim...

• Membro VIP
Postado

Bom, vou tentar esclarecer como funciona o SLi da nVidia.

Na verdade o que a nVidia fez, foi cortar a tela no meio e dividir cada metade para uma placa, teóricamente o desempenho deveria dobrar, só que tem um problema nisso, que é o delay de uma placa para a outra, vou explicar o porque.

Em cada metade de tela, não possue a mesma quantidade de texturas e etc, sendo assim, uma placa ira fazer a renderização mais rapida que a outra, e o que acontece, que enquanto a outra não terminar a renderização da sua parte a outra que já terminou ficará na "espera", este é o motivo de não dobrar o desempenho, inclusive especula-se que o projeto de SLi da ATi é de fazer um "tabuleiro de xadres" na tela, dividindo e intercalando cada quadrado para uma placa, podendo ter no maximo 24 quadrados neste "tabuleiro de xadres", mais do que isso, o barramento PCI-E seria um gargalo, "teóricamente" o projeto da ATi seria melhor.

Andou vazando na NET que a nVidia esta preparando no seu novo drive de serie 9x.xx o suporte a mais de 2 GPUs, podendo usar um SLi com duas placas graficas com dois GPUs cada.

Aqui estão os graficos com o ganho do SLi da nVidia em algumas aplicações.

sli_perf_chart.jpg

Postado

Realmente é surpreendente, o que eu quero dizer é que não se deve deixar levar que há uma "duplicação" por se usar duas placas. Principalmente porque a memória de vídeo não dobra, se usar 2 placas de 128MB, a memória de vídeo será de 128MB e não de 256MB como alguns imaginam. Outra coisa é que nem todos os aplicativos terão ganhos com SLI, pois é necessário que o driver possua o "profile" do aplicativo, senão não haverá SLI e o aplicativo funcionará com apenas uma das placas.

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por Ichigeki@30 de março de 2005, 11:56

Realmente é surpreendente, o que eu quero dizer é que não se deve deixar levar que há uma "duplicação" por se usar duas placas. Principalmente porque a memória de vídeo não dobra, se usar 2 placas de 128MB, a memória de vídeo será de 128MB e não de 256MB como alguns imaginam. Outra coisa é que nem todos os aplicativos terão ganhos com  SLI, pois é necessário que o driver possua o "profile" do aplicativo, senão não haverá SLI e o aplicativo funcionará com apenas uma das placas.

Pelo gráfico que o Marcelo postou, a diferença de desempenho nos jogos com SLi também foi enorme, bem dentro da margem que citei acima (de 60 a 80% de rendimento).

Conforme explicado acima, se a tela é dividida ao meio, grosseiramente podemos dizer que metade é renderizada por uma placa (com 128Mb) e a outra com outra placa, também com 128Mb.

Na prática o sistema continuará mostrando 128Mb, mas a operação que antes tinha um peso 10 para uma placa apenas, agora passa a ter peso 5 (ou 6 para dar uma margem maior, uma vez que uma das placas se sobrecarrega mais do que a outra por causa das texturas que não são uniformes na tela), portanto efetivamente estaríamos com 256Mb de operação total.

Agora, quanto ao barramento de memoria, não será dobrado, pois cada metade ficara com o mesmo barramento (128Bits - 6600 series e 256Bits 6800 series).

Pelo menos foi o que eu entendi... :looka:

Postado
Postado Originalmente por Rosted@30 de março de 2005, 12:10

Na prática o sistema continuará mostrando 128Mb, mas a operação que antes tinha um peso 10 para uma placa apenas, agora passa a ter peso 5 (ou 6 para dar uma margem maior, uma vez que uma placa se sobrecarrega mais do que a outra por causa das texturas que não são uniformes), portanto efetivamente estaríamos com 256Mb de operação total.

Rosted, quando as placas opeam em SLI elas indicam 128MB porque na prática serão mesmo 128MB, haverá duplicidade de texturas, todas as texturas armazenadas em uma placa estarão na outra, não é possível acessar a memória da outra placa, o SLI apenas faz o papel de sincronismo.

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por Ichigeki@30 de março de 2005, 12:15

Rosted, quando as placas opeam em SLI elas indicam 128MB porque na prática serão mesmo 128MB, haverá duplicidade de texturas, todas as texturas armazenadas em uma placa estarão na outra, não é possível acessar a memória da outra placa, o SLI apenas faz o papel de sincronismo.

Vamos pegar uma situação hipotética:

Um jogo a 1280x1024, com filtros em 4x, ocupam 128Mb da memória da placa!!! Imaginemos que acima disso o sistema passe a usar a memória do sistema, swap, etc...

Beleza... Mas isso com essa única placa renderizando tudo!!!

No SLi, como a renderização é divida em metade do vídeo para cada placa, é impossível que nesta mesma configuração os 128Mb sejam totalmente tomados, não concorda?

• Membro VIP
Postado

collage3small2oi.jpg

Cada GPU usa as suas memorias, se os 2 GPUs estão sendo utilizado, toda a memoria estará sendo ultilizada, como disse anteriormente sobre a divisão de tela para cada GPU, cada jogo de 128Mb ficará armazenadas as texturas de cada metade de tela, metade da tela nas memórias de uma GPU e a outra metade na outra, sendo assim, teoricamente toda a memoria estará sendo utilizada, sendo assim, eu acho que em um game que necessite de 200Mb para armazenar texturas, num SLi de duas placas com 128Mb será suficiente, agora se o jogo exigir os 256Mb creio que não será suficiente, pois cada metade de tela não terá as mesmas quantidades de texturas, uma metade pode estar usando 150Mb(por ter mais texturas nela) e a outra 106Mb(por ter menos texturas nela)

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por Marcelo C Souza@30 de março de 2005, 12:31

Cada GPU usa as suas memorias, se os 2 GPUs estão sendo utilizado, toda a memoria estará sendo ultilizada, como disse anteriormente sobre a divisão de tela para cada GPU, cada jogo de 128Mb ficará armazenadas as texturas de cada metade de tela, metade da tela nas memórias de uma GPU e a outra metade na outra, sendo assim, teoricamente toda a memoria estará sendo utilizada, sendo assim, eu acho que em um game que necessite de 200Mb para armazenar texturas, num SLi de duas placas com 128Mb será suficiente, agora se o jogo exigir os 256Mb creio que não será suficiente, pois cada metade de tela não terá as mesmas quantidades de texturas, uma metade pode estar usando 150Mb(por ter mais texturas nela) e a outra 106Mb(por ter menos texturas nela)

Isso é exatamente onde quero chegar, afinal a nvidia não teria descartado o uso dobrado de memória para essa situação, mesmo que cada tela não consiga usar tudo por causa da diferença na quantidade das texturas!!!

Postado

Tem 2 tipos basicos de renderizaçao em SLI, tem a SFR (split frame render) e AFR (Aternate frame render), na teoria o SFR divide a tela no meio, deixando a parte superior e a inferior pra processadores distintos, tem até uma opção que voce habilita pra ver a carga de cada GPU em cada pedaço da tela, esse tipo de renderizaçao é utilizado em jogos com cenario mais uniforme, tipo doom3, se voce usar em um cenario aberto tipo far cry a parte que pegar o céu n vai ter carga nenhuma sobre o gpu, e a que pegar as plantas vai ficar carregada e não dara conta, afinal ficara desbalanceado.

O AFR não divide a tela no meio, ele renderiza pontos distintos da tela em cada gpu, eu não sei bem como é a divisao, mas deve ser como um tabulero de xadres, esse tipo de renderizaçao é bom pra cenarios abertos pois estara pegando o céu e a vegetaçao ao mesmo tempo em cada gpu.

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por Gusporti@30 de março de 2005, 12:59

Tem 2 tipos basicos de renderizaçao em SLI, tem a SFR (split frame render) e AFR (Aternate frame render), na teoria o SFR divide a tela no meio, deixando a parte superior e a inferior pra processadores distintos, tem até uma opção que voce habilita pra ver a carga de cada GPU em cada pedaço da tela, esse tipo de renderizaçao é utilizado em jogos com cenario mais uniforme, tipo doom3, se voce usar em um cenario aberto tipo far cry a parte que pegar o céu n vai ter carga nenhuma sobre o gpu, e a que pegar as plantas vai ficar carregada e não dara conta, afinal ficara desbalanceado.

O AFR não divide a tela no meio, ele renderiza pontos distintos da tela em cada gpu, eu não sei bem como é a divisao, mas deve ser como um tabulero de xadres, esse tipo de renderizaçao é bom pra cenarios abertos pois estara pegando o céu e a vegetaçao ao mesmo tempo em cada gpu.

Interessante!!!!

Mas essas configurações o driver possui suporte para alterar automaticamente ou você que escolhe no braço para cada situação?

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por Gusporti@30 de março de 2005, 12:59

Exato, "dizem" que este será usado no SLi da ATi, com certeza o rendimento vai ser bem melhor.

Para saber mais

Postado

O da Nvidia utiliza os 2, depende do jogo já vem configurado no driver, em relaçao ao SFR ele perde um pouco de desempenho nos cenarios uniformes mas ganha nos abertos com céu, agua etc.

Postado
Postado Originalmente por Rosted@30 de março de 2005, 12:26

Vamos pegar uma situação hipotética:

Um jogo a 1280x1024, com filtros em 4x, ocupam 128Mb da memória da placa!!! Imaginemos que acima disso o sistema passe a usar a memória do sistema, swap, etc...

Beleza... Mas isso com essa única placa renderizando tudo!!!

No SLi, como a renderização é divida em metade do vídeo para cada placa, é impossível que nesta mesma configuração os 128Mb sejam totalmente tomados, não concorda?

O problema é que no SLi realmente há duplicacação de algumas texturas (texturas estáticas, não as texturas dinâmicas do tipo "render-to-texture"):

(...)usually has many times lower bandwidth than each graphics chip's own local memory, to address any static texture information from one board/chip to another during a frame would be prohibitive in terms of performance, hence static texture information is duplicated within the local memory subsystems to each graphics chip. The net result is that where the theoretical peak fill-rate, and vertex rate dependant on the mode, can double when two boards are added the memory space available to the graphics subsystem doesn’t scale similarly.

(texto retirado desta matéria do site beyond3d)

Postado Originalmente por Rosted@30 de março de 2005, 13:01

Interessante!!!!

Mas essas configurações o driver possui suporte para alterar automaticamente ou você que escolhe no braço para cada situação?

Será feito sem a intervenção do usuário, parece que alguns jogos são incompatíevis com um ou outro modo, pela forma com que acessam o framebuffer.

• 4 semanas depois...
Postado

Vou aproveitar esse tópico pra pôr mais uma questao. As temperaturas!

Eu não tenho problemas com temperaturas na minha leadtek 6600GT, mas no caso de comprar uma segunda, tenho medo q essa esquente muito.

Por que elas em SLI ficam muito proximas entre si, e a de cima "pegaria" o calor q a de baixo solta, e não teria muito espaço de ventilaçao... aumentando a temperatura...

Isso pelo menos é o q eu imagino q irá acontecer... então eu queria saber se alguem aqui ja usou SLI e o q notou em relação a temperaturas das placas!

abraço!

:joia:

Postado

no guru3d há alguns testes, e em quase todos uma 6800 GT 256 mb foi superior a duas 6600GT em SLI, sendo q no far cry o desempenho das duas em SLI foi até pior que uma 6600GT somente! Eu aguardaria mais testes antes de adquirir duas 6600GT ao invés de uma 6800GT. Só faria isso se minha grana fosse somente suficiente para comprar uma 6600GT e fosse comprar a outra mais tarde, estando ansioso demais!

Os links dos testes:

http://www.guru3d.com/article/Videocards/186/11/

http://www.guru3d.com/article/Videocards/186/12/

http://www.guru3d.com/article/Videocards/186/14/ reparem neste como a 6800Gt perdeu com uma qualidade gráfica mais baixa, mas superou as 6600GT em SLI quando foi mais exigido das placas!

http://www.guru3d.com/article/Videocards/186/16/

http://www.guru3d.com/article/Videocards/186/18/

Nestes testes feitos nos jogos, a 6800GT levou vantagem, mas se observar os programas de benchmark (3dmark, aquamark...) o SLI sai ganhando. Acredito que as simulações dos benchmarks não venham a ocupar toda a capacidade das memórias das placas, pois não devem haver texturas como há em um jogo como facr cry por exemplo. Eu confio mais nos testes com base nos jogos, pois prefiro ter uma placa melhor no meu dia-a-dia do que fazer uns pontos a mais e perder em FPS nos jogos! ai vai da escolha de cada um!

Postado

Bom gente... eu na atualidade não estou usando placas em SLI (aliás minha placa-mãe nem PCI-E tem...estou com uma VGA AGP ainda :(

Mas na época das voodoo, SE NÃO ME ENGANO, o sli funcionava de forma DIFERENTE.

Eu tinha 2 voodoo 2 de 12 MB em SLI (com uma VGA da s3 para o 2D. )

E, no caso, ACHO que a memória somada era de 24MB, uma vez que ela RODAVA o quake 2 a 1024x768, enquanto as placas de 12 MB sem sli NÃO rodavam nessa resolução...

O problema é que não me lembro tb se não eram as de 8 mb q não rodavam e as de 12 rodavam, portanto não tenho muita certeza...

Mas ESSE SLI era Scan Line Interleave, ou seja: CADA PLACA renderizava UMA LINHA na tela : Ex: uma renderizava as linhas PARES e outra as linhas ÍMPARES.

Isso era uma grande vantagem, uma vez que cada placa ficaria como rodando a 512x384 quando na realidade a tela estava a 1024x768...

Não seria o SLI da 3DFX SUPERIOR ao da Nvidia, NA TEORIA???

Sei lá, mas acho que dessa forma os recursos eram melhor aproveitados...

Bom, mas bons tempos aqueles... quando eu tinha $$ pra um pc com 2 VGA's... agora tenho q ficar com esse queimador de fonte e uma 6800 AGP ( sux a lot :( )

Mas não vem ao caso... o que importa é:

Afinal, se a NVIDIA comprou a 3DFX...

POR QUE RAIOS NÃO USARAM A MESMA TECNOLOGIA??? (não seria tão mais simples?) :)

Postado
Postado Originalmente por Toninho_Sv@27 de abril de 2005, 00:44

Bom gente... eu na atualidade não estou usando placas em SLI (aliás minha placa-mãe nem PCI-E tem...estou com uma VGA AGP ainda :(

Mas na época das voodoo, SE NÃO ME ENGANO, o sli funcionava de forma DIFERENTE.

Eu tinha 2 voodoo 2 de 12 MB em SLI (com uma VGA da s3 para o 2D. )

E, no caso, ACHO que a memória somada era de 24MB, uma vez que ela RODAVA o quake 2 a 1024x768, enquanto as placas de 12 MB sem sli NÃO rodavam nessa resolução...

O problema é que não me lembro tb se não eram as de 8 mb q não rodavam e as de 12 rodavam, portanto não tenho muita certeza...

Mas ESSE SLI era Scan Line Interleave, ou seja: CADA PLACA renderizava UMA LINHA na tela : Ex: uma renderizava as linhas PARES e outra as linhas ÍMPARES.

Isso era uma grande vantagem, uma vez que cada placa ficaria como rodando a 512x384 quando na realidade a tela estava a 1024x768...

Não seria o SLI da 3DFX SUPERIOR ao da Nvidia, NA TEORIA???

Sei lá, mas acho que dessa forma os recursos eram melhor aproveitados...

Bom, mas bons tempos aqueles... quando eu tinha $$ pra um pc com 2 VGA's... agora tenho q ficar com esse queimador de fonte e uma 6800 AGP ( sux a lot :( )

Mas não vem ao caso... o que importa é:

Afinal, se a NVIDIA comprou a 3DFX...

POR QUE RAIOS NÃO USARAM A MESMA TECNOLOGIA??? (não seria tão mais simples?) :)

Bom, no caso das Voodoo 2 a mesma coisa, Toninho, a memória somada era 24MB mas na prática eram 12MB. Apenas o framebuffer dobra, não a quantidade de memória pra armazenamento de texturas.

Na Voodoo 5 também acontecia a mesma coisa, com dois processadores gáficos, a memória somada era 64MB, mas como havia duplicação das texturas para cada processador, na prática eram 32MB.

Bom, acho que seria impossível implementar a mesma tecnologia do SLI da 3DFX nas Geforce em SLI, principalmente porque as Voodoo sequer eram consideradas GPUs (não havia HT&L), e hoje há diversas operações sobre o framebuffer que não haviam naquela época, como render-to-texture (recurso muito utilizado, por exemplo, para fazer motion blur). Há também uma diferença quanto ao barramento, já que o SLI da Nvidia roda sobre PCI Express e por causa das características das GPUs atuais, exige um cuidado muito maior com o sincronismo das operações.

Postado

Só vou comentar sobre a escolha das placas...

Eu acho melhor você pegar 1 6800 (não to falando só para ser do contra).

Duas 6600gt vão se defazar mais rapidamente, já se você comprar uma 6800 hoje, quando ela começar a ficar obsoleta você compra outra e vai estar no topo novamente!! Pense também que quando você for precisar comprar outra, ela já vai estar muito mais barata que hoje.

(se puder pegue uma ultra, se não der pegue uma GT que mesmo assim vale a pena)

Postado
Postado Originalmente por Diego Pasqualin@27 de abril de 2005, 09:31

Só vou comentar sobre a escolha das placas...

Eu acho melhor você pegar 1 6800 (não to falando só para ser do contra).

Duas 6600gt vão se defazar mais rapidamente, já se você comprar uma 6800 hoje, quando ela começar a ficar obsoleta você compra outra e vai estar no topo novamente!! Pense também que quando você for precisar comprar outra, ela já vai estar muito mais barata que hoje.

(se puder pegue uma ultra, se não der pegue uma GT que mesmo assim vale a pena)

MAS pensando por outro lado, uma 6600GT hoje em dia custa muito menos q uma 6800Ultra, então pra quem ja tem uma 6600GT (meu caso), acho q vale mais comprar outra 6600GT...

aí só troca quando sair uma 7000 ou coisa assim hehehe..

:joia:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!