Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compartilhar Internet


botinha

Posts recomendados

Com o Samba, você irá comparilhar é coisas do Windows com o Linux. Pra comparilhar, você pode fazer sua estação Linux de proxy com o Squid. Só que isso AINDA não tenho a manha.. Mas isso está com os dias contados hehehehe... :P

Dá uma pesquisada aqui no fórum que acho que tem algo sobre o Squid.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citando http://www.vivaolinux.com.br/dicas/verDica.php?codigo=1602

Publicado por Vitor Ribeiro de Souza em 19/11/2004

Compartilhando internet com iptables

Há vários tutoriais de como compartilhar internet com o iptables, eu mesmo já procurei vários e nenhum nunca funcionava! Até que um belo dia li em algum lugar tais comandos sem complicações alguma. Aí vai a dica, você irá compartilhar, simplesmente, sua internet com sua rede local.

Abra um terminal e digite os seguintes comandos:

# iptables -F

# iptables -F INPUT

# iptables -F OUTPUT

# iptables -F POSTROUTING -t nat

# iptables -F PREROUTING -t nat

# echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

# iptables -P FORWARD ACCEPT

# iptables -A POSTROUTING -t nat -s 192.168.0.0/24 -o ppp0 -j MASQUERADE

Pronto, seu servidor já está compartilhando a internet! Agora só falta configurar os clientes, caso seja Windows é só ir na configuração da placa de rede e indicar o gateway. Se for clientes Linux você pode dar o comando:

# route add -net gw 192.168.0.1

Baseando-e na hipótese de que o IP do servidor é 192.168.0.1.

Pronto, internet compartilhada.

E isso galera espero que ajude, aqui quebrou mo galhão!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Você configurou o ip da maquina windows na faixa 192.168.0.x? E colocou como gateway 192.168.0.1? É a mesma coisa que se você compartilhasse a net usando o ICS do windows, mas usando ip fixo ao invés de DHCP.

EDIT: Ah, e estava vendo o script, onde tem ppp0 é porque se refere a conexao discada.. se no seu caso for algo que utiliza a placa de rede, como alguns tipos de banda larga, mude para eth0. No caso desses serviços de banda larga por ppoe não sei dizer, que aqui na minha cidade não tem isso..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, pra finalizar e funcionar para todos:

1 - Precisa configurar a sua conexao com a internet,

1.1 -se virtua / vivax configure eth0 com ip dinamico e eth1 com ip fixo 192.168.0.1 e mascara de rede 255.255.255.0 (não configure gateway para a eth1);

1.2 -se speedy configure a sua conexao (no redhat/fedora existeo adsl-setup que é passo a passo) fazendo eth0 ip dinamico, será criado um dispositivo de autenticação chamado ppp0 e configure a eth1 com ip fixo 192.168.0.1 e mascara de rede 255.255.255.0 (não configure gateway para a eth1);

2 - Rode essa sequencia de comandos:

# iptables -F

# iptables -F INPUT

# iptables -F OUTPUT

# iptables -F POSTROUTING -t nat

# iptables -F PREROUTING -t nat

# echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

# iptables -P FORWARD ACCEPT

# iptables -A POSTROUTING -t nat -s 192.168.0.0/24 -o ppp0 -j MASQUERADE(se sua conexao for virtua / vivax, ou não precisar de autenticação, substitua o ppp0 por eth0)

3 - O servidor esta pronto. então configure o cliente (outros pcs da rede) assim:

Ip fixo : 192.168.0.2 até 192.168.0.24

Gateway: 192.168.0.1

Mascara: 255.255.255.0

DNS: O mesmo que estiver no servidor!

feito isso estara tudo funcionando perfeitamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros amigos consegui resolver o problema da seguinte forma usando o iptables como os amigps deixaram ai no forun.

Compartilhando internet com iptables

Há vários tutoriais de como compartilhar internet com o iptables, eu mesmo já procurei vários e nenhum nunca funcionava! Até que um belo dia li em algum lugar tais comandos sem complicações alguma. Aí vai a dica, você irá compartilhar, simplesmente, sua internet com sua rede local.

Abra um terminal e digite os seguintes comandos:

# iptables -F

# iptables -F INPUT

# iptables -F OUTPUT

# iptables -F POSTROUTING -t nat

# iptables -F PREROUTING -t nat

# echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

# iptables -P FORWARD ACCEPT

# iptables -A POSTROUTING -t nat -s 192.168.0.0/24 -o ppp0 -j MASQUERADE

Pronto, seu servidor já está compartilhando a internet! Agora só falta configurar os clientes, caso seja Windows é só ir na configuração da placa de rede e indicar o gateway. Se for clientes Linux você pode dar o comando:

# route add -net gw 192.168.0.1

Baseando-e na hipótese de que o IP do servidor é 192.168.0.1.

Pronto, internet compartilhada.

Depois eu só conseguia pingar e nada de compartilhar, bem no WinXp eu coloquei os DNS do Uol que estavam no etc/resolv 200.221.11.100 e o 200.221.11.101 e pimba compartilhei a internet depois de quebra o :chicote::chicote: coco por muito tempo, Linux e rede é assim muita dedicacao e vontade de fazer bem feito.

VAleu........

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Caros amigos todas as vezes que desligo as minhas maquina tenho que fazer todo o processo de compartilhamento de internet, como root. Gostaria se possivel saber como é que eu faco para não ter que estar fazendo todo o compartilhamento novamente.:muro:

OBS> o compartilhamento esta funcionando beleza

Valeu.............

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bingo Bingo :-BEER:-BEER:-BEER:-BEER:-BEER

agora sim ficou 100% a rede ak em casa eu deixei o meu /etc/rc.local assim..

#!/bin/sh

#

# /etc/rc.d/rc.local: Local system initialization script.

#

# Put any local setup commands in here:

iptables -F

iptables -F INPUT

iptables -F OUTPUT

iptables -F POSTROUTING -t nat

iptables -F PREROUTING -t nat

echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

iptables -P FORWARD ACCEPT

iptables -A POSTROUTING -t nat -s 192.168.0.0/24 -o ppp0 -j MASQUERADE

Valeu...................... :palmas: :palmas: :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por edusoares@12 de maio de 2005, 09:26

Galera, pra finalizar e funcionar para todos:

1 - Precisa configurar a sua conexao com a internet,

1.1 -se virtua / vivax configure eth0 com ip dinamico e eth1 com ip fixo 192.168.0.1 e mascara de rede 255.255.255.0 (não configure gateway para a eth1);

1.2 -se speedy configure a sua conexao (no redhat/fedora existeo adsl-setup que é passo a passo) fazendo eth0 ip dinamico, será criado um dispositivo de autenticação chamado ppp0 e configure a eth1 com ip fixo 192.168.0.1 e mascara de rede 255.255.255.0 (não configure gateway para a eth1);

2 - Rode essa sequencia de comandos:

# iptables -F

# iptables -F INPUT

# iptables -F OUTPUT

# iptables -F POSTROUTING -t nat

# iptables -F PREROUTING -t nat

# echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

# iptables -P FORWARD ACCEPT

# iptables -A POSTROUTING -t nat -s 192.168.0.0/24 -o ppp0 -j MASQUERADE(se sua conexao for virtua / vivax, ou não precisar de autenticação, substitua o ppp0 por eth0)

3 - O servidor esta pronto. então configure o cliente (outros pcs da rede) assim:

Ip fixo : 192.168.0.2 até 192.168.0.24

Gateway: 192.168.0.1

Mascara: 255.255.255.0

DNS: O mesmo que estiver no servidor!

feito isso estara tudo funcionando perfeitamente.

Apenas uma pequena correção, na linha onde diz;

iptables -A POSTROUTING -t nat -s 192.168.0.0/24 -o ppp0 -j MASQUERADE

o /24 "NÃO" significa que o range de IPs vai de 192.168.0.2 até 192.168.0.24

...e sim que a mácara possui 24 bits, exemplo:

IIIIIIII.IIIIIIII.IIIIIIII.00000000 = 255.255.255.0

...então como o gateway no exemplo utiliza IP 192.168.0.1 você vai poder utilizar o range entre 192.168.0.1 à 192.168.0.254 (lembrando que 192.168.0.255 é o broadcast e que nesse exemplo estamos utilizando IP de classe C)

T+

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

leandrolrs maneiro, eu tambem penssava que eram 24 ips.... Da uma contribuida para o topico de firewall que ta la destacado.

E o OpenBSD têm arrumado nele ? To meio parado em BSD, achava que minha area era segurança, mais vi que gosto mais da area Desktop...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!