Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compra de um novo PC


Posts recomendados

Bom, preciso comprar um PC e apesar de ser leigo no assunto estou procurando informações a respeito.

Aluguei numa biblioteca um livro de Gabriel Torres, chamado "Hardware - Curso Completo", publicado em 2001 (inclusive o livro faz muitas referências ao Clube do Hardware).

Pois bem, pelo que li no livro, numa placa-mãe, mais importante até que seu fabricante é o fabricante de seu chipset!

E quando pesquiso na internet para saber qual placa-mãe comprar, não chego a uma conclusão. Pois em todas as lojas colocam apenas coisas superficiais, tais como: "- Placa Asus, chipset Intel, preço X".

Então como faço pra saber se a placa-mãe (e mais especificamente o chipset) que irei comprar irá suportar o processador e a quantidade de memória que irei utilizar nela??

Pretendia comprar uma máquina "top de linha", com processador Core 2 Duo, 4Mb de cache, etc. Porém houveram alguns imprevistos a decidi optar por uma máquina um pouco mais antiga.

Agora pretendo comprar um:

- Pentium 4 em 64 bits, 3.0GHz com 4Mb de Cache e 1Gb de RAM.

Com esta configuração, quais placas-mãe funcionariam perfeitamente?

Ainda sobre placas-mãe, a função do slot AGP é apenas para conexão de placas de vídeo e som?

No caso, eu quase nunca instalo jogos em meu computador, logo não preciso de slots AGP, nem tão pouco de uma placa de vídeo, correto?

Gostaria que me alertassem sobre problemas comuns que ocorrem na montagem, além dos já postados nos "Tópicos Importantes". Por exemplo:

- preciso me atentar para especificações da fonte que irei utilizar ou todas são iguais?

- Se eu entender que jamais gastarei mais de 80Gb de armazenamento, existe alguma vantagem em se comprar um HD de 120 Gb?

Agora, para finalizar, gostaria de saber mais uma opinião de vocês.

Imagino que com uns R$1500,00 (hum mil e quinhentos reais) eu consiga comprar este computador (Gabinete com fonte de alimentação, Placa-mãe, Processador, HD e Memória RAM) tirando o monitor, mouse e teclado (que usarei de meu antigo PC).

Estou pesquisando tanto em minha cidade e cidades próximas(interior de MG), quanto na internet. vocês acham que consigo neste preço?

Sei que é chato ficar explicando esse tipo de coisa para leigos.

Mas por favor(!), pessoas que realmente entendam do assunto, me ajudem!

Conto com a colaboração de vocês.

E desde já lhes agradeço,

Muito Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom cara eu sei o tanto que comprar um computador novo é complicado eu te recomendo assim compra um bom kit de processador e placa-mãe com esse pentium 4 ai você pode colocar uma asus não sei te dizer os modelos mais indicados eu semprei usei asus e nunca me deu nenhum problema coloca um tanto bom de memoria recomendo 1gb mesmo e se você não quiser gastar muito compra um hd de 80 ata comum depois voce pode ir melhorando devagar por exemplo compra um hd sata de 160 coloca uma placa de video agp que mesmo q não va jogar acho legal ter uma placa de video legal vou da uma pesquisada nos modelos de placas e te passo mais tarde

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então como faço pra saber se a placa-mãe (e mais especificamente o chipset) que irei comprar irá suportar o processador e a quantidade de memória que irei utilizar nela??

Vendo o modelo da placa mãe, indo no site do fabricante e vendo qual o chipset dessa placa mãe.

Agora pretendo comprar um:

- Pentium 4 em 64 bits, 3.0GHz com 4Mb de Cache e 1Gb de RAM.

Já pensou em um Pentium D? Ou até mesmo em pegar um AMD?

Ainda sobre placas-mãe, a função do slot AGP é apenas para conexão de placas de vídeo e som?

Placas de som? No slot AGP? Posso estar mal informado, mas slot AGP sempre serviu só para placas de vídeo. As de som normalmente vão nos slot ISA(antigão) ou PCI.

No caso, eu quase nunca instalo jogos em meu computador, logo não preciso de slots AGP, nem tão pouco de uma placa de vídeo, correto?

Se não haverá jogos, creio que um vídeo onboard dará conta do recado.

- preciso me atentar para especificações da fonte que irei utilizar ou todas são iguais?

Sim, pois sua placa mãe nova provavelmente terá um conector de 12V e sua fonte precisará ter esse conector, caso contrário... não vai ligar.

Tem que ver ainda se sua placa mãe vai usar conector de 20 ou 24 pinos e se fonte tem esse conector de 24 pinos também(conector de 20 pinos "todas" tem agora esse adicional de +4pinos, nem todas).

- Se eu entender que jamais gastarei mais de 80Gb de armazenamento, existe alguma vantagem em se comprar um HD de 120 Gb?

No meu ponto de vista, espaço nunca é demais. Se o micro será usado sem upgrade por um bom tempo, provavelmente vai acumulando coisas, como arquivos pessoais, MP3, programas... certo? Eu compraria o de 120GB, a não ser que a grana estivesse comprometida por causa do HD.

Agora, para finalizar, gostaria de saber mais uma opinião de vocês.

Imagino que com uns R$1500,00 (hum mil e quinhentos reais) eu consiga comprar este computador (Gabinete com fonte de alimentação, Placa-mãe, Processador, HD e Memória RAM) tirando o monitor, mouse e teclado (que usarei de meu antigo PC).

Estou pesquisando tanto em minha cidade e cidades próximas(interior de MG), quanto na internet. vocês acham que consigo neste preço?

Com certeza sim. Tem preferência por sites ou loja física?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente gostaria de dizer que estou impressionado com a atenção de vocês,

Muitissimo Obrigado!!! :)

compra um hd de 80 ata comum depois voce pode ir melhorando devagar por exemplo compra um hd sata de 160

Caro Lucas,

A diferença existente entre um Disco Rígido IDE e um Sata faz realmente valer à pena pagar mais por um Sata?

Já pensou em um Pentium D? Ou até mesmo em pegar um AMD?

Caro Ricardo,

Entende-se por Pentium D, os processadores com 2 núcleos de processamento (com exceção dos Core 2 Duo)? Não seriam estes processadores mais caros?

Pelo que li é muito interessante que o processador conte com 4Mb de memória Cache, o que faz com que o preço aumente consideravelmente.

Você acha que com um destes Pentium D, com 4Mb de cache, eu ainda consiga montar meu PC dentro desta faixa que pretendo gastar?

Quanto ao AMD, não sei, posso estar redondamente enganado, mas a fama da Intel é melhor (logo presumo que os processadores Intel sejam melhores). O que você acha?

Eu compraria o de 120GB, a não ser que a grana estivesse comprometida por causa do HD.

É exatamente isto. Penso em comprar um de 80Gb pensando em economizar. Caso no final das contas, houver possibilidade (ficar abaixo do que pretendo gastar) eu coloco um de 120Gb.

E além do que eu havia falado antes, pretendo ainda colocar uma gravadora de DVD, o que aumentaria um pouquinho mais os gastos.

Com certeza sim. Tem preferência por sites ou loja física?

Tenho preferência por sites, já que não tenho disponibilidade para viagens. Você poderia me indicar algumas lojas on-line que sejam confiáveis e que vendam por um custo mais acessível?

Pelo que estou observando, o que devo definir primeiro é qual o processador e qual a placa-mãe irei utilizar, para depois pensar no resto. Pois de acordo com o processador é que definirei a placa. E de acordo com esta, é que definirei o gabinete e a fonte. Estou certo?

Se sim, gostaria então que primeiramente vocês me auxiliassem a optar pelo processador e pela placa-mãe.

No mais, novamente lhes agradeço muito pela atenção:

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá:

A diferença existente entre um Disco Rígido IDE e um Sata faz realmente valer à pena pagar mais por um Sata?

Bem, se você não fará nada como edição de vídeo, som, ou trabalho com edição de imagens, creio que um IDE está ótimo(embora a diferença de preços ultimamente está pequena).

Infelizmente ainda não pude comprovar a diferença de potencial entre as duas interfaces, porém me disseram que há uma boooa diferença de desempenho, pórem se o uso do micro não exigirá isso... sem problemas, vá de IDE.

Entende-se por Pentium D, os processadores com 2 núcleos de processamento (com exceção dos Core 2 Duo)?

Se entendi bem o que você quis dizer, não é bem isso não. Tem outros modelos que tem 2 núcleos, mas levam outros nomes (como os Conroe, ou Core 2 Duo, que você mesmo citou). Ou seja, não é porque tem 2 núcleos que se chama de Pentium D. Os que tem 2 núcleos você chama de Dual Core ou Núcleo Duplo mesmo (na tradução mais clara).

Não seriam estes processadores mais caros?

Pelo que li é muito interessante que o processador conte com 4Mb de memória Cache, o que faz com que o preço aumente consideravelmente.

Isso lá é verdade sim. São um pouco mais caros que alguns AMD, aliás que vários, mas com saiu os Conroe, os preços estão caindo aos poucos.

Você acha que com um destes Pentium D, com 4Mb de cache, eu ainda consiga montar meu PC dentro desta faixa que pretendo gastar?

Acredito que sim. Só teria que ver uma placa mãe com vídeo onboard boa para ele (não acompanho muito Intel, então teria que pesquisar mais).

Mas se não for usar nada pesado, talvez não precise de 1GB de ram, aí baixa mais o preço.

Quanto ao AMD, não sei, posso estar redondamente enganado, mas a fama da Intel é melhor (logo presumo que os processadores Intel sejam melhores). O que você acha?

Acho que tudo depende da utilização que o micro terá. Em jogos os AMD eram melhores, mas no desempenho geral, creio que os Intel sejam melhores, principalmente agora com os Conroe.

Pelo que me lembro ao longo da história, os Intel sempre levam uma relativa vantagem sobre os AMD, mas com a chegada dos Athlon 64, a liderança (em jogos pelo menos) era dos AMD.

É exatamente isto. Penso em comprar um de 80Gb pensando em economizar. Caso no final das contas, houver possibilidade (ficar abaixo do que pretendo gastar) eu coloco um de 120Gb.

E além do que eu havia falado antes, pretendo ainda colocar uma gravadora de DVD, o que aumentaria um pouquinho mais os gastos.

Se o uso será beeeemm doméstico, um de 80GB tá mais que bom. Aí é só comprar outro mais pra frente.

Tenho preferência por sites, já que não tenho disponibilidade para viagens. Você poderia me indicar algumas lojas on-line que sejam confiáveis e que vendam por um custo mais acessível?

Dá uma olhada aqui: LOJAS DE INFORMATICA

Se você está em Minas Gerais, maravilha, tem 2 lojas ótimas. Montei meu micro comprando quase tudo nelas. São a Hardplus e a WAZ e ambas são de Belo Horizonte. Você pode comprar tanto pela net, quanto retirar no local.

Pelo que estou observando, o que devo definir primeiro é qual o processador e qual a placa-mãe irei utilizar, para depois pensar no resto. Pois de acordo com o processador é que definirei a placa. E de acordo com esta, é que definirei o gabinete e a fonte. Estou certo?

Se sim, gostaria então que primeiramente vocês me auxiliassem a optar pelo processador e pela placa-mãe.

Bem, dependendo do processador, você utilizará memórias DDR ou DDR2.

Se for um Athlon 64 3000+ 939, por exemplo, será memórias DDR.

Se for um Athlon 64 3800+ AM2, por exemplo, será memórias DDR2.

Então, eu diria que na ordem de escolha fica: Processador, Placa mãe, memórias, fonte e depois o resto(visto que vídeo não fará diferença).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por tudo que já me ensinaram aqui já estou mais "norteado", hehe.

Estive fazendo uma cotação pela internet e pretendo comprar um Pentium D 9xx.

Agora minhas dúvidas são refente a compatibilidade do Gabinete com a Placa-mãe.

O que preciso saber da placa-mãe para comprar um gabinete compatível é apenas seu tipo?

Por exemplo, se a placa é micro ATX, qualquer gabinete com suporte micro ATX poderá ser utilizado? Não devo saber de nenhuma outra especificação da placa-mãe?

Agora quanto a Fonte, quais as informações da placa-mãe eu devo requisitar para saber o tipo de fonte necessária?

E para finalizar, eu gostaria de saber o que vocês acham da compra de um processador usado. Trata-se de um colega que vende um processador que, segundo ele, foi muito pouco usado e que ainda está na garantia da Intel (3 anos). Ele está vendendo porque adquiriu um Core 2 Duo. Vocês acham que existe algum problema em se comprar um processador usado?

Bom, como disse já estou muito mais "norteado" acerca do que pretendo. Então mais uma vez,

Muito obrigado!

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.Não sei quanto a sua cidade mas aqui onde estou com 1500 reais no gabinete dificilmente eu consigo um pentium d 9XX.Olhe essa configuração que eu fiz orçamento aqui na minha cidade....

CPU INTEL PENTIUM D 805 2,66GHZ /533 775 LGA R$377,27

KIT LEADERSHIP R$218

HD 80 SAMSUNG SERIAL ATA R$179,04

GRAVADOR DE DVD R$130,55

MONITOR SAMSUNG 17" 794V R$363,68

MEMORIA RAM 1GB DDR2 533MHZ R$250,85

MOTHER P4 775 INTEL D102GGC2L VGA/SOM/REDE/PCI-E R$351,56

WINDOWS XP HOME OEM R$299,34

TOTAL PC R$2225,00

Daí pode-se retirar o windows XP se voce não for usar,pode-se tirar o monitor e o kit leadership também,acrescentando mais uns 100 reais de um gabinete novo.

Retirando-se então esses itens tem-se:

Total PC R$1445 reais,incluindo-se 100 reais para um monitor.Nesse preço não tem monitor,teclado nem mouse.Sai na faixa de 1500 reeais como voce ve ai em cima.

Concluindo: Por 1500 reais voce conseguira na media um pentium d 805 ou pentium d 820,a não ser que consiga esses pentium d 9XX em um preço muito baixo,pois eles estão na media de 700 a 850 reais,acrescentando uns 300 reais,donde se conclue que ficaria na media em 1800 a 1900 reais.Claro que tudo isso levando em conta os preços medios daqui onde moro.Se estiver mais barato ai,até que pode dar o seu pentium d 9XX.Mas se for mais caro,terá que desembolsar além dos 1500.A escolha é sua. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, pela cotação que realizei, reparei isso.

Tenho pesquisado por lojas de todo o Brasil.

É bem como você está dizendo. Não irei comprar o monitor, nem o Windows XP, nem o kit Leadership.

Mas aí, até com R$1600.00 pelo que analisei, eu imagino que eu consiga. Pelo menos espero, hehe.

Bom, mas eu gostaria que respondessem os questionamentos que deixei no último post antes deste aqui. Ok?

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que preciso saber da placa-mãe para comprar um gabinete compatível é apenas seu tipo?

Por exemplo, se a placa é micro ATX, qualquer gabinete com suporte micro ATX poderá ser utilizado? Não devo saber de nenhuma outra especificação da placa-mãe?

Exatamente. Como os tamanhos são padrão (ATX, ...) então não tem erro.

Agora quanto a Fonte, quais as informações da placa-mãe eu devo requisitar para saber o tipo de fonte necessária?

Se a placa mãe pede conector de 20 ou 24 pinos e se pede o conector de 12V (praticamente todas lançadas hoje em dia pedem).

E para finalizar, eu gostaria de saber o que vocês acham da compra de um processador usado. Trata-se de um colega que vende um processador que, segundo ele, foi muito pouco usado e que ainda está na garantia da Intel (3 anos). Ele está vendendo porque adquiriu um Core 2 Duo. Vocês acham que existe algum problema em se comprar um processador usado?

Se é um colega de confiança que não fazia over (só por precaução) e se ele puder testar na sua frente... acho que não tem erro nenhum, ainda mais que ainda está na garantia de fábrica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, mas ainda estou com dúvida em relação a compatibilidade entre placa-mãe e fonte de energia.

Solicitei, por e-mail, informações acerca de determinada placa-mãe a um vendedor. E ele respondeu o seguinte:

"A placa mãe citada possui conexão auxiliar de energia, podendo ela ser conectada a fontes de 20 pinos com ou sem o conector auxiliar (o melhor é que seja conectado sim, mas não é necessário). As fontes que acompanham os gabinetes não possuem este conector, caso queira usa-lo recomendo comprar uma fonte Seventeam de potência real."

E então, o que vem a ser este "conector auxiliar"?

E se eu conectar(ligar) a placa sem este "conector auxiliar", o que eu estaria perdendo?

E não seria este "conector auxiliar" um adaptador?

Há alguns dias, enquanto pesquisava sobre placas-mãe, li algo que dizia que não deveria fazer uso de adaptadores. Pois atrapalhariam o correto funcionamento da placa. Então eu gostaria de saber se este tal conector auxiliar é um adaptador.

Muito Obrigado pessoal,

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem Vinicios quase que eu durmo lendo esse tanto de mensagem, eheheheh, mais acho que esta um tanto defasado o X da questão.

O uso deste pc é para o que?

O pc é para uso de programas de escritorio como word, exel internet e afins?

Vi que você não vai usar para jogos.

, pois ela já tem o vídeo embutido na

Mais ainda não sei se você faz uso de programas pessados de edição de vídeo, audio ou qaulquer outro semelhante.

Com esses dados nós podemos sugerir uma configuração ideal para você, pois, sabemos exatamente suas necessidades.

Agora sobre algumas dúvidas que você espos em outras mensagens.

Existem dois tipos de placas mãe:

A Off board > Quer dizer que a placa mãe não tem uma GPU(processador de vídeo) integrado nela ou seja você precisa comprar uma placa de vídeo para colcoar em sua máquina utilizando do slot AGP, que é unicamente e restrito para o uso de vídeo,(me desculpe a redundancia) ou no slot PCI-Express, que também é para vídeo e é o slot mais novo que está subistituindo o AGP. também existem placa de vídeo que usa o slot PCI mais estes são muito antigos e defasados e quem subistituio este slot foi o AGP.

Placa mãe Onboard > É totalmente o contrario da 1°, ela tem a GPU integrada na placa mãe fazendo com que não seja necessario você comprar uma placa de vídeo para poder usar o computador. Essas GPU integradas na placa mãe são de baixo desempenho, não sendo recomendada para quem vá usar o pc para jogos principalmente os mais pesados como Doom3, half life 2, F.E.A.R e tantos outros. Porém estas placas mãe normalmente vem com um slot AGP ou PCI-E para caso você deseje upgrade em seu vídeo comprando uma placa de vídeo "real"( que forneça um desempenho satisfatório para jogos).

Eu lhe recomndaria comprar uma placa mãe com video Onboard, pois, você não vai jogar mesmo e uma placa com uma GPU Geforce 6100 ou 6150 deve ser bem satisfatorios pra ti.

Quanto a fonte ATX existem basicamente 2 padroes atualmente os que usam conector de energia de 20 pinos (ATX 1.x) ou os que usam o conector de 24pinos (ATX 2.x)

Para saber qual comprar é necessario você saber se o conector da alimentação da placa mãe é de 20 ou 24 pinos.

Existem fontes que podem ser usadas para estes os dois ( o de 20 e 24) pois ele tem 20 pinos mais vem com o 4 pinos que podem ser encaixados na lateral destes 20 pinos e ser encaixado no conector de 24.

É bom ter fontes de marca e não genéricas, pois fontes genericas além de não fornecer a potencia rotulada nela ,400W, 500W ou qualquer outras, (normalmente a potencia real destas fontes é de 50% do valor rotulado ou até menos logo uma fonte de 400W fornece somente 200W) e se seu pc gastar mais de 200W(já nem é recomendado usar a fonte em sua carga total é recomendavel deixar sobrando sem uso 25% da potencia, pois existem componentes do computador que quando ligado tem um pico no uso de energia ex: quando você liga o pc tal componente usa 50W e logo em seguida só é necessario 20W para ele funcionar) ele vai ter problemas poblemas dos mais diversos. Além do fato que fontes genericas normalmente oscilam bastante a tensão da alimentação de 12V, 3.3V e etc.. e isto pode danificar componentes do seu computador como a placa mãe, processador entre outros.

Exemplos de boas marcas de fontes são Thermaltake, Huntkey, High Power, Spire, Coolermaster, OCZ, Antec, Seventeam e outras.

Existem boas escolhas de fonts de qualidade com bons preços na NOLI.

Mais a escolha da fonte vai depender da escolha de seu processador e outros componentes mais como sua configuração deve ser modesta creio que uma de 350W real possa dar conta do recado.

Mais me passe as informações sobre qual o uso que este pc vai ter.

Espero ter ajudado amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!