×
×
Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Reiniciando em jogos pesados: fonte ou temperatura?


Posts recomendados

Galera, to com o seguinte problema. Fiz um bom upgrade no meu PC e fiquei com a seguinte config:

97370175.jpg

Placa Mãe: Intel Xtreme DP45SG

GeForce 9600GT XFX 512mb

Fonte HuntKey 500w reais.

HD de 1TB Seagate

HD de 250GB Seagate

HD de 80GB Seagate

O que tá acontecendo é o seguinte; quando vou jogar algum jogo mais pesado como GTA IV ou Need for Speed Undercover, o PC trava as vezes. Alguns dias atrás até postei aqui, ele ia para uma tela preta mas o som continuava. Suspeitei que seria a fonte e continuo suspeitando mas rodei o Everest e notei que a temperatura da minha VGA está entre 60ºC~65ºC quando não estou jogando e chegando a 90ºC quando estou jogando. As vezes a Black Screen aparece mas eu consigo dar Alt+Tab e o Windows informa que o Driver foi "desarmado" mas o Windows conseguiu recuperar.

Segundo o site da Nvidia: para a 9600GT as temperaturas são as seguintes (a minha é o valor da esquerda):

Thermal and Power Specs:

Maximum GPU Temperature (in C) 105 C 105 C

Maximum Graphics Card Power (W) 96 W 59 W

Minimum System Power Requirement (W) 400 W 300 W

Supplementary Power Connectors 6-pin

E outra coisa, no site da Nvidia ela diz que o minimo da fonte é 400w e no site da XFX que é a fabricante diz que é 600w. Estou confuso com isso e por isso acredito que talvez o problema seja a fonte.

Minha pergunta é, a temperatura está de acordo? O que acontece quando ela chega a niveis elevados, ocorre o que eu descrevi acima? O que ocorre quando a fonte não fornece o pedido?

Se puderem me ajudar galera. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que sua fonte aguenta o tranco sim. Mas pelo fabricante recomentar 600W, deveria usar uma.

Pelos dados que você postou a sua PV está dentro da temperatura. Pode ser que a PV esteja ruim. Para descobrir rode o DXDIAG, que deverá rodar todos os testes.

Verifique a temperatura de seu processador. Deverá estar por volta de 65ºC, mas depende do modelo. As placas-mãe boas e atuais, vem com dispositivo que desliga automático ao atingir a temperatura perigosa. O mesmo não ocorre para placa-de-vídeo, que se atingir a temperatura máxima fatalmente será permanentemente prejudicada. Verifique o cooler dela também.

Se sua fonte não conseguir fornecer a tensão/corrente exigida pela PC pode acontecer um dos dois casos:

-fontes boas: Possuem circuito de proteção que desliga a fonte.

-fontes ruins: a fonte desliga por pane ou queima. Neste dois casos nunca se sabe o que acontece, pois por haver anomalias no fornecimento de tensão/corrente pode inclusive queimar outros componentes do PC.

Eu considero a marca de sua fonte como duvidosa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, não acredito que seja a fonte pois até onde sei esta placa de video pede uma fonte de 400w reais uma de 600w acho que seria recomendado para uma 9800gtx. Quanto a temperatura não esta tão ruim não mas o cooler que a xfx coloca na 9600gt é muito pequeno e fraco, se você quiser ter um desempenho muito bom com esta placa melhore a ventilação de seu gabinete e coloque um cooler melhor na placa de video como esse http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-100352660-cooler-para-placa-de-video-e-sistema-rocket-evercool-nf-_JM que não precisa aclopar a placa.

Se depois as temperaturas tiverem uma boa queda como devera ocorrer se quiser faça um pequeno over com o ntune para Clock:750mhz e Memória:1000mhz pode ter certeza ha um aumento muito bom no desempenho só com esse over. Só para se ter uma ideia rodei numa 9600gt com esse over o temido crysis Warhead com tudo no maximo sem legue e com jogabilidade muito boa, porém isso foi numa maquina com core2quad de 2.6ghz, 4gb de ram 800mhz da kingstom e uma fonte que tinha aparencia legal mais não confio muito que era uma wisecase de 500w reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Aprenda a ler resistores e capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!