Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Reiniciando em jogos pesados: fonte ou temperatura?

Posts recomendados

Galera, to com o seguinte problema. Fiz um bom upgrade no meu PC e fiquei com a seguinte config:

97370175.jpg

Placa Mãe: Intel Xtreme DP45SG

GeForce 9600GT XFX 512mb

Fonte HuntKey 500w reais.

HD de 1TB Seagate

HD de 250GB Seagate

HD de 80GB Seagate

O que tá acontecendo é o seguinte; quando vou jogar algum jogo mais pesado como GTA IV ou Need for Speed Undercover, o PC trava as vezes. Alguns dias atrás até postei aqui, ele ia para uma tela preta mas o som continuava. Suspeitei que seria a fonte e continuo suspeitando mas rodei o Everest e notei que a temperatura da minha VGA está entre 60ºC~65ºC quando não estou jogando e chegando a 90ºC quando estou jogando. As vezes a Black Screen aparece mas eu consigo dar Alt+Tab e o Windows informa que o Driver foi "desarmado" mas o Windows conseguiu recuperar.

Segundo o site da Nvidia: para a 9600GT as temperaturas são as seguintes (a minha é o valor da esquerda):

Thermal and Power Specs:

Maximum GPU Temperature (in C) 105 C 105 C

Maximum Graphics Card Power (W) 96 W 59 W

Minimum System Power Requirement (W) 400 W 300 W

Supplementary Power Connectors 6-pin

E outra coisa, no site da Nvidia ela diz que o minimo da fonte é 400w e no site da XFX que é a fabricante diz que é 600w. Estou confuso com isso e por isso acredito que talvez o problema seja a fonte.

Minha pergunta é, a temperatura está de acordo? O que acontece quando ela chega a niveis elevados, ocorre o que eu descrevi acima? O que ocorre quando a fonte não fornece o pedido?

Se puderem me ajudar galera. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que sua fonte aguenta o tranco sim. Mas pelo fabricante recomentar 600W, deveria usar uma.

Pelos dados que você postou a sua PV está dentro da temperatura. Pode ser que a PV esteja ruim. Para descobrir rode o DXDIAG, que deverá rodar todos os testes.

Verifique a temperatura de seu processador. Deverá estar por volta de 65ºC, mas depende do modelo. As placas-mãe boas e atuais, vem com dispositivo que desliga automático ao atingir a temperatura perigosa. O mesmo não ocorre para placa-de-vídeo, que se atingir a temperatura máxima fatalmente será permanentemente prejudicada. Verifique o cooler dela também.

Se sua fonte não conseguir fornecer a tensão/corrente exigida pela PC pode acontecer um dos dois casos:

-fontes boas: Possuem circuito de proteção que desliga a fonte.

-fontes ruins: a fonte desliga por pane ou queima. Neste dois casos nunca se sabe o que acontece, pois por haver anomalias no fornecimento de tensão/corrente pode inclusive queimar outros componentes do PC.

Eu considero a marca de sua fonte como duvidosa.

Link para o comentário

Amigo, não acredito que seja a fonte pois até onde sei esta placa de video pede uma fonte de 400w reais uma de 600w acho que seria recomendado para uma 9800gtx. Quanto a temperatura não esta tão ruim não mas o cooler que a xfx coloca na 9600gt é muito pequeno e fraco, se você quiser ter um desempenho muito bom com esta placa melhore a ventilação de seu gabinete e coloque um cooler melhor na placa de video como esse http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-100352660-cooler-para-placa-de-video-e-sistema-rocket-evercool-nf-_JM que não precisa aclopar a placa.

Se depois as temperaturas tiverem uma boa queda como devera ocorrer se quiser faça um pequeno over com o ntune para Clock:750mhz e Memória:1000mhz pode ter certeza ha um aumento muito bom no desempenho só com esse over. Só para se ter uma ideia rodei numa 9600gt com esse over o temido crysis Warhead com tudo no maximo sem legue e com jogabilidade muito boa, porém isso foi numa maquina com core2quad de 2.6ghz, 4gb de ram 800mhz da kingstom e uma fonte que tinha aparencia legal mais não confio muito que era uma wisecase de 500w reais.

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Aprenda a ler resistores e capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!