Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Intel i7xi5


marcengo

Posts recomendados

Pensamentos sobre i7 Bloomfield x i5 Lynnfield.

A família i7 obviamente é mais caro, a placa mãe é mais cara.. Tudo é mais caro, no entanto, é melhor que a família

i5. Quanto melhor? Alguns dizem que no geral, 10% melhor.. Porém, varia par mais ou pra menos em algumas áreas

específicas tais como renderização de imagens, processamento e jogos.

O i7 920, entrada de linha tem 4 núcleos + 4 virtuais Hyper Threading. Os i5 terão duas famílias, uma com HT

e outra sem.. Falando em dinheiro o i7-920 (2.66GHz) custará a mesma coisa do Lynnfield 2.80GHz, por volta de $280.

Este, o Lynnfield possue HT.

Mas aí, qual a vantagem de se comprar um i7? Só me parecerá vantagem se ele for apenas 10% mais caro também, e

aparentemente não será o provável, visto que algo que todos concordam é que os i7 é para alta performance, os i5

média performance e os i3 pra quem quer economizar.

Uma outra vantagem do i5, menor consumo de energia. Uma desvantagem do i5, dual channel apenas, já o i7 é triple.

Mais uma vantagem do i5, ele se comunica diretamente com a placa de video. Agora, até que ponto comunicar-se diretamente

com a placa de video, supera o iguala ao tri-channel dos i7? Será que o i7 levaria bucha no quesito jogos por não se

comunicar direto com a VGA?

Um último ponto de dúvida, qual socket terá futuro? 1366 do i7, o 1156 do i5 ou nenhum dos dois? Este quando pesamos

em longo prazo, é o mais importante.

Resumindo as diferenças

Preço Geral: $$ // $$$

Memória RAM: DDR3-DUAL // DDR3-TRIPLE

Desempenho: 9 // 10

Socket: 1156 // 1366

Consumo: 10 // 8

Outros Relevantes: DMI // QPI

ps: Ali no desempenho e consumo, são tipo notas, ou seja, o desempenho do i7 é melhor, mas consome mais.

E eis a pergunta que não quer calar, qual o melhor custo benefício? Dinheiro para comprar o i7 eu tenho, agora,

se o i5 for quase tão bom quanto o i7, porém razoávelmente mais barato, meu dinheiro não nasce em árvore

Fontes:

http://www.anandtech.com/cpuchipsets/showdoc.aspx?i=3570

http://en.expreview.com/2009/08/19/thorough-review-of-intel-core-i5-750.html

e muitos outros reviews lidos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que seja muito prematuro ainda para saber. O futuro dos i5, se eles vão ser bons a ponto de apresentar melhor custoxbenefico que até mesmos os Phenons II.

Só mais para frente, quando lançarem ele oficialmente e mtos testes confiaveis forem feitos para saber de verdade.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...E eis a pergunta que não quer calar, qual o melhor custo benefício? Dinheiro para comprar o i7 eu tenho, agora,

se o i5 for quase tão bom quanto o i7, porém razoávelmente mais barato, meu dinheiro não nasce em árvore...

Marcengo,

Os i5 também posuem socket exclusivo (LGA-1156), então os primeiros sistemas i5 também serão caros, com placas-mães exclusivas para eles.

No meu ponto de vista, atualmente os core i7 possuem melhor custo/benefício, pois diz a regra que sistemas mais avançados demoram mais para ficarem obsoletos, compensando o maior investimento inicial.

É claro que tudo isso pode mudar após o lançamento dos i5 e i3.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O i7 920, entrada de linha tem 4 núcleos + 4 virtuais Hyper Threading. Os i5 terão duas famílias, uma com HT

e outra sem.. Falando em dinheiro o i7-920 (2.66GHz) custará a mesma coisa do Lynnfield 2.80GHz, por volta de $280.

Este, o Lynnfield possue HT.

"Esse" Lynnfield se chama Core i7 860.

Agora, quanto às diferenças entre Bloomfield e Lynnfield (ou seja, socket 1366 contra 1156). A principal diferença não reside na memória ou no desempenho, mas no público-alvo. Deixe-me explicar:

O Lynnfield tem uma performance muito similar ao Bloomfield, em alguns lugares ele perde, em outros ele ganha. O preço, apesar do que vão dizer, também é próximo, economizando-se assim talvez uns 200~300 reais.

A principal diferença, como eu já disse, é o público-alvo.

O Lynnfield tem uma largura de banda de PCI-E muito menor que o Bloomfield. Isso prejudica, por exemplo, o SLI (apenas dois slots rodando a x8 cada) e afins, o USB 3.0 ou o SATA 6 GB/s.

O Lynnfield não tem por alvo os usuários fanáticos que querem extrair o máximo do máximo de suas máquinas. Por isso a redução dos slots PCI-E e o Turbo Boost absurdo (que vai provavelmente sucumbir ao overclock).

A ideia é, se essa perda de largura de banda não for prejudicá-lo, opte pelo Lynnfield. Quanto ao resto, as pequenas diferenças de performance serão invisíveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcengo,

Os i5 também posuem socket exclusivo (LGA-1156), então os primeiros sistemas i5 também serão caros, com placas-mães exclusivas para eles.

[]'s

Então, a proposta da própria intel é lançar o i5 numa faixa de preços menor, e acredito que o preço final seja menor mesmo. Afinal, i5 será dual-channel, as mobos terão apenas uma ponte e será mais econômico energéticamente falando.. Soma-se esses 3 pontos principais, acredito que você economize tranquilamente uns $200, que podem ser remanejados para uma segunda placa de video pra colocar em SLI. Obviamente, ao ser lançado o i5 as mobos para o mesmo deverão estar um pouco inflacionadas, mas creio que devam cair ao seu preço real pouco tempo depois..

crabado, essa diferença de público-alvo talvez seja o maior X da questão. O i7 860 (valeu por dar nome aos bois) aproxima-se em preço do precessador em muito ao 920, penso que para escolher o processador, preciso escolher em qual público alvo me encaixo. Um review do i5 750 x i7 920 resume bem a coisa:

"It can be seen that Core i5 750 lags behind in rendering and HD programs.While in games,they have basically the same performance.It can explain that more thread offers no help to games.Hence i5 750 has an opportunity to compete with i7 920.When it comes to power consumption,Core i5 750+P55 is better than i7 920+X58."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Traduzindo o review: para jogos, i5 750 e i7 920 são básicamente a mesma coisa, agora no quesito imagens, i7 920 chuta a ***** do i5 750, e por final, no quesito consumo, o i5 é extremamente melhor que o i7.

O review completo em: http://en.hardspell.com/doc/enshowcont.asp?id=6804&pageid=5443

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vai ter processador i7 para a mesma plataforma do i5 os 1156 .

a questao e q esses lynnfield sao progetos iniciais assim com o bloonfield .os bons mesmo vão ser os clarkdale com núcleo totalmente diferente dos outros prometem esquentar menos ainda e maior poder de over. acho q compensa esperar eles pois em novembro eu acho ja comeca a fabricar eles,, dai em novembro mesmo ou desembro ja estão nas lojas..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!