Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Review] Notebook Dell Vostro 3450


thiagomoema

Posts recomendados

Bom pessoal, comprei o meu notebook, Vostro 3450, em Julho e vou postar aqui a minha opinião sobre o ele, talvez ajuda alguém na sua decisão. Antes de tudo, desculpe a mensagem extensa.

Uso o notebook para

jogos: Tomb Raider underworld; PES 2011 e 2012; Batman Asylum e city; rise of nation, need for speed the run, shift 1 e 2; alice madness return;

uso doméstico: internet, pacote office, filmes e músicas, photoshop (nada profissional)

uso acadêmico: programas estatísticos como o Stata, R, Eviews, SPSS, virtualização (Virtual Box).

Desempenho para jogos: Realmente o notebook me agradou muito nos jogos. Apenas Batman arkham city não consegui jogar no máximo, mas rodou bem no médio. Em alguns momentos do jogo deu umas legs, mas nada que compromete, até porque acho que é problema do game em si, visto que diversos usuários está tendo dificuldade em rodar este jogo de forma fluente.

Em relação ao superaquecimento eu não tive este problema. O notebook chegou a picos de 87º, mas isso não é problema, pois dependendo do jogo é normal. Em média fica na casa dos 83º. Essa placa de vídeo realmente é muito boa, e levando em consideração que o vostro não é a linha para games da DELL (este é o XPS), pode-se dizer que este notebook cumpre muito bem o seu papel.

Numa escala de 0 a 10, eu dou nota 8 no quesito a jogos.

No uso diário: Nem preciso comentar. Satisfaz todas as minha necessidades. Mas devo dizer que uso o photoshop para coisas bem básicas, juntamente com o lightroom. Mas ele não fica pesado, nem travando. Vejos os meus filmes sem problemas, mas confesso que a resolução da tela deixa um pouco a desejar. Em relação à música, tenho uma caixa externa.

Numa escala de 0 a 10 eu dou nota 8,5. (ver pontos negativos para entender a nota)

No uso acadêmico: Tenho um problema aqui, mas não é devido ao notebook em si. Eu preciso apenas colocar mais memória, pois dependendo da rotina que o programa tem que fazer, ele consome muita memória. O notebook não trava e nem fica lento. Realmente as minhas rotinas são feitas rapidamente. Não trava em hora alguma. Quanto ao virtual box, dependendo dos programas aberto, o notebook começa a ficar lento. Mas nada que atrapalhe. Até acho isso normal, pois seria como se eu tivesse rodando dois sitemas operacionais de uma vez, o que consome uma boa quantidade de mémória.

Numa escala de 0 a 10: nota 9.5

Pontos positivos: achei o design elegante, tem uma boa conectividade (2 porta USB 2.0, sendo uma esata, e 2 portas 3.0, leitor de cartão, saída HDMI,). gostei muito do touchpad também, apesar de que não me adaptei no uso de múltiplos gestos. o leitor de CD/DVD atende as necessidades da maioria dos usuários, e não é muito barulhento. O teclado é muito bom, gostei muito dele, e sendo iluminado ainda, auxilia muito quando estar usando o notebook em abientes com pouca luminosidade, ou quando está escurecendo. A tela antireflexo ajuda muito quando se está em abientes contrário a luz.

Pontos negativos: resolução da tela (1366x768), que poderia ser melhor. O som do notebook é baixo. Quando o cooler começa a trabalhar ele faz barulho, poderia ser mais silencioso. Particularmente não gostei da saída de áudio e da entrada para microfone, pois quando se usa um fone acaba atrapalalhando na hora de colocar/retirar um cd/dvd.

Conclusão:Recomendo o notebook, e não me arrependo pela compra. Eu dei 2199,00 quando comprei, e, se fosse hoje, eu daria os 2199,00 nele novamente. Mas confesso que iria colocar o XPS na balança, pois gosto muito de jogos.

OBS: Gostei da resolução do problea da alternância entre as placas de vídeo AMD e intel. Para quem está acompando desde o início, sabe que este foi o principal problema do vostro, e que, para alguns, chegou a inviabilizar a compra.

OBS2: Em relação a superaquecimento, a opinião pode variar para cada pessoa. No meu caso, uma média de 85º não considero como aquecimento, quando se está jogando é claro. Mas vão ter pessoas que vão achar que o notebook aqueceu demais. Acho que apenas um notebook, de uma usuária aqui do fórum, chegava acima dos 80º, no uso básico. Neste caso eu considero um problema de aquecimento.

OBS3: Tentei ser claro e breve nas minhas opiniões, sem querer colocar o notebook como perfeito só porque eu optei por ele. Tem coisas que são importantes para mim e outras não. Sei que diversas pessoas compra este notebook para trabalhar com photoshop, solidwork, autocad, corel., entre outros programas que demandam muito processador e memória. Mas como eu não uso esses programas não posso optar. Mas tem opiniões de usuários aqui no fórum falando a respeito desses programas neste mesmo tópico. Acho que seria interessante que mais usuários começassa a dae notas e avaliar este notebook naquilo que ele mais usa, pois acho que vai ajudar muito a quem quer comprar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal tenho duas perguntas. Efetuei a compra semana passada, e a Dell até agora nem me disse meu nº de compra apesar do banco ter confirmado o pagamento no MESMO DIA DA COMPRA... enfim fora isso.

Eu queria saber se dar overclock, como li alguns fazendo, da perda de garantia. E queria saber, dos que executaram esse over, a que nivel ela atingiu ( comparativo com outra placa ou o quanto atingiu em frequencia)

Obrigado desde já, inté!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal tenho duas perguntas. Efetuei a compra semana passada, e a Dell até agora nem me disse meu nº de compra apesar do banco ter confirmado o pagamento no MESMO DIA DA COMPRA... enfim fora isso.

Eu queria saber se dar overclock, como li alguns fazendo, da perda de garantia. E queria saber, dos que executaram esse over, a que nivel ela atingiu ( comparativo com outra placa ou o quanto atingiu em frequencia)

Obrigado desde já, inté!

no fim do ano a dell fica mais lenta do que já é, basta ligar e pressionar eles. Acredito que não perde a garantia com overclock, vai perder se eles descobrirem o overclock, algo difícil. Eu fiz 600/900 mhz na 6630m, sendo que o padrão é 485/800, não tentei mais que isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu notebook chegou a alguns dias, estou brigando com a Dell pra conseguir o dinheiro da licença do Windows de volta (não tive tempo de ir pessoalmente no Procon). Mas estou pensando em trocar o drive de DVD por um hd, usando essa caddy http://www.ebay.com/itm/2nd-HDD-SSD-hard-drive-Caddy-Dell-Vostro-3450-3500-3550-3700-3750-/220917872824?pt=PCC_Drives_Storage_Internal&hash=item336fbb38b8

Será que isso infringe a garantia ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Possuo o notebook há um bom tempo, uns 4 meses. Em jogos ele está chegando a temperatura de 90 graus, está normal?

Por gentileza, compartilhem comigo a experiência de vocês nos jogos e as temperaturas que chegaram a atingir.

normalmente a CPU Fica nos 45~55ºc em idle e 75~84ºc jogando

VGA bate os 70ºc jogando e fica pelos 50ºc em idle

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Calinho

Bom o meu modelo é parecido com o 3450, o meu é 3550, a unica diferença é a tela que é um pouco maior, mas, enfim, a temperatura de 90º C seria prejudicial ao cpu?

Segunda a Intel, a temperatura máxima do i5 é 100ºc, acredito que 90º é meio alto sim. Talvez ai onde você mora é bem calor e tal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calinho já tentei uma duzia de versões diferente do ati catalyst e nenhuma abre a opção de performece, alguma ideia ?

Pois é, não tem essa opção, e o único programa que dá pra fazer overclock na HD6630M é o sapphire trixx.

Eu notei uma coisa, quando plugo algum dispositivo USB ou desplugo do note, o sistema abaixa o volume do computador sozinho. Alguém mais percebeu isso?

Nunca percebi isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma informação sobre OC na HD6630M:

Padrão é 485mhz na GPU e 800Mhz na memória, ela possui 480 shaders unificados, mesmo valor da HD6650M e HD6730M, ambas DDR3

então:

HD6630M com 600/900 = HD6650M (testado e aprovado)

HD6630M com 725/800 = HD6730M (sem coragem pra testar kkkkk)

725/800 não pega aqui, 600/900 funciona, mas dá umas telas pretas a cada 1~2h, se reverter pra frequencia original n dá tela preta mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual é o software que eu tenho que instalar pra fazer o bluetooth funcionar, eu instalo o driver, mas o windows não consegue utilizar o dispositivo bluetooth como todos os outros que eu instalei até hoje. Tenho que utilizar algum software proprietario da Dell pra fazer o bluetooth funcionar ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala, galera!

Acabei de fazer um teste de stress aqui com o programa Furmark 1.9.2 e o comportamento foi o seguinte:

Fiz um OC meio q insano de 700/1100 com o saphire trixx pra testar a capacidade da maquina e a temperatura maxima que ele atingiu foi de 70º, mas foi so no finalzinho mesmo do teste.. No resto a temperatura media era de 66º!

Nao recomendo a ngm fazer um OC desse tamanho nao, mas lembrando que eu também usei o programa SpeedFan pra aumentar a potencia das ventoinhas e me preocupei sempre em deixar as entradas de ar na parte de baixo do notebook liberadas!

Acredito que se tomar as devidas precaucoes e nao tapar as entradas de ar, da pra fazer um OC sem problemas de 600/900!

Abraço, galera ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa, pessoal eu comprei o dell vostro 3550 com a 6630m e com 6gb ram, so que no site da dell consta como apenas como 2gb + 4gb e não fala nada em dual channel, ja no note so com 4gb ele diz esta em dual, no caso o 3550 com 6gb não vem em dual ? alguem tem ele ai pra poder falar a respeito :) e no caso posso deixar em dual quando chegar se eu quiser? e sobre eu fazer um dvd de back e formatar o note e colocar o windows ultimate x64 que tenho aqui, colocando os drivers na ordem que foi passado no tópico tem algum pro com os drivers ou vai tudo de boas ? valeu pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa, pessoal eu comprei o dell vostro 3550 com a 6630m e com 6gb ram, so que no site da dell consta como apenas como 2gb + 4gb e não fala nada em dual channel, ja no note so com 4gb ele diz esta em dual, no caso o 3550 com 6gb não vem em dual ? alguem tem ele ai pra poder falar a respeito :) e no caso posso deixar em dual quando chegar se eu quiser? e sobre eu fazer um dvd de back e formatar o note e colocar o windows ultimate x64 que tenho aqui, colocando os drivers na ordem que foi passado no tópico tem algum pro com os drivers ou vai tudo de boas ? valeu pessoal.

Pra ser dual você precisa de dois cartões identicos. 4gb e 2gb não funcionam, mas 2gb e 2gb ou 4gb e 4gb funcionam em dual. Pra ficar em dual você tem que trocar esse cartao de 2gb por um de 4gb.

Sobre o backup não sei te falar, mas ja fiz um back do meu e pretendo formatar em breve pra um dualboot Win7/UbuntoStudio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa, pessoal eu comprei o dell vostro 3550 com a 6630m e com 6gb ram, so que no site da dell consta como apenas como 2gb + 4gb e não fala nada em dual channel, ja no note so com 4gb ele diz esta em dual, no caso o 3550 com 6gb não vem em dual ? alguem tem ele ai pra poder falar a respeito :) e no caso posso deixar em dual quando chegar se eu quiser? e sobre eu fazer um dvd de back e formatar o note e colocar o windows ultimate x64 que tenho aqui, colocando os drivers na ordem que foi passado no tópico tem algum pro com os drivers ou vai tudo de boas ? valeu pessoal.

Meu note, 3450, chegou a uma semana e ele tambem tem 6 GB (4+2), e SIM ele é Dual Channel:

Memória

Modelo DDR3

Tamanho 6144 MBytes

Canais # Duplo

Frequência DRAM 664.6 MHz

Sobre os drivers não sei, não tive de reinstalar, e nem tive nenhum problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu note, 3450, chegou a uma semana e ele tambem tem 6 GB (4+2), e SIM ele é Dual Channel:

Memória

Modelo DDR3

Tamanho 6144 MBytes

Canais # Duplo

Frequência DRAM 664.6 MHz

Sobre os drivers não sei, não tive de reinstalar, e nem tive nenhum problema.

entendi, então no caso mesmo no site não falando nada, o note com os 6gb de ram vem em dual channel né :). valeu ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu estou tendo um problema com o brilho do monitor, sumiu a opção para alterar o brilho no windows, e pelas teclas de atalho Fn + F4 ou F5, aparece a imagem do negocio da Dell na tela, mais o brilho não muda, já reinstalei o driver de vídeo e não voltou ao normal, estou achando que isso aconteceu depois de alguma atualização do windows, alguém teve o mesmo problema ?

semttulo1fm.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu estou tendo um problema com o brilho do monitor, sumiu a opção para alterar o brilho no windows, e pelas teclas de atalho Fn + F4 ou F5, aparece a imagem do negocio da Dell na tela, mais o brilho não muda, já reinstalei o driver de vídeo e não voltou ao normal, estou achando que isso aconteceu depois de alguma atualização do windows, alguém teve o mesmo problema ?

semttulo1fm.jpg

Ola Rafael, já tentou reinstalar o Quickset ? Desinstala ele, reinicia o pc, e instalado novamente, e reinicia o pc, talvez isso resolva.

http://support.dell.com/support/edocs/systems/latd600/bp/ug/quickset.htm

Veja no link acima, não tentei fazer isso, pois vi hj e estou no trabalho, parece que clicando com o botão direito no icone do quickset, tem como desativar o medidor de brilho, da uma olhada no link acima.

Abraços

entendi, então no caso mesmo no site não falando nada, o note com os 6gb de ram vem em dual channel né :). valeu ai.

Veja a dica que postei na pagina 103 do topico.

O meu notebook, quando comprei, veio com 6gb ( 1x4gb + 1x2gb), curiosamente, vendo no Aida, constava que as memórias estavam trabalhando em dual channel... pesquisando na net, descobri que os novos chipsets da intel, tem um tal de Flex agora, olhem no link abaixo. Então, 2gb do primeiro pente + os 2gb do outro estão trabalhando em dual channel e o outro 2gb do pente 1 esta trabalhando em single channel. Interessante, que o desempenho no Aida, esta tão rápido como quanto os testes que nosso amigo postou em alguns posts atras. Outra forma de saber se esta trabalhando em dual channel, é através do programa CPU-z na aba memory, la aparece se esta trabalhando em single channel ou dual channel....

http://www.intel.com/support/motherboards/desktop/sb/cs-011965.htm#flex

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!