Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Me ajudem a consertar um spots de LED? - Liguei errado e queimou!!!


tam.net

Posts recomendados

Pessoal,

Fiz uma cagada aqui. Eu comprei uns spots de LED no ebay e fui ligar para testar. O primeiro que eu tinha comprado era 110v, mas o outro que chegou hoje era 12v. vocês ja devem ter imaginado o que deu... Naquela euforia acabei metendo direto na tomada e nem lembrei que era 12v.

Testei depois com uma fonte de 12v e como de imaginar não funcionou. O que será que queimou? Sera que tem como recuperar? Se for o capacitor é fácil arrumar, ou será que queimou mais alguma coisa?

Como pode ver pelas fotos tem o circuito 1 que liga na energia e depois vai para o circuito 2 que é o local onde fica o LED.

http://img69.imageshack.us/img69/5217/55651605.jpg Circuito 1 - frente

http://img685.imageshack.us/img685/526/98773990.jpg Circuito 1 - atras

http://img88.imageshack.us/img88/5994/11611928.jpg LED - Circuito 2

Obrigado pela ajuda antecipadamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara eu faria o seguinte, pegava um multimetro e começava a verificar o circuito, mede a impedancia dos resistores e veja se bate como o que está escrito em cima deles, capacitores geralmente as impedancias são na casa dos 2M para cima, se der valores diferentes retire do circuito e meça fora. pelo que vi tem um CI acredito que regulador na parte posterior do circuito um, caso tudo esteja correto eu trocaria o mesmo... para ver se voltaria a funcionar, boa sorte espero ter ajudado... caso tenho alguma duvida não exite em perguntar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho o que queimou mesmo foi a parte da alimentação, aquele C.I o primeiro circuito é um regulador de tensão do outro lado tem diodos em anti paralelo por causa do indutor.

Veja se consegue ver o o nome em cima C.I para saber o que é

Parece que o o Diodo ligado ao fio amarelo queimou, se tiver sorte pode ser que ele tenha abrido antes de danificar o resto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O C.I é um LED driver da para alimentar ele até com 30V DC mas teria que ter um dissipador então o correto é ligar numa fonte DC 12V mesmo.

O SS14 é um Diodo Schottky 1A, o 1n4001 não é Schottky, é de uso geral pode ser que funcione também mas queda de tensão dele alta( 0,7 V) ele eu preferia usar mesmo um Diodo Schottky, algo como 1N5817 ou 1N5818 só que eles não é smd.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pelo que vi ele é ligado mesmo na tensão ac, aquilo é uma fonte ao q me parece ,nao esta ligado errado nao amigo.A fonte regula para 12v,ja tentou retirar a fonte e ligar em 12v? respeitando é claro a polarizaçao ne amigo,lembre disso, neutro ,fase, positivo ,negativo.

Quando eu comprei eu pedi em 12v. você acha q se eu tirar aquele circuito 1 e ligar direto em 12v funciona?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que comanda é o LED driver se não foi apenas os diodos vai ter que trocar o C.I ou montar outro LED driver com componente popular:D , não é complicado.

Na segunda imagem tem escrito 12V e GND

Mas olhando bem Ali no circuito 1 a parte de trás tem escrito entre os fios "AC" e na frente parece ser uma ponte de Diodos :S não confundiu o fio laranja com outro fio laranja de cima não amigo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!