Imprimir artigo
Como Conectar Seu PC ao Seu Aparelho de Som ou Home Theater
16/12/2005 às 15h43min por Gabriel Torres em Tutoriais
318.545 visualizações
Página 1 de 5

Introdução

Já pensou em conectar seu micro ao aparelho de som ou ao seu home theater de modo a obter melhor qualidade de som em seus jogos, vídeos e arquivos de música? Neste tutorial mostraremos a você como fazer esta conexão usando conexão analógica e também conexão digital (coaxial e óptica, também conhecida como SPDIF).

A primeira coisa que você precisa fazer é verificar o tipo de conexão que tanto o seu micro quanto o seu receiver suporta. Você pode conectar seu micro ao aparelho de som ou ao seu sistema de home theater usando três tipos de conexão:

  • Conexão Analógica: Este é o tipo de conexão padrão usado por todos os micros. Se o seu micro e o seu sistema de som não possuem conexão digital, este é o tipo de conexão que você deverá usar.
  • Conexão Digital (coaxial): Usa um simples cabo RCA-RCA. Como esta conexão é digital, nenhum tipo de ruído é gerado. Nem todos os micros possuem este tipo de conexão.
  • Conexão Digital (óptica): Usa uma fibra óptica. Este é o melhor tipo de conexão disponível. Nem todos os micros possuem este tipo de conexão.

Para descobrir que tipo de conexão seu micro possui, dê uma olhada na parte traseira dele e compare com a Figura 1.

Como Conectar Seu PC ao Seu Aparelho de Som ou Home Theater
Figura 1: Conexões do micro.

Como comentamos, todos os micros possuem saída de áudio analógica. Esta saída é verde e chamada “line out” ou “speaker out”. Saídas digitais são opcionais.

A saída de áudio digital coaxial usa um conector RCA fêmea (normalmente de cor amarela ou laranja) chamado “SPDIF Out”, “Digital Out” ou similar. Preste atenção, pois algumas placas de vídeo também possuem uma saída RCA de cor amarela que é usada pela saída de vídeo composto. Como esta saída de vídeo está disponível na placa de vídeo, ela é encontrada ao lado do conector de saída de vídeo (conector de 15 pinos fêmea de cor azul), no mesmo espelho metálico da placa. Como você pode ver na Figura 1, o conector fêmea amarelo está localizado em um espelho diferente do da placa de vídeo e, por isso, este conector é saída de áudio digital, não saída de vídeo composto.

A propósito, os outros dois conectores encontrados no mesmo espelho onde as saídas digitais estão localizadas na Figura 1 (um conector laranja e outro azul) são as saídas central/subwoofer e traseiras, que são usadas por caixas acústicas surround analógicas. Estas saídas não são usadas para conectar seu micro ao aparelho de som ou ao sistema de home theater.

A saída de áudio digital óptica é a mais fácil de ser localizada, já que ela usa um tipo de conector bem particular, que é preto e quadrado, como você pode ver na Figura 1.

Algumas placas-mães de alto desempenho possuem saídas de áudio digital on-board e nesse caso a localização dos conectores de áudio não estão em espelhos como mostrado no exemplo da Figura 1, mas sim soldados à própria placa-mãe próximo ao conector do teclado.

ARTIGOS RELACIONADOS
ÚLTIMOS ARTIGOS
448.761 usuários cadastrados
218 usuários on-line