Imprimir artigo
Como Descobrir o Verdadeiro Fabricante da Sua Placa de Rede
17/01/2007 às 10h40min por Gabriel Torres e Cássio Lima em Artigos
203.938 visualizações
Página 1 de 2

Placas de Rede On-Board

Em algumas situações você precisará saber o verdadeiro fabricante da sua placa de rede, especialmente se você precisar de algum tipo de suporte ou drivers. O problema é que normalmente o fabricante do chip encontrado na placa de rede não é o verdadeiro fabricante da placa. Neste tutorial ensinaremos a você a descobrir o verdadeiro fabricante da sua placa de rede.

Se sua placa de rede está integrada na placa-mãe – isto é, ela é “on-board” – este procedimento é muito fácil e você tem várias opções (se este não for o seu caso, você pode pular diretamente para a próxima página). Antes de falarmos sobre essas opções, existe algo que você precisa saber primeiro. Existem duas formas de se fazer a rede on-board.

A primeira é usar um chip controlador de rede separado, como o mostrado na Figura 1. Neste caso, você pode usar os drivers escritos para este chip e obter drivers atualizados no site do fabricante do chip na Internet.

Como Descobrir o Verdadeiro Fabricante da Sua Placa de Rede
Figura 1: Chip controlador de rede em uma placa-mãe (neste exemplo, um Realtek RTL8100C).

A segunda forma é usar um chipset que já tenha função de rede. Neste caso o chipset precisa da ajuda de um pequeno chip externo para fazer a interface com a camada física, ou seja, fazer a ligação entre o chipset e o conector de rede (o que inclui a codificação dos dados). Este pequeno chip também é conhecido como “PHY” e é normalmente menor do que o chip controlador da rede (na Figura 2 você pode ver uma marcação de solda não usada em volta do chip PHY, onde o fabricante poderia ter usado um chip controlador de rede completo em vez de um chip PHY; compare o tamanho dessa marcação em relação ao chip usado). Normalmente quando sua placa-mãe usa esta abordagem, os drivers da placa de rede são fornecidos pelo fabricante do chipset e não pelo fabricante do chip PHY (apesar de existirem algumas exceções).

Como Descobrir o Verdadeiro Fabricante da Sua Placa de Rede
Figura 2: Chip PHY em uma placa-mãe (neste exemplo, um Broadcom AC131).

Em resumo, aqui está uma lista do que você pode fazer se sua placa-mãe tem rede on-board:

Na próxima página explicaremos o que você pode fazer caso tenha uma placa de rede “de verdade” (ou seja, avulsa) e precisa descobrir qual é o seu verdadeiro fabricante.

ARTIGOS RELACIONADOS
ÚLTIMOS ARTIGOS
443.977 usuários cadastrados
327 usuários on-line
";