Ir ao conteúdo

Como descobrir o fabricante e o modelo de sua placa-mãe


Como descobrir o fabricante e o modelo de sua placa-mãe

Introdução

Cedo ou tarde você precisará saber o fabricante e o modelo exato de sua placa-mãe, especialmente se você estiver planejando fazer um upgrade no seu computador, já que a capacidade de upgrade do seu micro é determinada pelo modelo da placa-mãe. Além disso, você deverá ter esta informação quando for fazer um upgrade de BIOS ou o download do manual ou dos drivers da sua placa-mãe. Um upgrade de BIOS é necessário para fazer o seu computador reconhecer um novo processador; o manual é necessário para determinar a quantidade máxima de memória RAM que o seu computador é capaz de reconhecer, por exemplo.

Descobrir essas informações não é tão óbvio, já que muitos fabricantes simplesmente não imprimem nas placas-mães seus nomes ou o nome do modelo da placa. Além do mais, você pode querer verificar se a placa-mãe instalada em seu computador é realmente o modelo que você comprou. No entanto, se você abrir seu computador, a garantia será violada. Sendo assim, você precisará aprender como descobrir estas informações sem abri-lo. 

Como é possível saber qual é o fabricante da placa-mãe através de software? Dentro do BIOS do micro existe um número de série que inclui um código para o fabricante. O programa de identificação de hardware lê o número de série do BIOS e o decodifica para você. Leia nosso tutorial “Decifrando o Número de Série do BIOS” para mais detalhes sobre o assunto.

Nós ensinaremos aqui como usar quatro programas de identificação de hardware, para que você possa descobrir o fabricante e o modelo da sua placa-mãe: CPU-Z, Sandra Lite, AIDA64 e HWiNFO.

  • Curtir 1

Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Se você usa windows xp 2002 você pode fazer o seguinte:

click com o botao direito em "meu computador" e em seguida gerenciar, ira aparecer uma nova tela.....ao lado esquerdo ira aparecer um pequeno desenho de um computador escrito "gerenciamento do computador" click com o botao direito novamente e em seguida propriedades... espere carregar e veja as especificações.......

*sistema

*registro

*fabricante da placa mãe

*modelo da placa mãe

*memoria ram

Falou:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem outra forma sem precisar instalar programa nenhum, sem abrir o computador.Vou dar uma dica:todas as placas e componentes tem seu modelo e fabricante registrados internamente e tanto o windows como o linux consegue vê-los.Precisa de uma tabela para fazer o de para e baixar os drives certos.Isto serve não só para placas mãe mas tb para outras placas espetadas no micro.A placa mãe na verdade nunca foi um problema grande, o maior era sempre as placas periféricas e seus drives.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui formatar o pc de um cliente e não tinha o cd dos drivers nem o manual da placa mãe,coloquei três programas diagnóstico e nenhum reconheceu a placa mãe.....o pc tá na garantia e não posso abri-ló,instalei o windows vista e mesmo assim os drivers não foram instalados....o q faço?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o Everest, o Sandra e outros programas não funcionaram, tenta adquirir um cd chamado Hiren's Boot.

Tendo este cd em mãos, faça o boot pelo cd e tente verificar com os programas de reconhecimento que rodam em dos que ele tem, como o Hardware Info, entre outros (são vários).

Sei que deve haver vários modos, mas geralmente eu faço isso quando complica...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...