Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  

Como Descobrir o Fabricante e o Modelo de sua Placa-Mãe

       
 2.307.903 Visualizações    Tutoriais  
 5 comentários

Aprenda como descobrir o fabricante e o modelo de sua placa-mãe, uma informação necessária caso você queira fazer o download dos drivers, manual ou de uma nova versão do BIOS.

Como Descobrir o Fabricante e o Modelo de sua Placa-Mãe
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

Cedo ou tarde você precisará saber o fabricante e o modelo exato de sua placa-mãe, especialmente se você estiver planejando fazer um upgrade no seu computador, já que a capacidade de upgrade do seu micro é determinada pelo modelo da placa-mãe. Além disso, você deverá ter esta informação quando for fazer um upgrade de BIOS ou o download do manual ou dos drivers da sua placa-mãe. Um upgrade de BIOS é necessário para fazer o seu computador reconhecer um novo processador; o manual é necessário para determinar a quantidade máxima de memória RAM que o seu computador é capaz de reconhecer, por exemplo.

Descobrir essas informações não é tão óbvio, já que muitos fabricantes simplesmente não imprimem nas placas-mães seus nomes ou o nome do modelo da placa. Além do mais, você pode querer verificar se a placa-mãe instalada em seu computador é realmente o modelo que você comprou. No entanto, se você abrir seu computador, a garantia será violada. Sendo assim, você precisará aprender como descobrir estas informações sem abri-lo. 

Como é possível saber qual é o fabricante da placa-mãe através de software? Dentro do BIOS do micro existe um número de série que inclui um código para o fabricante. O programa de identificação de hardware lê o número de série do BIOS e o decodifica para você. Leia nosso tutorial “Decifrando o Número de Série do BIOS” para mais detalhes sobre o assunto.

Nós ensinaremos aqui como usar quatro programas de identificação de hardware, para que você possa descobrir o fabricante e o modelo da sua placa-mãe: CPU-Z, Sandra Lite, AIDA64 e HWiNFO.

Editado por Gabriel Torres

Compartilhar

  • Curtir 1


  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


Se você usa windows xp 2002 você pode fazer o seguinte:

click com o botao direito em "meu computador" e em seguida gerenciar, ira aparecer uma nova tela.....ao lado esquerdo ira aparecer um pequeno desenho de um computador escrito "gerenciamento do computador" click com o botao direito novamente e em seguida propriedades... espere carregar e veja as especificações.......

*sistema

*registro

*fabricante da placa mãe

*modelo da placa mãe

*memoria ram

Falou:D

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem outra forma sem precisar instalar programa nenhum, sem abrir o computador.Vou dar uma dica:todas as placas e componentes tem seu modelo e fabricante registrados internamente e tanto o windows como o linux consegue vê-los.Precisa de uma tabela para fazer o de para e baixar os drives certos.Isto serve não só para placas mãe mas tb para outras placas espetadas no micro.A placa mãe na verdade nunca foi um problema grande, o maior era sempre as placas periféricas e seus drives.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui formatar o pc de um cliente e não tinha o cd dos drivers nem o manual da placa mãe,coloquei três programas diagnóstico e nenhum reconheceu a placa mãe.....o pc tá na garantia e não posso abri-ló,instalei o windows vista e mesmo assim os drivers não foram instalados....o q faço?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o Everest, o Sandra e outros programas não funcionaram, tenta adquirir um cd chamado Hiren's Boot.

Tendo este cd em mãos, faça o boot pelo cd e tente verificar com os programas de reconhecimento que rodam em dos que ele tem, como o Hardware Info, entre outros (são vários).

Sei que deve haver vários modos, mas geralmente eu faço isso quando complica...

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Junte-se à conversa

Você pode postar agora e cadastrar-se depois. Se você tem uma conta, faça o login para postar.

Visitante
Adicionar um comentário

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Só é possível ter até 75 emoticons.

×   O link foi automaticamente convertido para mostrar o conteúdo.   Clique aqui para mostrá-lo como link comum

×   Seu texto anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!