Imprimir artigo
Como Montar uma Rede Usando um Cabo Cross-Over
08/03/2007 às 12h46min por Gabriel Torres em Tutoriais
490.432 visualizações
Página 1 de 5

Introdução

Você pode montar uma pequena rede entre dois computadores usando um cabo de rede muito barato, chamado cross-over. Esta pode ser uma excelente solução caso você queira conectar apenas dois computadores para compartilhar arquivos, impressoras e o acesso à Internet. Neste tutorial ensinaremos a você em detalhes como isto é feito.

Você precisará, no entanto, ter duas placas de rede instaladas em um dos computadores. A primeira placa será conectada ao modem de banda larga e a outra será usada para conectar este computador ao outro, através de um cabo cross-over (este cabo pode ser comprado já pronto ou você mesmo pode montá-lo). É por isso que algumas placas-mães topo de linha têm duas placas de rede on-board: elas permitem que você compartilhe sua conexão com a Internet sem a necessidade de instalar um roteador de banda larga, bastando você conectar em uma das portas de rede o modem de banda larga e na outra o outro computador.

Claro que se você não tem ou não quer acessar a Internet via banda larga não precisará ter duas placas de rede instaladas em um dos computadores. Usuários que utilizam conexão discada precisarão apenas de uma placa de rede em cada computador. Uma outra situação em que você poderia montar esta rede simples sem acesso à Internet é quando você quer conectar dois computadores simplesmente para copiar arquivos, como copiar todo o conteúdo do seu disco rígido para um outro computador, por exemplo.

A placa extra no computador que tem conexão com Internet banda larga e um cabo cross-over é tudo o que você precisará para montar uma rede ligando dois computadores.

Você precisa ter mente, no entanto, que este tipo de rede tem algumas limitações:

  • O computador que tem a conexão com a Internet precisará ficar sempre ligado. Se você desligá-lo o outro computador perderá a conectividade com a Internet. Se você não quer que isto aconteça, você precisará montar uma rede usando um roteador de banda larga. Leia nosso tutorial Como Montar Uma Rede Usando um Roteador de Banda Larga para mais informações.
  • Você poderá conectar apenas dois computadores. Caso precise conectar mais computadores você terá que comprar um roteador de banda larga ou instalar um hub ou switch na segunda placa de rede do computador que tem a conexão com a Internet banda larga. Para esta conexão você deverá usar um cabo de rede normal (pino-a-pino) e não um cabo cross-over.
  • Se você quer compartilhar sua impressora entre os dois computadores, o computador que tem a impressora instalada precisará estar ligado caso você queira imprimir um documento a partir do outro computador. Como o computador que tem a conexão com a Internet precisará ficar ligado de qualquer maneira, recomendamos que você instale a impressora neste computador.

Você poderá conectar os dois computadores sem usar qualquer dispositivo extra já que estará usando um cabo de rede especial, não um cabo normal. Vamos falar agora sobre este cabo.

ARTIGOS RELACIONADOS
ÚLTIMOS ARTIGOS
440.176 usuários cadastrados
1.532 usuários on-line