Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Como Usar o Conector SPDIF Disponível nas Placas de Vídeo GeForce

        162.275 Visualizações     18 comentários     Tutoriais   

Algumas placas de vídeo GeForce têm um conector SPDIF. Aprenda quando e como usá-lo.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

Algumas placas de vídeo baseadas nos chips gráficos da NVIDIA têm uma entrada SPDIF. Neste tutorial ensinaremos a você quando e como usar este conector.

Este pequeno conector presente em algumas placas de vídeo GeForce permite a você usar apenas um em vez de dois cabos para conectar seu micro ao seu “home theater” de alta definição. Se você não for conectar seu micro em uma TV de alta de definição ou se o uso de dois cabos separados não lhe incomoda, você não precisa fazer a conexão que explicaremos neste tutorial e pode tranquilamente parar a leitura deste tutorial por aqui.

SPDIF é um padrão usado para a transmissão de áudio digital.

O objetivo deste pequeno conector é muito simples: ele é usado para permitir que o áudio digital seja direcionado para a saída HDMI. Todas as placas de vídeo têm um ou dois conectores DVI, e qualquer um deles pode ser convertido em um conector HDMI através do uso de um simples adaptador. O problema é que o conector DVI não transmite sinais de áudio, apenas vídeo, enquanto que o HDMI pode transmitir tanto áudio quanto vídeo. Se você não tem ideia do que estamos falando, leia nosso tutorial Conectores de Vídeo.

Portanto se você converter um conector DVI para HDMI e conectar sua placa de vídeo em uma TV de alta definição você verá a imagem sem som: o áudio precisa ser transmitido por um caminho diferente. A maneira mais comum para conectar o micro a uma TV de alta definição é converter o conector DVI para HDMI e então usar as caixas de som analógicas do micro como saída de áudio ou conectar seu micro a um receiver de home theater através de um cabo SPDIF, fazendo com que o áudio saia nas caixas de som do seu “home theater”. Em outras palavras, você precisará de pelo menos dois cabos: um para conectar o vídeo (DVI-para-HDMI) e outro para conectar o áudio (saída SPDIF do seu micro conectada à entrada SPDIF do seu receiver de home theater). Veja na Figura 1.


Figura 1: Como um micro é tipicamente conectado a uma TV de alta definição.

Se você quiser que a saída HDMI do seu micro transmita o áudio que esteja sendo gerado pelo micro (por exemplo, o áudio de um vídeo que você esteja rodando), você precisará conectar um cabo da saída SPDIF da sua placa de som (normalmente um conector na placa-mãe) à entrada SPDIF localizada em sua placa de vídeo GeForce. É importante notar que a AMD afirma que as placas de vídeo baseadas nos chips gráficos Radeon já oferecem suporte para áudio no conector DVI/HDMI, dispensando assim a conexão de qualquer cabo (esta conexão é feita através do barramento PCI Express e é invisível ao usuário).

Você precisará fazer esta conexão apenas em dois cenários. Primeiro, se você quer conectar seu micro a uma TV de alta definição e por alguma razão quer que o áudio saia das caixas de som da TV. Note que a maioria das pessoas que tem uma TV de alta definição também tem um receiver de home theater com som surround 5.1 ou 7.1; se este for o seu caso, você não vair querer que o áudio saia das caixas de som da TV, mas sim das caixas do seu sistema surround.


Figura 2: Primeiro cenário.

O segundo cenário é aquele onde você tem um receiver de home theater ou uma TV de alta definição com um chaveador de áudio/vídeo embutido capaz de separar o áudio da conexão HDMI.

Normalmente em casa nós temos mais de uma fonte de vídeo. Por exemplo, a maioria das pessoas tem pelo menos duas fontes de vídeo: um decodificador de TV a cabo/satélite e um aparelho de DVD/Blu-Ray/HD-DVD. Se você conectá-los em entradas separadas em sua TV e conectar suas saídas de áudio ao seu receiver de home theater, você terá de fazer duas coisas toda vez que quiser mudar a fonte de vídeo: você terá de selecionar a entrada de vídeo em sua TV para obter a imagem correta e selecionar a entrada de áudio em seu receiver de home theater para obter o áudio correto.

Uma solução que a maioria da TVs de alta definição usa para impedir que você tenha de chavear entradas de áudio em seu receiver é ter uma saída SPDIF. Esta saída é então conectada na entrada SPDIF do receiver e a TV automaticamente enviará para esta saída a fonte de áudio correta de acordo com a seleção que você fizer. Neste caso a seleção de vídeo é feita no aparelho de TV. Nós ilustramos este caso na Figura 3.


Figura 3: Aparelho de TV de alta definição com saída SPDIF.

Outra situação é o uso de um receiver com um chaveador embutido. Nesse caso, tudo é conectado no receiver e ele fica responsável por enviar para a TV o sinal de vídeo apropriado, enquanto trata do sinal de áudio correto. Neste caso a seleção de áudio/vídeo é feita no receiver e a TV é configurada para usar sempre a mesma entrada de vídeo, proveniente do receiver. Nós ilustramos este caso na Figura 4.


Figura 4: Receiver de home theater com chaveador de áudio/vídeo.

Como mencionamos, se o seu micro não oferece sinal de áudio na saída HDMI, você precisará de dois cabos: um cabo para o sinal de vídeo e outro para o sinal de áudio. Se a sua TV de alta definição (primeira configuração) ou receiver de home theater (segunda configuração) forem capazes de extrair áudio da conexão HDMI então em vez de dois cabos você pode ter apenas um cabo HDMI conectando o micro ao seu aparelho de home theater, se você fizer a conexão que descreveremos na próxima página.

Na primeira configuração (Figura 3), a TV de alta definição obteria o vídeo do cabo HDMI e desviaria o áudio do cabo HDMI para sua saída SPDIF, enquanto que na segunda configuração (Figura 4) o receiver de home theater obteria o áudio do cabo HDMI e desviaria o vídeo para sua TV de alta definição.

Note que se a sua TV de alta definição ou receiver não forem capazes de extrair o áudio da conexão HDMI para desviá-lo para uma saída diferente você continuará precisando usar dois cabos para conectar seu micro ao seu “home theater”.

Como mencionamos, se você não for conectar seu micro a uma TV de alta definição ou se o uso de dois cabos separados não lhe incomoda, você não precisará fazer a conexão que descreveremos na próxima página.

Compartilhar



Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Comentários de usuários


Clube do Hardware.

Vocês são demais.

Ontem eu ia pegar fotos da 9800GX2 para ver o que era isso.

E hoje me deparo com isso aqui explicando muito mais que eu iria receber.

Simplesmente excelente.

Acho que eu entendi que é assim:

O som da placa de som da placa-mãe manda o som que vai para a VGA para "juntar" com o vídeo e ir tudo nun só cabo que é o digital HDMI.

Parece que se você usa uma placa de som off-board tem que usar a saida SPDIF dela e não da placa-mãe.

Estou certo ?

E deixo aqui uma pergunta, essa saída SPDIF tem alguma outra função de ligar em outra coisa sem ser na placa de vídeo ?

Parabéns.

Abração equipe CDH.

Editado por João Gorilão

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse cabo conector de saída SPDIF e o adaptador DVI-para-HDMI tem vindo em alguns modelos mais recentes 9800GTX de algumas marcas e em outros não vem.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na 9600 GT ECS (com Accelero S2) vem essa entrada spdif... só que minha placa-mãe não tem spdif out, somente spdif in internamente. Nesse caso posso usar a saida traseira e adaptar esses 2 pinos que vem na placa de video e ligar com um conector RCA? Acho interessante acrescentar essa opção também, mesmo sendo uma tremenda gambiarra!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu caso é o contrario. A motherboard possui spdif mas a placa de video gforce 8400 não a possui, pelo que pude observar.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me encaixo na situação receiver apenas hdmi switch, ou seja, faz apenas o bypass do sinal, não processa audio pelo hdmi. Logo, qualquer fonte hdmi conectada nele necessita da respectiva ligação de áudio (coaxial ou optica).

Enfrento um problema, entretanto, que pode estar relacionado a transmissão de audio pela conexão dvi/hdmi, quem tiver interesse http://forum.clubedohardware.com.br/problema-8600gt-hdmi/524591?t=524591.

Tks.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com uma duvida, tenho uma placa da zogis 9800 gt 1g de mem, gostaria de ligar a saida do spdif da placa-mãe na placa de video, mas minha placa de video a entrada tem 3 pinos e nao 2 como eu vejo em outras placas de video, e normal? Na imagem do CDH, mostra outra placa com a pinagem de costume, 2 pinos, na minha tem 3. Ta certo isso? Tem outras placas com 3 pinos?

post-595457-13884952681522_thumb.jpeg

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com esta mesma dúvida do amigo acima. Tenho uma 9600GT/512Mb.O conector do cabo tem entrada para dois pinos e os pinos na placa-mãe são três. Será q tá sobrando?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

comigo é ao contrário

a placa mãe, no manual, destaca qual é o plugue gnd e qual é o spdif

porém a placa de video tem 3 pinos de spdin!!

alguem sabe algo?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, tenho 2 gtx280 com essa entrada spdif e uma placa de som X-Fi com a saída spdif interna. O problema é que as duas placas de video não tem o cabo pra ligação entre a placa de video e a placa de som e a placa de som também não tem o devido cabo.

Onde eu consigo comprar este cabo, não acho em lugar nenhum, nem no ML.

Alguém sabe onde??

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

alguem ja achou onde vende esse cabo??? teria algum problema e fazer as 2 pontos como na ponta do gnd/spdif ?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho uma ECS Elitegroup Geforce 9800GTX+ que tem o adaptador e o cabo S/PDIF. Porém nunca consegui fazer o audio funcionar ao ligar na minha LG Scarlet. Minha placa mãe é a P5KPL/1600. Eu ligo o cabo nos conectores S/PDIF da placa mãe, depois conecto na VGA e mudo no Windows 7 x64 para usar o Digital Audio (HDMI). O Windows detecta o audio, mas a TV não.

Alguém aí já conseguiu fazer funcionar?

A única coisa que falta pra ficar tudo redondo aqui. Já li muito e já tentei de tudo, mas não sei onde estou errando.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de ajuda com o seguinte problema.

Tenho uma placa mãe ASUS P5KPL-CM e uma placa de video 9400GT onde possui uma saida DVI. Comprei um cabo DVI/HDMI para ligar meu PC em minha TV, mas só saiu a imagem.

Fiz o cabo, mas não estou conseguindo identificar quais os pinos corretos na SPDIF_OUT da placa mãe.

De acordo com o tutorial, preciso dos conectores 2 (SPDO) e 3 (GND), mas não vi essa explicação em manual algum.

Alguém pode me ajudar?

Desde já agradeço.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, achei muito bom esse topico, com isso resolvi o meu problema em partes. Consegui usar a saida, porém, usei uma placa d som da asus xonar dg 5.1. o som sai na tv somente quando uso o mpc, quando uso o bsplayer pro nao e quando ligo ou desligo também nao. No testar dispositivo também sai o som.

Pra galera q esta em duvida a respeito dos pinos, sao tres pinos, no entanto, o q nao é comentado aqui é o usado pra fonte +5. quanto ao qual usar, tentem os dois pinos juntos

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Srs., estou procurando desesperadamente o cabo mencionado no artigo, mas não consigo encontrar. Alguém conhece alguma loja na Sta. Efigênia que venda este cabo???

Grato,

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acho em lojas apenas no mercado livre por R$ 15,00 que é um.......

Esse cabo é semelhante aquele que se usava nos antigos CD-ROM para poder ouvir os cds de música no pc.

Eu acredito que deveria ser fornecido junto a placa de vídeo.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora