Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Teste da Fonte de Alimentação PC Power & Cooling Silencer Mk III 750 W

       
 26.166 Visualizações    Testes  
 3 comentários

A série de fontes de alimentação PC Power & Cooling Silencer Mk III apresenta modelos de 400 W até 1.200 W. Vamos testar o modelo de 750 W, que vem com certificação 80 Plus Gold.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A série de fontes de alimentação PC Power & Cooling Silencer Mk III apresenta modelos de 400 W até 1.200 W. Os modelos de 400 W a 600 W tem certificação 80 Plus Bronze, enquanto que os modelos de 750 W e 850 W apresentam certificação 80 Plus Gold e o modelo de 1.200 W vem com a certificação 80 Plus Platinum. Vamos testar o modelo de 750 W e ver se ele é uma boa compra.

Enquanto que os modelos de 400 W a 600 W são fabricados pela Seasonic, os outros modelos são fabricados pela Super Flower. O modelo de 750 W é baseado na plataforma Golden Green da Super Flower, que é também usada na Rosewill CAPSTONE-750, na Rosewill CAPSTONE-750M, na Sentey GSP750-SM e na NZXT HALE90-750-M. Mesmo que internamente estas fontes de alimentação sejam idênticas, externamente a PC Power & Cooling Mk III 750 W é diferente, usando um sistema de cabeamento modular com conectores redondos e com um interruptor para configurar o modo de operação da ventoinha.

PC Power and Cooling Silencer MKIII 750w
Figura 1: Fonte de alimentação PC Power & Cooling Silencer Mk III 750 W

PC Power and Cooling Silencer MKIII 750w
Figura 2: Fonte de alimentação PC Power & Cooling Silencer Mk III 750 W

A PC Power & Cooling Silencer Mk III 750 W mede 180 mm de profundidade, usando uma ventoinha de 140 mm com rolamento de esferas na sua parte inferior (Globe Fan RL4ZB1402512H). A fonte apresenta um interruptor “hybrid/normal” que permite que você configure a ventoinha para ligar somente quando a fonte de alimentação alcançar carga de 350 W e, portanto, a ventoinha não gerará ruído quando o computador não estiver usando de muita potência.

PC Power and Cooling Silencer MKIII 750w
Figura 3: Ventoinha

O sistema de cabeamento desta fonte de alimentação apresenta oito conectores: quatro para placas de vídeo e quatro para os cabos de alimentação para periféricos e SATA. Esta fonte de alimentação vem com os seguintes cabos:

  • Cabo principal da placa-mãe com um conector 20/24 pinos, 64 cm de comprimento, permanentemente conectado à fonte
  • Dois cabos, cada um com dois conectores ATX12V que juntos formam um conector EPS12V, 60 cm de comprimento, permanentemente conectados à fonte
  • Quatro cabos, cada um com um conector de seis/oito pinos para placas de vídeo, 60 cm de comprimento, sistema de cabeamento modular
  • Três cabos, cada um com quatro conectores de alimentação SATA, 44 cm até o primeiro conector, 15 cm entre os conectores, sistema de cabeamento modular
  • Um cabo com quatro conectores de alimentação para periféricos, 42 cm até o primeiro conector, 15 cm entre os conectores, sistema de cabeamento modular

Todos os fios são 18 AWG, que é a bitola mínima requerida.

Esta é uma configuração padrão para uma fonte de 750 W, com a vantagem de ter um total de 12 conectores de alimentação SATA.

PC Power and Cooling Silencer MKIII 750w
Figura 4: Cabos

Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte de alimentação.

Compartilhar



Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Comentários de usuários


Os cabos modulares dessa fonte além de encaixados também são rosqueados no lugar?

Devo admitir que tenho uma certa queda pelo visual destes conectores de cabos modulares, se tiverem essa função de rosquear então, ai o negócio também vai para a parte de segurança. (e um dos pinos na entrada é mais comprido e mais grosso, seria ele o ground?)

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Super Flower já esteve a frente com plataformas de alto níveis a baixo custo não há muito tempo atrás, mas agora o projeto Golden Green está sendo ultrapassado pelas plataformas KM3, RM e GP da Seasonic em termos de desempenho x custo. Mas esta fonte aí é bem bacana pra colocar num gabinete branco.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma dúvida, não sei se de iniciante ou não, mas o quanto as medições de oscilação e ruído nas saídas de uma fonte podem ser influênciadas pela qualidade da energia que entra na fonte, ou seja, oscilação e ruído da energia "da tomada"?

Creio que o estágio inicial de filtragem da fonte seja o responsável por "limar" isso, mas "quanto" efetivamente pode ser conseguido?

Pergunto isso para saber o quanto um NoBreak (principalmente os com Estabilizador) ou outros elementos da rede elétrica podem interferir na saída da fonte de alimentação.

Voltanto à especificidade deste modelo, realmente é muito interessante o esquema de rosqueamento para os cabos modulares e, particularmente, gosto da "não modularidade" dos cabos de alimentação da placa-mãe.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora