Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

IDF Fall 2004 - 1º Dia


     33.691 visualizações    Feiras e eventos    0 comentários
IDF Fall 2004 - 1º Dia

Novas Tecnologias

Otellini foi rápido e rasteiro: a Intel está apostando em duas tecnologias para o futuro próximo. Primeiro, processadores com mais de um núcleo, que começarão a ser realidade já este ano, com o lançamento do Montecito, nome-código do processador Itanium de núcleo duplo. E, segundo, a tecnologia Wi-Max (IEEE 802.16), de rede metropolitana sem fio.

IDF Fall 2004 - 1º Dia
Figura 3: Paul Otellini apresenta amostra do Itanium de núcleo duplo (Montecito).

Ter mais de um núcleo significa que o processador na realidade tem dois ou mais processadores dentro dele, podendo realizar tarefas em paralelo, da mesma forma que ocorre atualmente com computadores que possuem mais de um processador na placa-mãe. Há várias vantagens em se colocar mais de um processador diretamente dentro do próprio processador, como a velocidade de comunicação entre os núcleos (em um sistema multiprocessado tradicional os processadores comunicam-se através da placa-mãe, que não proporciona a maior velocidade de comunicação possível entre eles) e um menor custo.

A previsão da Intel é que processadores com mais de um núcleo estarão mais presentes em 2006, com uma fatia de mercado maior que 40% no mercado de desktops de alto desempenho, maior que 85% no mercado de servidores e maior que 70% no mercado de notebooks de alto desempenho.

IDF Fall 2004 - 1º Dia
Figura 4: Previsão da Intel para os processadores com mais de um núcleo.

A Intel apresentou um protótipo de servidor com quatro processadores de núcleo duplo. O Windows reconheceu a presença de 16 processadores: cada processador tem dois núcleos e cada núcleo usa a tecnologia Hyper-Threading – que faz o sistema reconhecer cada núcleo como sendo dois processadores, daí o Windows reconhecer cada processador de núcleo duplo como sendo quatro processadores.

A NASA, agência aeroespacial norte-americana, participou desta apresentação, anunciando o projeto Columbia, um supercomputador que usará aproximadamente 10.000 processadores Itanium 2 e, quando estiver pronto, será o supercomputador mais rápido do mundo (desde que até lá ninguém lance outro supercomputador mais rápido), com aproximadamente 60 TeraFLOPs de capacidade de processamento.

A Intel está apostando nas seguintes novas tecnologias para os seus próximos processadores: Hyper-Threading, que hoje equipa 55% dos processadores Intel para desktops e 100% dos processadores Intel para servidores; EM64T, a tecnologia de 64 bits da Intel, lançada no IDF passado; LaGrande, que protege o PC contra a ação de hackers e que foi apresentada no IDF Fall 2003; Vanderpool, tecnologia que permite "dividir" o PC em várias máquinas e que também foi apresentada no IDF Fall 2003; e a tecnologia iAMT, Intel Advanced Management Technology, que terá suas especificações publicadas no próximo IDF. As tecnologias LaGrande e Vanderpool (tecnologia de virtualização) serão possíveis com o próximo sistema operacional da Microsoft, o Longhorn.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!