Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como Gerar Disquetes Para Computadores Macintosh Antigos


     30.746 visualizações    Outros    2 comentários
Como Gerar Disquetes Para Computadores Macintosh Antigos

Limpando a Unidade de Disquete

Antes de gerar os disquetes necessários, você deverá limpar a unidade de disquete, porque na maioria dos casos a unidade estará cheia de poeira e as cabeças de leitura e escrita estarão sujas. E não há razão para gerar disquetes se o seu computador não for capaz de lê-los por causa de sujeira.

A maneira mais fácil de limpar a unidade de disquete é usando ar comprimido na abertura frontal da unidade de disquete e depois usar um disquete especial de limpeza (que em vez de ter um disco magnético dentro, tem um disco de limpeza) molhado com álcool isopropílico. Se você não tem um compressor de ar, você pode comprar uma lata de ar comprimido, que é facilmente encontrada em papelarias e lojas de artigos para informática.

No entanto, nós recomendamos que você limpe a unidade de disquete do modo “mais difícil”, isto é, desmontado o computador, porque assim você terá a oportunidade de limpar o seu computador por dentro, que provavelmente estará cheio de pó.

Para abrir o computador você precisará de uma chave Torx TT15 de pelo menos 230 mm de comprimento (vendida em sites de leilões como “ferramenta para abrir Macintosh”). Com esta chave especial, retire os quatro ou cinco parafusos localizados na parte traseira do computador. Note que nos modelos com um compartimento para bateria, existe um parafuso dentro deste compartimento. Ver Figura 2.

Parafusos que precisam ser removidos
Figura 2: Parafusos que precisam ser removidos

Após a remoção dos parafusos, simplesmente puxe a tampa traseira do computador. Você provavelmente terá que apoiar o painel frontal do computador em uma mesa para completar este procedimento. Portanto, não se esqueça de usar uma flanela ou um pedaço de pano para não riscar o painel frontal ou a tela do computador.

Com a tampa removida, você deverá desconectar da placa-mãe o cabo da fonte de alimentação e o cabo da unidade de disquete. Ver Figura 3.

Cabos a serem removidos
Figura 3: Cabos a serem removidos

Cabos removidos
Figura 4: Cabos removidos


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Também não tenho nenhum computador antigo assim, nem pretendo colecionar (meu foco são videogames de gerações anteriores) mas é um excelente artigo, ajudará muitas pessoas que tem ou querem colecionar computadores antigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!