Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

A Importância do CREA Para os Técnicos em Manutenção

       
 208.813 Visualizações    Editoriais  
 8 comentários

Opiniões de Gabriel Torres a respeito do mercado de informática.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Recebemos o seguinte e-mail do nosso leitor Gilberto Brandão dos Santos e achamos oportuno desenvolver o assunto:

"Gostaria de ter mais informações sobre o CREA. Tenho bom conhecimento em manutenção de impressoras e monitores de vídeo, só que sempre os amigos me alertam: 'Cuidado com o CREA!'. O que é isso? Como posso trabalhar em paz?"

O CREA é o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia e é ele quem regula as atividades profissionais dessas áreas, tanto em nível superior quanto em nível técnico. Toda a empresa de manutenção de equipamentos eletrônicos (inclusive empresas de manutenção de computadores) necessita que exista um técnico em eletrônica cadastrado como responsável técnico pela empresa. A prefeitura (pelo menos as das grandes cidades) só libera o alvará das empresas de manutenção caso seja apresentada a documentação comprobatória de que há um técnico em eletrônica assinando como responsável técnico pela empresa. Esse documento chama-se ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) e é obtido no CREA. Obviamente somente técnicos registrados no CREA podem obter esse documento.

Para registrar-se no CREA é necessário cursar um curso técnico em eletrônica reconhecido pelo MEC e pelo CREA. Após terminar o curso, basta apresentar o diploma ao CREA para o devido registro.

A importância de ser um profissional registrado no CREA é enorme, pois comprova que você freqüentou um curso técnico reconhecido e está apto a exercer legalmente a sua profissão de técnico. Pessoas que exercem a profissão sem terem feito um curso técnico reconhecido - como parece ser o seu caso - estão exercendo a profissão ilegalmente e podem ter complicações legais no futuro caso haja denúncia ou caso você se envolva em algum problema envolvendo a sua profissão. Por exemplo, imagine que um monitor de vídeo exploda na casa de um cliente e a casa dele pegue fogo. Além de ser processado por danos materiais, caso você seja um técnico sem ter registro no CREA, você pode ser processado por exercício ilegal da profissão, o que é um agravante seríssimo.

Além disso, ter sua empresa registrada no CREA e ser um técnico igualmente registrado são características que podem diferenciá-lo no mercado de trabalho junto aos seus clientes. Infelizmente todos nós sabemos que a maioria dos "técnicos" em manutenção existentes não freqüentaram qualquer tipo de curso. Ter o registro profissional é um diferencial que, se bem trabalhado em termos de marketing, poderá fazê-lo crescer enormemente no mercado.

Muitos pensam, equivocadamente, que a profissão de técnico em manutenção de micros não é regulamentada. Legalmente, somente técnicos em eletrônica podem exercer essa profissão, pois envolve eletrônica (hardware). Somente ainda não estão totalmente regulamentadas as profissões da área de informática que envolva sistema (software), como os cursos superiores de análise de sistemas e informática e os cursos técnicos correlatos, como programação (Leia o editorial sobre a Criação do CONIN, CONFREI e CREI).

Para saber mais:

 

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Bom dia a todos.

Gostei muito da matéria sobre CREA, no entanto gostaria de alguma informação adicional.

Veja minha situação no inicio dos anos 2000 fiz um curso de eletricista industrial profissionalizante todos sabem o que se aprende nesse curso eletroeletrônica cálculos de grandeza etc. Trabalhei muito tempo com isso no entanto no inicio de 2009 decidi mudar de profissão o tal ''Manutenção e Montagem de Computadores''.

Um amigo que trabalha na área a mais de 20 anos me deu um treinamento na pratica e alguns livros, mas decidi que não era o suficiente comecei a fazer cursos na área de montagem e manutenção de microcomputadores, o 1º foi um de manutenção com um total de 100 horas em seguida um de redes com 120 horas fiz um treinamento no Senai de eletrônica digital e analógica de 70 horas e outro também de eletrônica de 50 horas é de placas, Depois fiz um treinamento em manutenção de impressoras a laser e jato de tinta. Terminei um outro treinamento no Senai com titulo'' Tecnologia da informação e comunicação Vol. 2'' Fiz um treinamento sobre redação técnica, e outro no mesmo Senai sobre ''Propriedade intelectual''. Estive no Sebrae e tive um treinamento sobre ''ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM COMPUTADORES''. Estou iniciando um treinamento em seguração do trabalho há a muito tempo atrás fiz um curso no Senai em informatica básico. Fiz uns treinamentos que a ''Intel oferece o 1º Virtualização 2º Trabalho remoto 3º Redes Wireless e tenho um comprovante dos 3 treinamentos certificado.

Agora pergunto: Será que eu posso atuar na área ou sou um despreparado? Atuo a 3 anos e meio como suporte técnico tenho contrato com 5 estabelecimentos e esses contratos tem clausulas que devem ser cumpridas todos são autenticados e reconhecido firma. Além disso peço a todos meus clientes que me providencie um declaração de experiencia profissional do meu trabalho.

Peço ajuda ou alguma sugestão para que eu possa continuar a trabalhar nesse profissão.

Obrigado

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jeremias,

Seja bem-vindo ao nosso fórum. Pelo seu currículo, está muito claro que você está preparado. Você tem um conhecimento teórico acima da média, e é um profissional em extinção hoje em dia: está preocupado com a sua carreira e profissionalismo. Gostaria que todos fossem como você. Parabéns.

Tem gente que não tem 10% do seu conhecimento e se diz "técnico".

Um grande abraço,

Gabriel Torres.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado Gabriel,

Obrigado pela ajuda vou continuar me atualizando para poder atuar da melhor maneira tanto para mim como para emus clientes.

Você pensa o que sobre os cursos que estão oferecendo hoje via Ead? Será que da para aprender alguma coisa pois estou pensando em fazer um treinamento em impressora matricial, a escola é essa http://www.printerservice.com.br/.

Fico no aguardo.

Att.

Jeremias

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde,

Estou com uma duvida que esta me dando o que pensar, como comentei no artigo acima eu me preocupei em fazer diversos cursos no Senai e em outras instituições, estou agora fazendo um treinamento em segurança do trabalho no Senai, e no começo do ano de 20014 iniciarei um sobre qualidade na prestação de serviço no Senai.

Eu vi um curso no Senac que aborda todos os temas e cursos e treinamentos que eu já fiz só que em apenas um curso.

Trabalho como empreendedor individual, porém se um dia precisar apresentar algum certificado de qualificação profissional esses treinamentos que eu fiz teriam o mesmo valor como se eu tivesse feito apenas um curso ? Ou o que vale é ter participado nos diversos treinamentos mesmo que separados?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

jeremias12,

Eu particurlamente não conheço nenhuma situação de trabalho onde o contratante pede ao contratado para apresentar certificados. Em geral os contratantes estão preocupados com o conhecimento do contratado, não com certificados.

Abraços.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×