Ir ao conteúdo

CREA: Mais Opiniões


CREA: Mais Opiniões

O assunto continua despertando muita polêmica - e com razão. Um de nossos visitantes questiona: "Gabriel, se até os seus cursos não são registrados no CREA, você não está incentivando a prática ilegal da profissão?"

Volto a repetir o que disse no editorial passado: ser simplesmente um engenheiro ou um técnico em eletrônica não transforma o profissional em um técnico em manutenção de micros. Atualmente a manutenção de micros não envolve somente a parte eletrônica. Por esse motivo, acredito que aqueles que puderem fazer um curso técnico em eletrônica que o façam, mas não acho que seja 100% necessário. É apenas um "plus" no currículo, um diferencial no mercado de trabalho. Ademais, o curso técnico em eletrônica é uma excelente pedida se você realmente curte o assunto. Resumindo, faça o curso somente se você quiser se aprofundar no assunto. Acho que todos o que quiserem realmente ser bons técnicos tem de pensar em outras questões, como ética e profissionalismo, que são pontos que a maioria dos cursos não aborda e que tentamos abordar aqui no Clube do Hardware. Leia a enquete que fizemos sobre a qualidade das assistências técnicas brasileiras para entender melhor essa questão.

Em relação a cursos, o mais importante é procurar cursos que sejam ministrados por instituições idôneas. Gostaria de lembrar que a instituição onde ministro meus cursos (Instituto de Tecnologia ORT) é devidamente registrada no CREA e no MEC, além de ser a maior organização não governamental de ensino técnico profissionalizante do mundo.

Recebemos o seguinte e-mail do nosso visitante Ronald, que analisa o outro lado da moeda:

"Em relação à regulamentação de profissionais pelo CREA estou em desacordo, pois até hoje não vi nada de útil que o CREA tivesse feito a não ser política e cobrar dos já tão paupérrimos profissionais que esta entidade deveria regulamentar. Creio que o momento é de competência e já existem dois orgãos federais (Ministério da Educação e Ministério do Trabalho) para cuidarem do aspecto legal das profissões. O pessoal que normalmente administra o CREA é aquele mesmo pessoal que quando acadêmicos pertenciam a diretórios e coisa e tal.O Brasil precisa é de gente que sabe realmente das coisas! Papel não projeta ou conserta coisa alguma. Não vamos colocar mais uma dificuldade na vida do profissional de informática. Deixemos o CREA bem longe de nossa atividade. Desculpe o desabafo, mas imagino que muita gente pensa como eu. Não queremos ter de engolir goela abaixo o Sr. CREA. A melhor fiscalizaçao é feita pelo livre mercado, pela concorrência, pela competência técnica. Chega de papel, precisamos de profissionais que dominem a área, que resolvam problemas."

Nota: mudei de opinião 14 anos depois de publicar esta série de editoriais. Entenda.

Para saber mais:


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!