Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Placa-Mãe ASUS M3N-HT Deluxe/Mempipe

       
 98.577 Visualizações    Primeiras Impressões  
 22 comentários

O nForce 780a ainda nem foi lançado mas nós já demos uma olhada em uma placa-mãe topo de linha da ASUS que usa este chipset, a M3N-HT Deluxe/Mempipe.

Placa-Mãe ASUS M3N-HT Deluxe/Mempipe
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A ASUS M3N-HT Deluxe/Mempipe será uma das primeiras placas-mães a serem lançadas no mercado equipadas com o futuro chipset nForce 780a – que, a propósito, está demorando muito para ser lançado. Mas não ache que o nForce 780a é simplesmente uma versão para a plataforma AMD do nForce 780i, pois não é. Uma das principais diferenças entre os dois é o suporte à tecnologia HybridSLI, que permite o HybridPower, recurso que desabilita as placas de vídeo instaladas no micro quando você não está rodando jogos – ou seja, quando você está usando o Windows, um processador de textos ou uma planilha – passando a produzir vídeo 2D através do chipset para economizar energia, e o GeForce Boost, que usa o vídeo on-board para aumentar o desempenho 3D. O problema é que ambos os recursos requerem placas de vídeo compatíveis e até o momento somente duas placas suportam cada recurso. Outras características desta placa-mãe incluem três slots PCI Express 2.0 x16 suportando SLI de três vias e Quad SLI, uma solução de refrigeração passiva para as memórias, uma porta eSATA, saídas SPDIF coaxial e óptica e muito mais.

ASUS M3N-HT Deluxe/Mempipe
Figura 1: Placa-mãe ASUS M3N-HT Deluxe/Mempipe.

Esta é uma placa-mãe soquete AM2+. Existem duas principais diferenças entre o soquete AM2 e o soquete AM2+: o suporte ao barramento HyperTransport 3.0 e à tecnologia de Gerenciamento Elétrico Dinâmico Duplo (DDPM, Dual Dynamic Power Management), presente nos processadores AMD baseados no núcleo K10 (processadores Phenom, por exemplo). Você pode instalar processadores Phenom em placas-mães soquete AM2, mas você não usufruirá dessas duas tecnologias e o processador se comunicará com o chipset a no máximo 2.000 MB/s (HyperTransport 2.0), em vez de até 10.400 MB/s (HyperTransport 3.0) – importante notar que os processadores Phenom presentes no mercado hoje trabalham na menor taxa de transferência oferecia pelo barramento HyperTransport 3.0, 7.200 MB/s. Para mais informações sobre essas tecnologias nós recomendamos que você leia nossos artigos sobre esses assuntos, Por Dentro da Arquitetura K10 da AMD e Barramento HyperTransport Usado Pelos Processadores da AMD.

O nForce 780a é, obviamente, compatível com o HyperTransport 3.0, permitindo que que a comunicação entre o chipset e o processador seja feita uma velocidade maior – desde que um processador com tecnologia HT3 seja instalado no micro, obviamente; de outra forma, ou seja, se você instalar um Athlon 64 soquete AM2 a taxa de transferência máxima será de 2.000 MB/s. A taxa máxima do HyperTransport 3.0 é de 10.400 MB/s (esta taxa de transferência também é referenciada como 5.200 MT/s), mas o barramento HyperTransport dos processadores Phenom lançados até o momento trabalha a 7.200 MB/s (3.600 MT/s). É importante lembrar que como os processadores AMD têm o controlador de memória integrado no próprio processador e não no chipset esta taxa de transferência está disponível apenas para comunicação com periféricos, em particular a placa de vídeo.

O segundo recurso importante deste novo chipset é o seu suporte para o novo barramento PCI Express 2.0, que dobra a largura de banda disponível para a placa de vídeo de 2,5 GB/s para 5 GB/s, desde que a placa também seja PCI Express 2.0 (você pode ver quais placas de vídeo são baseadas no PCI Express 2.0 em nossos artigos Tabela comparativa dos chips da NVIDIA e Tabela comparativa dos chips da AMD ATI). Esta placa-mãe tem três slots x16 e de acordo com o manual da placa os slots azul trabalham a x16 quando uma ou duas placas de vídeo são instaladas, mas diminuindo a velocidade para x8 se você usar três placas de vídeo no modo SLI de três vias.

Esta placa-mãe tem apenas um slot PCI Express x1 e dois slots PCI convencionais.

ASUS M3N-HT Deluxe/Mempipe
Figura 2: Slots da placa-mãe.

Como você pode ver na Figura 2 esta placa-mãe tem dois slos PCI convencionais e um slot PCI Express x1.

Lembre-se que se você usar um processador AMD que não suporte o HT3 você limitará o desempenho de vídeo do seu micro. Vamos fazer algumas contas para explicar melhor.

A largura de banda máxima entre o chipset nForce 780a e as placas de vídeo é de 10 GB/s (5 GB/s, que é taxa de transferência x16, vezes dois), isso se placas de vídeo PCI Express 2.0 forem usadas. Se placas PCI Express 1.0 forem usadas, a largura máxima disponível é de 5 GB/s (2,5 GB/s, que é a taxa de transferência x16, vezes dois).

Em teoria o barramento HyperTransport 3.0 oferece uma taxa máxima de 10 GB/s, o que casaria perfeitamente com a largura de banda requerida caso você use duas ou mais placas PCI Express 2.0. No entanto, os processadores Phenom disponíveis hoje comunicam-se com o chipset a no máximo 7 GB/s, gerando um gargalo. Este gargalo não é gerado caso placas de vídeo PCI Express 1.0 sejam usadas, já que neste caso a largura de banda máxima requerida será de 5 GB/s.

Mas se você usar um processador Athlon 64, por exemplo, você limitará ainda mais o desempenho de vídeo. Como este processador se comunica com o chipset a no máximo 2 GB/s você não conseguirá obter o desempenho máximo que as placas de vídeo conseguem oferecer. Na verdade, mesmo em placas-mães soquete AM2 comuns isso acontece, já que a taxa de transferência máxima de entrada/saída do processador é de 2 GB/s e a taxa de transferência máxima do vídeo é de 2,5 GB/s, se uma placa de vídeo for usada, ou 5 GB/s, se duas placas de vídeo forem instaladas.

Portanto o HyperTransport 3.0 “destrava” o desempenho máximo do vídeo do seu micro, muito embora para um sistema perfeito a gente precise ainda esperar o lançamento de processadores Phenom usando barramento HyperTransport a 10 GB/s.

No entanto os números mostrados acima são teóricos e talvez nenhum impacto no desempenho poderá ser visto, já que as placas de vídeo transferem dados a uma taxa muito menor do que suas taxas de transferências máximas teóricas.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Mais um produto top da Asus, recomendo a compra, tenho uma parecida e é tudo de bom. Recomendo a compra pra quem gosta da NVIDIA.

Estou tendo um único problema com a minha placa,lembro que ela já foi muito bem analisada aqui no fórum, quando aciono a internet sem fio da placa ela funciona bem, mas quando passa um tempo trava e não volta mais sem reiniciar o sistema, será que o suporte asus aqui no Brasil me ajudaria ? ou alguém expert aqui do fórum ? sei que os tópicos de ajuda não são aqui mas muita gente interessada na placa pode ajudar...

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece ser uma excelente placa mãe, só falta realmente saber o custo dela, o mais interessnte é ela vir com vídeo onboard, um recurso que praticamente muitas placas mãe podem ter mas que de alguma forma o fabricante deixa de abandonar, pois é uma mão na roda para testar a placa mãe, ou mesmo montar um PC com possibilidade de expansões mais futuras e não se preocupar com placa de vídeo caso o usuário não tenha dinheiro sobrando para uma.

T+

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns a Asus não por ter lançado uma excelente placa mãe, mas sim por ter mandado ao CDH para fazer uma análise antes mesmo de ela ser lançada no mercado.

É assim que se faz, a concorrência deve estar com inveja. =]

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece ser muito boa mesmo essa placa mas sera q ela tem uma performance parecida com a m3a q é a nova linha da asus só q de baixo custo, ela usa o mesmo chipset da ponte sul da placa do nosso amigo sambaquy pelo q eu vi e a unica diferença q percebi é o sli e essas frescuras sera q a m3a é uma placa boa de se adquirir pois o preço dela é bem baixo mesmo para uma placa nova com ht 3.0 pci ex 2.0 sera q vale a pena a aquisiçao poderiam fazer uma analise dela nao? muito obrigado

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Só não entendo porque ela não recebeu o selo de produto recomendado do CDH...

Porque não foi testada, é um artigo de "primeiras impressões".

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de ver o teste dela, to querendo compra ela mais um phenom x4 9550, com uma 9600gt e 4gb ddr 800 corsair, vai fica muito filé...

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola de novo alguem pode me ajudar, perciso saber qual sera desempenho desta placa com o processador AMD Athlon 64 X2 6400 3.2 ja que a placa é AM2+.

Desde Ja....

Obrigado!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Ola de novo alguém pode me ajudar, perciso saber qual sera desempenho desta placa com o processador AMD Athlon 64 X2 6400 3.2 ja que a placa é AM2+.

Desde Ja....

Obrigado!

Se o HTT do processador é mais baixo do que o que a placa-mãe suporta então o desempenho dele será, teoricamente, o maior possível.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá senhores, tenho uma pequena dúvida referente a essa citação do artigo, até peço perdão pela certa falta de conhecimento. Mas lá vai:

Esta placa usa apenas tecnologias de ponta: soquete AM2+ (isto é, HyperTransport 3.0), três slots PCI Express 2.0 x16, seis portas SATA-300, uma porta eSATA-300, duas portas Firewire, Gigabit Ethernet, conectores SPDIF on-boad coaxial e óptico. Isto significa que se você montar um micro com esta placa você vai passar um bom tempo sem fazer upgrade. Na verdade, a única razão que pode levá-lo a fazer um upgrade em seu computador com esta placa-mãe instalada é quando os processadores soquete AM3 forem lançados, que suportarão memórias DDR3. Como na prática as memórias DDR3 não oferecem um desempenho superior às memórias DDR2, até mesmo esse upgrade é questionável se você considerar apenas o lado da memória (mas talvez você vá querer migrar para o soquete AM3 para ter um processador com um clock maior).

Então, estou montando um PC e decidi por esta excelente Placa-Mãe, mas estou num impasse sobre qual dos dois processadores compro: o AMD Phenom II X4 940 (3.0GHZ AM2+) ou o 955 (3.2GHZ AM3)?

Pois bem, como o Phenom 955 possui soquete AM3, caso eu opte pelo mesmo eu corro algum risco dele ter conflitos com esta placa-mãe por ela ser AM2+? Ou ele (processador) simplesmente vai rodar como um AM2+ de 3.2GHZ? Seria possível também utilizar a tecnologia HT 3.0?

Grato.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Só não entendo porque ela não recebeu o selo de produto recomendado do CDH...

Gente, olha só, eu tenho essa MOBO a uns 8 meses, já fiz de tudo nela, raid 0, atualização de bios, overclock e troca de memórias, tudo de bom, mas achei um pequeno problema nela, não consigo fazer a mobo bipar com as memórias configuradas para trabalhar a 1066mhz. Sempre que o faço a mobo não inicializa, nem apita, simplesmente não liga.

Estou usando um processador Phenom II 940 Black Edition 3ghz funfando a 3350mhz. Esse processador possui um controlador de memória integrado, sei lá porquê, também não consigo fazer overclock usando o multiplicador do processador, fica travado em 15 e não tem jeito de mudar, fiz overclock aumentando a velocidade do barramento para 222mhz.

Sei lá, acho uma boa placa-mãe mas tem lá os seus problemas, também aconteceu de queimar a placa de rede onboard depois que queimou o DG da Net Tv a cabo, o Net Virtua acabou queimando o meu modem também, passei a usar a conexão via USB no modem novo..rs, achei interssante, contra invasões deve ser interessante, uma vez que acho que não tem como através do adaptador virtual do USB sofrer invasões..rs, acho lá eu hehehehehe.

Mas no geral é uma boa placa-mãe, já rodei vários jogos e tudo bem, acho demais o Mempipe ou Memory Pipe ou Memory Heatpipe para dissipação do calor nas memórias, muito útil, pelo menos para mim que estou usando memórias 1066Mhz DDR2 a 800Mhz DDR2 overclocadas através do barramento da FSB.

Bom rapazes, agradeço a atenção, abraço a todos...

Também esqueci de citar que essa placa mãe tem um vídeo onboard muito interessante, ela pode sofrer o que se chama de Hibrid SLI ou SLI de uma placa de vídeo OFFBOARD com a ONBOARD.

Simples, a placa recomendada para isso era a 8500Gt da Nvidia para ser combinado com a 8200Gt onboard, então eu coloquei as duas em hibrid SLI e funcionou legal, mas o resultado não é lá muito atrativo, uma vez que o resultado é uma 8600GT simulada, eu testei alguns jogos e tive muito lags e pareceu que o desempenho geral foi pior que a 8500Gt sozinha.

O engraçado que a única placa habilitada e certificada para ser feito o Hibrid SLI era mesmo a 8500gt, eu tive a sorte de já possuir essa placa para teste, mas depois acabei trocando por uma HIS 4850 de 1Gb de ram e vendi a 8500gt.

O vídeo onboard parece muito bom, mas só para uso comum 2d como internet e videos, nada de muito pesado garanto eu hehehehehehehehehehehe, estou pensando em vender a minha 4850 para comprar uma 5850 da vida hehehehehe, vamos ver no futuro..rs

Abraço a todos

Editado por Evandro

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OLá pessoal, eu consegui fazer bipar a mobo com as memórias funcionando a 1066Mhz, mas tive que baixar o barramento para 206Mhz, ou seja, só 6Mhz a mais do que o padrão, isso porque as memo vão à 1100Mhz e acima disso fica arriscado, dá tela azul e tudo mais. Não sei se aumentando o valor da tensão de alimentação delas isso seria resolvido, agora só falta testar o multiplicador do processador, já que é Black Edition, deveria ser deslocado para mais..

Testarei logo e voltarei a postar...

Abraço a todos...

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AmoKill, eu tive o mesmo problema que você com relação a memória 1066, na M3N-HD HDMI (uma versão um pouco mais barata dessa do tópico) usando Phenon II X4 955. Deu incompatibilidade aparentemente, nem bootava. Aí troquei por 2 pentes de DDR2 800 Ballistix da Crucial. Ficou ótimo! Isso sem contar que quando deu boot, o processador ficava em 800Mhz com multiplicador em 4x. Eu achei muito estranho. Voltei tudo ao default do boot e nada, continuava no 800Mhz. Então mudei o multiplicador pra 16x pela BIOS e ficou em 3.2 meu processador.

No fim das contas, essa é a placa mais "estranha" que eu peguei até o momento. Mas acho q em breve ela vai embora... num upgrade da vida.

Abraço!!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, descobri que essa MOBO é retrocompatível com os processadores AMD de seis núcleos, já atualizei a BIOS para 3002 para suportar os Thuban da vida.. Assim que chegar o processador eu irei testá-lo comparando com o DENEB de 3Ghz.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, recebi o Thuban 1090T de 3,2Ghz Seis Núcleos com 9Mb de Cache total. Bom, instalei nessa placa mãe com a bios já atualizada e bootou normalmente, mas tive um pequenininho probleminha na bios, ele detecta só ou aparece só dois núcleos, na opção de Downcore só aparece um core para down. Bom, chegando no Windows notei que estava mais rápido para abrir pastas com muitos arquivos como MP3 e navegação, olhei o Gerenciador de Dispositivos e lá estava os seis núcleos, então beleza hehehe, sem problemas, consegui o que queria.

Bom, quem quiser ver os reviews do processador é só ir no tópico do Thuban nos processadores.

Abraço a todos...

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros amigos, hj eu parti para o over do Thuban X6 1090T e não obtive sucesso, minha BIOS da Asus M3H-HT Deluxe Mempipe é a 3002, esse bios nem está mais disponível no site da Asus, ela é retrocompatível com os Thuban X6, estou usando esse processador e estou muito feliz mas para over não está rolando. Tentei over de FSB de 200 para 206 que faz as minhas memórias trabalharem a 1100mhz contra os 1066 originais, é o máximo que elas toleram sem over de VDD. Bom, tentei aumentar apenas o multiplicador e não obtive sucesso também, queria 3,3Ghz para o meu thuban mas não rolou, setei para 16,5Mhz para obter mais 100Mhz e ficar emparelhado com os I7 980x de 3,33Ghz mas não funcionou.

Acho que a Asus tem que melhorar a versão da BIOS porque já obtive esse mesmo problema com o meu antigo Phenon II X4 940 de 3,0ghz, antes não tinha como setar apenas o multiplicador da CPU, não rolava, instalei a versão 2901 e rolou perfeitamente depois disso.

Outra coisa, testei o PI test com o multiplicador setado e obtive 22 segundos contra os antigos 20 segundos de antes, voltei para o multiplicador para 16x e o PI melhorou, ficou em 19s.

Ora, em STOCK tudo ficou melhor, estou começando a achar que o TURBO BOOST do processador que leva os seus núcleos a 3,6Ghz não funcina com over, tenho que estudar isso e espero que alguns de vocês possam confirmar a minha dúvida.

Abraço a todos...

Editado por AmoKill
Remoção de uma frase...

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros amigos, eu achei a BIOS 3106 no site japonês da ASUS, flashei mas não obtive sucesso novamente, essa nova bios não permite over nem em FSB e nem no multiplicador do Processador, bom, não tenho mais nada a fazer, estou começando a achar que não vale muito à pena fazer over desse thuban por causa do Turbo Boost que faz com que um ou dois núcleos irem a 3,6Ghz, no PI teste de 1M obtive 19s contra 22s do teste com tentativa de over sem sucesso.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Caros amigos, eu achei a BIOS 3106 no site japonês da ASUS, flashei mas não obtive sucesso novamente, essa nova bios não permite over nem em FSB e nem no multiplicador do Processador, bom, não tenho mais nada a fazer, estou começando a achar que não vale muito à pena fazer over desse thuban por causa do Turbo Boost que faz com que um ou dois núcleos irem a 3,6Ghz, no PI teste de 1M obtive 19s contra 22s do teste com tentativa de over sem sucesso.

Olha colega, dificilmente uma placa deste nip terá limites de configuração, creio que você esteja com dificuldades de manusear as opções de overclock desta placa, não me recordo agora das opções de ajuste dela, mas numa goolgada com certeza acho fodos da bios e fica bem mais interessante de te ajudar, porém acho que o mais prudente seria abrir um tópico na sessão de Overclock, atendendo às regras do setor.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Caros amigos, eu achei a BIOS 3106 no site japonês da ASUS, flashei mas não obtive sucesso novamente, essa nova bios não permite over nem em FSB e nem no multiplicador do Processador, bom, não tenho mais nada a fazer, estou começando a achar que não vale muito à pena fazer over desse thuban por causa do Turbo Boost que faz com que um ou dois núcleos irem a 3,6Ghz, no PI teste de 1M obtive 19s contra 22s do teste com tentativa de over sem sucesso.

Amokill, gostaria de uma ajuda sua com relação à memória para a M3N-HT Delxume Mempipe.

Desde que eu comprei nunca fiz um up nela, somente troquei a placa de video.

Estou com 2gb de memória e não sei onde eu li que ela não suporta mais do que 3gb, é isso mesmo?

Quanto de memória você está usando nela?

Caso queira mais informações, o processador dela é um PHENON QUAD CORE 9600 Black Edition.

Obrigado.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde a todos do forum

E este e meu primeiro post e acesso e tenho seguinte pergunta.

Recentemente comprei uma M3N-HT DELUXE e também comprei 3 ATI HD 3850minha pergunta se eu posso fazer SLI com três, apesar de ser ATI, ou eu tenho que comprar uma placa-mãe com suporte para crossfire, a fim de usar as três ATIs. e se eu tiver que comprar uma Crossfire qual vocês podem indicar para mim, mas seria uma que suporta AM2+, isso por que eu gostarai de aproveitar meu Phenom X4 Black Edition.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×